Natal | 7 Locais a Visitar

Fotografia da minha autoria

«Eu quero uma passagem de volta ao mundo»


O meu Natal pode ter dois cenários possíveis: a minha casa ou a casa dos meus tios - ainda que também já o tenha comemorado na dos meus primos. E não há melhor do que passá-lo no conforto de um ambiente familiar, reunidos no seio deste calor humano, que nos transmite uma paz inconfundível.

Quando iniciamos os preparativos para o grande dia e ultimamos os detalhes centrais, a única viagem que penso ser plausível é de curta distância. Porque não me imagino a viver esta quadra festiva fora das nossas quatro paredes. Durante anos, esta foi a minha certeza, porque é bem junto aos meus que pretendo ficar. No entanto, a nossa maturidade alarga-nos o horizonte e permite-nos aceitar novos contextos. Embora não estejam reunidas as condições necessárias para saírem do pensamento, tornando-se em algo concretizável, fui alterando um pouco a minha maneira de ver as coisas. E a magia natalícia passa, também, por aprender a olhar para lá da nossa bolha, descobrindo o que o mundo tem reservado para nós.

Viajar no Natal nunca foi um sonho, por isso, nunca me preocupei em fazer acontecer. Aos poucos, conquistou espaço na minha lista de desejos, até porque a família não tem que ficar longe. E há sempre a possibilidade de regresso e de viver a consoada e o dia de Natal naquela que será a minha melhor definição de casa. Quem sabe, não crie a tradição de conhecer um sítio diferente, ano após ano. O futuro é sempre um lugar em aberto. E há sete locais que gostaria de visitar por esta altura.

Óbidos: É a Vila Natal por excelência! Com «a pista e a rampa de gelo, um simulador de realidade virtual, carrosséis, o Chalet do Pai Natal e tantas outras diversões», é tempo de romaria para toda a família. As suas muralhas abraçam um espetáculo único, surpreendente e, acredito, memorável. Ter a oportunidade de explorar este espaço numa ocasião tão encantadora seria incrível!

Estocolmo: A cidade cobre-se de branco, no inverno, o que lhe confere uma silhueta ainda mais deslumbrante. Além disso, «convida a passeios longos e descontraídos para descobrir um centro histórico coeso, belo e praticamente intocável». Como se estas razões fossem poucas, «os mercados de Natal enchem a cidade de uma nova vida» e o rio chama-nos para horas «de patinagem no gelo».

Lapónia: Faz parte do meu mundo encantado de criança - que, claramente, se prolongou até hoje. Situada no norte da Finlândia, esta região brinda-nos com «florestas, planícies brancas e auroras boreais». E é, precisamente, na cidade de Rovaniemi que a magia acontece: Santa Claus Village e Santa Park «são dois parques temáticos que recriam fielmente os cenários natalícios que mexem com o nosso imaginário». É possível «conhecer a casa do Pai Natal, o seu escritório, a Escola dos Elfos e até uma oficina de brinquedos». Assim como se pode realizar passeios de trenó e ficar hospedado no Artic Snow Hotel. E as crianças ainda poderão entregar as suas cartas.

Zurique: A maior cidade Suiça «abriga uma bela decoração com mais de 12 mil luzes e as tradicionais bolas de cristal iluminadas». Por toda a povoação encontram-se os «famosos mercados de Natal». E há coros natalícios nas igrejas. Na estação central «fica uma árvore com 15 metros de altura, decorada com mais de seis mil pedras de cristal Swarovski».

Viena [Áustria]: A capital Austríaca tem uma «arquitetura imperial», que fica ainda mais magnífica com o «brilho das decorações, das luzes e das árvores de Natal». Por toda a cidade existem 25 mercados, com particular destaque para o que se situa na City Hall Square, uma vez que acolhe dezenas de árvores e uma pista de gelo. Nas janelas das casas há velas a brilhar. E é totalmente recomendado assistir a um concerto de Natal.

Dublin: Na Irlanda «as celebrações começam 12 dias antes do Natal», sendo conhecidas como Little Christmas. Atendendo a que o país é, maioritariamente, católico, «no parapeito das casas são colocadas velas acesas para, simbolicamente, iluminarem o caminho da Sagrada Família». O centro histórico de Dublin é «ricamente decorado» e o principal foco vai para a mais «antiga catedral da cidade, a Christchurchl, que abriga um presépio artesanal».

Praga: É, talvez, um dos meus destinos de sonho mais antigos. E sinto que combina bem com esta época do ano, porque «há algo de incrível em passear pela histórica Rua Nerudova, em Mala Strana, para ver a arquitetura gótica e barroca da cidade»; ou, inclusive, para assistir a um espetáculo na Ópera Estatal ou no Teatro Nacional. E ainda haverá tempo para nos deliciarmos «com todos os prazeres que os mercados de Natal na Praça da Cidade Velha e na Praça Venceslau disponibilizam: comida, bebidas quentes e muitas ideias para presentes».


Que locais gostariam de visitar no Natal?

Comentários

  1. Adorava ir à Lapónia nesta altura do ano deve de ser uma loucura, aproveito para desejar um Santo e Feliz Natal. 🎄

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  2. Londres é mágica no Natal :) também gostava de ir a Nova Iorque e a Edimburgo :) nem de propósito, ontem o meu Rui esteve a ver preços para a Lapônia nesta altura e ficam a 500£ por noite mas noutras alturas do ano ficam a 100£... enfim. Humanidade...
    Também quero muito ir a Viena, Praga e Obidos :)
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  3. Por acaso nunca pensei viajar na altura de Natal!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  4. Não quero apenas uma passagem de volta ao mundo _____________ eu quero conquistar o mundo 🌍

    ResponderEliminar
  5. É mesmo, meu anjo :D

    awww, quero tanto ir a Óbidoooos.. A Lapónia nesta altura deve ser incrível :D

    NEW OUTFIT POST | MIXES WITHOUT FEARS.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  6. Eu passaria o Natal em qualquer um que tivesse neve, mas meu sonho mesmo é o Natal em Nova York ♥♥

    Um beijo e Feliz Natal ♥
    Blog da Kitbox

    ResponderEliminar
  7. Great post my blogger friend.
    Have a nice day .
    Dilek...

    ResponderEliminar
  8. Muito bom este post, como seria bom poder conhecer estes lugares.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Vais ver que do nada tudo que gostavas de visitar um dia vai conhecer cada cantinho desses, mas também não sei como é passar o natal longe dos que mais gostamos
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  10. Acho que fizeste uma ótima selecção e sem dúvida gostaria de conhecer todos esses locais no Natal. Qualquer lugar com neve, mercados de natal, luzes. Esta época por si já tem magia especial que torna qualquer lugar mais bonito :) espero que consigas visitar todos esses sítios e muitos mais!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  11. Muito bom! Seu blog é muito bom mesmo, estou amando ler os seus artigos..

    Já salvei seu Blog em meus favoritos.


    Estou amando seu blog ❤️


    Meu Blog: Loteria dos Sonhos de Hoje

    ResponderEliminar
  12. Seria meu sonho viajar nesse natal? Haha. Adorei as indicações, certeza que gostaria de visitar todos eles se tivesse grana.

    https://eagorab.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. r: obrigada minha querida,sabes que por vezes quando alguém importante para
    nos parte assim sem um motivo plausivel isso acaba por nos abater muito, e e isso que se passa neste momento..

    ResponderEliminar
  14. Ir à Lapónia nesta altura é sem dúvida uma viagem de sonho.+_+

    Another Lovely Blog!, https://letrad.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. Eu queria o Brasil ahahahaha detesto frio lol
    Mas qualquer um dos enumeraste deve ser bonito.
    Beijinho Linda.

    r: então despachaste o Hummer? isso não se faz Andreia :)

    ResponderEliminar
  16. Adorava ir a todos! Acho que à tua lista só acrescentava alguma cidade alemã, visto que os mercados de Natal lá são sempre extraordinários (pelo que vejo na internet, vá ahahah)!


    A Sofia World

    ResponderEliminar
  17. Bem, de todos eles só visitei mesmo Óbidos e posso dizer que vale mesmo a pena! É mesmo uma vila encantadora!

    ResponderEliminar
  18. Também queria ter feito um post destes mas infelizmente não tive tempo. Mas temos 3 ou 4 propostas de locais iguais :D
    Um beijinho
    https://amaria-do-mar.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  19. Sou como tu, viajar para fora no Natal não é um dos meus maiores sonhos, pois desde que esteja com os meus estou bem, mas confesso que não me importava nada de sair e visitar alguns destes sítios nesta altura com eles.
    Óbidos é dos sítios que mais quero visitar em Portugal, fazê-lo no Natal então era só mágico, ir à Lapónia, a terra do pai natal seria só fantástico também.
    Dos restantes, acertaste em dois dos meus destinos de sonho, Viena e Dublin, por isso, ia facilmente e os outros se tivesse oportunidade, também não hesitava de certeza :)
    Adorei a partilha!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário