Natal | 7 Presentes Que Não Me Importo de Receber

Fotografia da minha autoria


«Sabe qual o melhor presente de Natal?»


O espírito natalício preserva uma mensagem pura, que nos faz crescer quando a abraçamos de alma aberta. Acredito, então, que nada tem o poder de a minar, se soubermos, exatamente, o que continua a ser de máxima importância. Portanto, nunca poderei concordar com a ideia de que o Natal se tornou uma época consumista, porque isso só acontece quando o permitimos. Somos nós - e mais ninguém - que temos a capacidade de inverter ou de viver o seu significado. Se perpetuarmos os valores certos, a magia permanece inabalável.

Sou apologista de mimar as pessoas que amamos - sem regras, sem datas convencionais. Mas também defendo que não devemos ignorar esses dias fixos, não só porque existem, mas também porque representam mais uma oportunidade de as celebrarmos. E em nenhum momento serão impeditivos de demonstrações genuínas. Pessoalmente, acabo por caprichar nos aniversários, afinal, têm um cunho mais individualizado e íntimo. E aproveito o Natal para oferecer uma pequena recordação - ocasionalmente, feita por mim. Claro que dependerá sempre do destinatário - e daquilo que tiver em mente -, mas já que esta quadra é tão envolta de amor e partilha, prefiro criar. Ou escolher aquele detalhe que transpareça todo o meu coração, sem deixar de ter em conta o que o outro necessita. Este compromisso parece-me uma maneira equilibrada de manter o foco e de acarinhar quem me dá tanto, por vezes, sem ter plena noção do quanto é valiosa essa oferenda.

Os presentes não fazem o Natal. Todavia, o Natal também é feito deles. E mais do que a quantidade, o que interessa é perceber que, debaixo da árvore, estão lembranças de pessoas especiais, que dedicaram parte do seu tempo a selecionar algo que se identifique connosco. Penso que não digo qualquer mentira ao afirmar que nunca foi difícil agradar-me. E continuará a fascinar-me o momento de desembrulhar as prendas e descobrir o que escolheram para mim. Independentemente do que se esconda por baixo do papel - ou no interior de uma saca/caixa -, há sete artigos que não me importo de receber.

Livros: A literatura é uma das minhas paixões. Por isso, livros nunca são em demasia. Arranja-se sempre espaço para mais um - na estante e na nossa vida.

Mantas/Cachecóis: No tempo mais frio, é raro o dia que saio de casa sem um cachecol. Gosto deles, preferencialmente, em formato XXL e mais grossos, para andar bem aconchegada. E tanto podem ser lisos, como podem ter algum padrão axadrezado. Quanto a cores, ainda que não seja a maior amante do rosa, não sou esquisita. Por outro lado, mantas para pôr na cama também são sempre uma ótima opção.

Cremes de Mão/Corpo: É verdade que não uso e abuso destes produtos - especialmente, no inverno -, mas gosto sempre quando me surpreendem com eles, porque são úteis e relembram-me que a minha pele precisa e merece ser cuidada.

Artigos de Papelaria: Com particular destaque para os cadernos e para as canetas. Como escrevo imenso à mão - e sou fascinada por este género de objetos -, junta-se o útil ao agradável. Além disso, há sugestões tão distintas e originais, que o difícil é não querer todas.

Canecas: Estou rendida aos infinitos designs e formatos. Confesso que, até há um par de anos, não ligava assim tanto a este objeto, mas há canecas lindíssimas, que podem ser uma extensão do nosso estado de espírito. Qualquer dia, inicio uma coleção, já que, agora, estou sempre atenta às novidades. E tenho plena consciência que, quando vou às compras, paro na secção onde se encontram para ver se existe alguma com uma mensagem especial ou, então, com imagens ou com a silhueta das personagens dos meus filmes favoritos. É uma viagem sem retorno!

Velas: Curiosamente, não tenho o hábito de as acender, mas adoro tê-las a decorar a casa.

Postais de Natal/Fotografias/Chás: Parecem coisas mínimas, mas aquecem-me o coração!


Que presentes não se importam de receber?

Comentários

  1. Eu vou nos livros, não me importa de receber livros e felizmente recebo sempre alguns.
    Aproveito para desejar um Santo e Feliz Natal.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  2. Tal como tu, cachecóis são sempre uma boa opção. Algo que é muito clichê, mas que não me importo nada de receber, são meias :) parece mentira e parece um presente meio "fatela", mas gosto de as receber. Quanto a livros, também é uma opção para mim. Começo a ter uma colecção jeitosa de policias de autores recentes, mas quero aumentar essa colecção com os autores clássicos. Quanto às canecas, em minha casa, canecas, dedais e pins de frigorífico são três artigos coleccionáveis. Sempre que alguém faz uma viagem, há sempre estes artigos que vêem ter a nossa casa. Começo já a ter bastantes artigos dos mais diversos sítios. São umas colecções... diferentes ;)

    Beijinhos,
    Ricardo, www.opinguimsemasas.pt

    ResponderEliminar
  3. Quando era pequena era fascinada pela Barbie, adorava o Natal porque sabia que era aquilo que mais iria predominar. Cheguei a ter umas 100 bonecas. Neste momento, fico feliz se for um livro ou bijuteria, é o que mais gosto. Também gosto de malas ou porta-moedas. Coisas com utilidade.

    Beijinho grande! :*

    ResponderEliminar
  4. Espero que consigas receber todos os presentes!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  5. Espero que venham todos na tua botinha!!! Eu também gosto muito dessas prendas! E de receber DIY! :)

    ResponderEliminar
  6. Mais uma vez estamos juntas, nao consigo escolher, quero tudo :) Adoro livros, cremes para as maos, postais, mantas, velas, canecas, artigos de papelaria, perco-me com isto tudo, sou feliz com pouco que pode ser tanto :)
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  7. Também não me importo em receber esses presentes, pelo contrário, amo :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  8. Adorei o teu texto Andreia.
    O que mais gosto de receber são livros :)
    Também adoro que me dêm algumas coisas que apelam à sensibilidade artística e que eu coleciono numa vitrine enorme na sala :D como pequenas miniaturas feitas à mão, adoro bolas de neve e aquelas peças com gatinhos e ratinhos em cima de pianos e máquinas de costura, etc etc, em que dás corda e tocam, da loja "Porto de Magia" no Porto, adoro aquela loja, e também adoro fadas em resina (das quais tenho uma coleção já enorme hihi e já não cabem mais na vitrine lol)
    E, algo que adoro mesmo muito, é ir à minha caixa do correio e ter lá postais, adoro receber postais :) Mas a maioria manda emails e mensagens digitais hoje.
    Quem sabe eu receba algum este ano, nunca se sabe :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Não é preciso muito para nos consolar o coração :))

    Bjos
    Votos de uma óptima terça-feira

    ResponderEliminar
  10. Eu também não me importo nadinha em receber livros Andreia, AMO! E velas também, mas eu gosto de acender e sentir o cheirinho gostoso pela casa. :)

    ResponderEliminar
  11. Também não me importaria em receber livros e canecas, haha, adoro! Mas confesso que não me importo tanto com presentes, desde que receba companhia da pessoa.

    ResponderEliminar
  12. obrigado, meu anjo :D

    aiii :D acho que me via a receber isso tudo, mas... MANTAS E CACHECÓIS +.+

    NEW REVIEW POST | KIEHL'S: HYDRO-PLUMPING RE-TEXTURIZING SERUM
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  13. Adorei esta publicação Andreia! Sou tal como tu, e a tua lista podia ser perfeitamente a minha! Então livros...quantos mais melhor!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  14. Gostei bastante de saber o que gostavas de receber, uma das coisas que mais adoro é receber pijama quentinho, mas o melhor de tudo é o carinho das pessoas.

    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  15. Também amo livros e velas, não me importava de receber estas duas coisas.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. ah adorei, tbm adoro receber cremes,livros e itens de papelaria

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  17. Gosto dos 7 presentes 🎁 que querias receber.
    Adoro principalmente artigos de papelaria.
    Tenho a casa cheia de velas que estão sempre acesas ao anoitecer.

    Como não quero receber nada que ocupe lugar, os melhores presentes são bilhetes para ópera, teatro, concertos. Perfumes ou produtos de beleza aceito porque ocupam espaço por pouco tempo. Viagens são presentes maravilhosos.

    ResponderEliminar
  18. Tudo presentes que também podiam estar no meu sapatinho amor, sendo que velas e livros são os favoritos, sem dúvida!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  19. Eu cá não me importava de receber livros, cd's, postais e materiais de escrita sem fim!!! Para mim, seriam as «7 quintas», como se costuma dizer! :)
    Beijoca doce *

    ResponderEliminar
  20. Eu queria um Hummer, tens por aí algum? ahahahahah
    Tou a brincar, saúde para mim já é suficiente.
    Beijinho linda.

    ResponderEliminar
  21. ;)

    Também não me importaria de receber esses presentes! hehehe!

    Ótima quarta!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  22. Eu amo receber livros de presente, mas acho que o que realmente importa é o amor em família nesse dia especial❤
    Beijos, já estou seguindo o blog!
    littlelittlemoon.blogspot.com

    ResponderEliminar
  23. Olá
    Lendo isto não há como falhar numa prenda para ti. Tambem gosto de receber cadernos e canetas.
    Eu não tenho preferências gosto de ser surpreendida.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  24. Sugestões de que nós também gostaríamos de receber. Todas tão simples que acabam por significar muito mais!

    ResponderEliminar
  25. Bonito o texto, Andreia. Eu confesso que, hoje em dia, o Natal não tem para mim esse mesmo significado, ainda que eu concorde com as tuas palavras. Independente disso, convém sempre, em qualquer momento do ano, valorizar mais os laços dos afetos do que os dos presentes, mas, é claro, um presente é sempre muito bem-vindo! Hehe. Também considero o livro um bom tipo de presente. Gosto de pedras também, inclusive das mais simples, daquelas bonitas que às vezes encontramos pelas ruas mesmo. Beijo! :)

    ResponderEliminar
  26. Adorei as tuas opções. Eu também adoro receber livros e velas :D
    Um beijinho

    https://amaria-do-mar.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  27. Mais uma vez a concordar contigo. «(...) nunca poderei concordar com a ideia de que o Natal se tornou uma época consumista, porque isso só acontece quando o permitimos.»
    As prendas fazem parte do Natal, é uma tradição de há muitos anos e é uma tradição gira quando apreciada e usada da melhor forma. Não é isso que faz o Natal mais importante, mas é um momento de partilha com os nossos, mais um momento especial.
    Eu também não sou difícil de agradar e, não imaginando o que está debaixo da árvore, não me importava de receber livros, pijamas, pantufas, perfumes, meias mega quentes, etc.
    É surpresa e é um presente de alguém especial, vale sempre a pena e fico sempre de coração quente com o que recebo :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário