2018 | 12 Meses, 12 Vídeos

Fotografia da minha autoria


«A vida é divertimento»


A minha rotina quebra-se - e divide-se - em diversos portos de abrigo. Porque, assim que entro em casa, faço por me desligar do mundo lá fora. Quando me descalço, deixo todas as pegadas que marquei na soleira da porta. E dispo-me de tudo o que me leva para longe. Porque, nesse instante, quero ser plena na minha bolha. E dedicar-me a programas de lazer que me aquecem a alma.

A literatura, a escrita e as séries são os meus aliados de peso neste processo de distanciamento externo e, curiosamente, de reencontro comigo. E acredito que esta conexão é essencial para equilibrar a nossa sanidade. Há dias - ou noites - em que o meu colo é um conjunto de folhas brancas, que aguardam as palavras que lhes dão vida. Noutros, o meu aconchego vem em forma de manta e de comando de televisão. Ou, ainda, vem escondido nas histórias escritas por terceiros. Mas também me deixo levar por fotografias, pela música e por podcasts. Este ano, fundamentalmente, dediquei-me a acompanhar mais de perto o meio audiovisual presente em diversas plataformas.

Assistir a vídeos no youtube nunca foi um hábito regular. No entanto, via, pontualmente, o conteúdo de alguns canais. E a verdade é que a oferta é cada vez maior, o que nos permite conhecer pessoas talentosas e projetos incríveis, nas mais variadas categorias. Naturalmente, não consigo precisar a quantidade que visualizei. Porém, sou capaz de destacar um conjunto de favoritos. E houve 12 que me conquistaram.

Janeiro: Uma troca de ideias interessante, descomplexada e muito pertinente sobre a insistência e a consequência de tentarmos mudar os outros, tornando-os mais à nossa imagem.


Fevereiro: Um projeto de Salvador Martinha, que resolveu dar forma a alguns convites que foi recebendo de seguidores. Este episódio é hilariante e um dos meus favoritos.


Março: O quinto crasso da terceira temporada proporcionou um dos momentos mais épicos do ano! Carlos Coutinho Vilhena é exímio a falar inglês. E isso ficou comprovadíssimo - ou, se calhar, não. Além deste segmento que nos faz chorar de tanto rir, a parte final também merece atenção especial.


Abril: Luís Franco-Bastos disponibilizou o seu solo de Stand-Up Comedy, que está genial! Sou uma fã assumida do seu trabalho e do seu humor, por isso, esta partilha encheu-me o coração. Não só porque me permitiu conhecer um espetáculo que não tive oportunidade de ver ao vivo, mas também porque esta atitude foi de uma generosidade tremenda.


Maio: Nada melhor do que celebrar o dia da Mãe com humor e de um modo alternativo. Numa missão pelo bem da humanidade, Guilherme Fonseca desconstruiu seis mentiras associadas às nossas progenitoras.


Junho: Mishlawi, Richie Campbell e Plutónio são três artistas que adoro. Quando percebi que iam lançar uma música em conjunto, fiquei bastante expectante. Rain está brilhante, até pela fusão de estilos. E marcou, sem qualquer dúvida, o meu ano.


Julho: A Bumba na Fofinha é hilariante, porque tem uma graça natural e contagiante. É sempre cómico assistir aos seus vídeos, sobretudo, pela sua abordagem descomplicada em relação a qualquer assunto. E eu aprecio, genuinamente, a energia que transmite e o conteúdo que partilha. Este vídeo não foi exceção.


Agosto: Há dois grupos que sigo, quase, religiosamente - os Barbixas e os Castro Brothers. Portanto, tê-los em parceria é fantástico! Numa mistura de improvisação e «não pode rir», não faltam trocadilhos, falas épicas e uma elevada dose de gargalhadas.


Setembro: Este segmento do Snooze, na Mega Hits, é um dos que mais gosto de ouvir. Pelo formato e pela maneira como o Rui, a Maria e o Conguito conduzem o desafio. Ter a Diana Nicolau como convidada foi incrível, porque ela tem uma postura perante a vida que me cativa. E sem a conhecer, sinto que tem o coração no lugar certo.


Outubro: A Carolina Deslandes tem uma luz muito bonita. Para além de admirar o seu trabalho, fico fascinada com a forma como se expressa em relação a tudo aquilo que a move, sem ter receio de expor fragilidades. Esta conversa foi uma das mais inspiradoras de sempre.


Novembro: Os Quatro e Meia são um dos acasos mais felizes da minha vida e, desde que me cruzei com eles, não mais os larguei. A Terra Gira é o tema mais recente e, para mim, entrou para a lista de melhores do ano. Pela sonoridade, pela letra, pela mensagem. E o vídeo é de uma ternura comovente.


Dezembro: Natal é família. É união. É amor. E eu sinto tudo isto nesta que se veste de Azul e Branco - à qual tenho o orgulho de pertencer. O meu clube é uma parte de mim, por isso, não poderia faltar uma referência a toda a sua mística. Este vídeo preserva uma aparente simplicidade. Mas arrepia!




Quais os vídeos que mais vos marcaram em 2018?

Comentários

  1. Por acaso ainda não pensei nisso...não sei dizer o que mias me marcou...

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sempre temos uma resposta automática, mas depois vamo-nos lembrando :)

      Eliminar
  2. Não me posso queixar. O ano foi em modo zen... Podia ter sido melhor, mas podia ter sido pior. Não nos podemos queixar.

    Hoje com a "marca" de ambos:- Dádivas Poéticas ... Feliz ano de 2019. [ Poetizando e Encantando ]

    Bjos
    Votos de um optimo fim-de-semana e um feliz Ano Novo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é bom! Claro que há sempre momentos que gostaríamos que fossem melhores, mas chegar ao fim e perceber que a balança pesa mais para o lado positivo aconchega. Que 2019 surpreenda pelo melhor!

      Eliminar
  3. Vejo pouco youtube. Só o ligo praticamente para pôr musica a correr :)
    Nã gosto de youtubbers e humoristas sigo muito poucos. Gosto da joana marques. não só por ser do FCP mas pq acho que tem as piadas certas no contexto certo.
    A Bumba na fofinha gosto, mas não adoro. diz coisas com piada, é criativa, mas tem vídeos muito longos e fala muito rápido. não percebo algumas coisas.

    quanto ao luis franco bastos tive a infelicidade de assistir a um espetáculo dele. é um zero no improviso. leva a piadas todas decoradas e não consegue improvisar. fiquei muito desiludido.

    O Salvador Martinha não me cativa. Penso que se tornou famoso devido ao factor "c". O Guilherme fonseca é daqueles que precisa de dizer palavrões para ter piada. dispenso esse tipo de humoristas. bastou ouvir 5 minutos deles para não querer perder tempo a ouvir o que tem para dizer.

    não houve nenhum vídeo que me tenha cativado muito.

    ResponderEliminar
  4. Não tenho o habito de ver o youtube mas pelo que aqui vi tenho a impressão que vou começar a acompanhar alguns trabalhos, aproveito para desejar um Bom Ano de 2019.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caso veja algum, depois diga-me o que achou :)
      Obrigada! Desejo-lhe o mesmo

      Eliminar
  5. Adorei o video do nosso Porto :)
    E por estar e por outras que curto o Youtube ;)
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  6. Alguns dos videos que pões aí também adorei ver este ano :)

    3200 Degrees ❤ // Instagram

    ResponderEliminar
  7. Por acaso, eu não sou muito de assistir a vídeos de canais, nunca foi algo que me chamou à atenção. No entanto, tenho alguns assinalados e guardados nos favoritos por teu aconselhamento :p
    Acho que o único que vi foi "Voz da Razão" porque penso que falaste dele ou estarei enganada :)
    Vou guardar esta página toda para ver mais tarde.

    R: Se eu sou sempre um amor, então tu! Obrigada por estarmos quase a chegar ao fim de mais um ano e tu estares connosco, ainda que a ausência tenha sido muita este ano, lá estiveste sempre para comentar ou dar uma opinião. És fantástica!

    ResponderEliminar
  8. De todos os vídeos que postaste destacaria o da Carolina Deslandes, gostei imenso. Ela é uma inspiração enorme como artista e mulher.

    Beijinhos minha querida! *.*

    ResponderEliminar
  9. Não tenho o costume de ver vídeos no YouTube, mas vou guardar alguns nomes para um momento em que eu esteja mais tranquila.

    Que você tenha um feliz ano novo.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Adoro os vídeos da Bumba! :D
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  11. Boa lista, alguns não conhecia, mas vou tratar de conhecer!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  12. Ora que dá mesmo que pensar, pois não sei bem o que me marcou, mas alguns que tens aí nunca assisti
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  13. O video de Novembro é o meu preferido da tua lista!

    ResponderEliminar
  14. Muito bom Andreia, todos bons em especial os 3 ultimos.
    Votos de excelente 2019
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Adorei esta publicação! Por acaso, nunca pensei em vídeos que me tenham marcado mas da tua lista adorei o da Bumba (incrível só!!) e o elefantes de papel com a Carolina Deslandes, está lindo!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  16. Eu vejo demasiados vídeos xD
    Adoro a Bumba
    Feliz Ano Novo fofinha!!!!

    ResponderEliminar
  17. Que trabalheira te deve ter dado ter escolhido apenas um vídeo de cada mês. Eu não costumo ligar ao Youtube, mas este ano também vi muitos, e se tivesse feito um Top de vídeos ia-me ver lixada.
    Dessa lista, o meu favorito foi esse episódio de Erro Crasso. Foi mesmo para partir tudo xD.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar

Enviar um comentário