O [Meu] Pai Natal Existe

Fotografia da minha autoria


«Ho! Ho! Ho! O Pai Natal chegou»


A nossa infância é marcada por várias crenças, muitas delas provenientes de sonhos e da inocência tão característica desta etapa do nosso crescimento. E é sempre curiosa a forma como as expomos, como as vivemos e como as desconstruímos - no tempo e no ritmo que mais se adequam a nós. E caso faça sentido. Contudo, existem algumas que podem acompanhar-nos para o resto da vida. E isso não nos torna, necessariamente, mais ingénuos. Apenas demonstra que há aspetos que preferimos manter presentes. E eu sinto que, assim, protegemos muito mais as nossas origens. E a nossa essência.

Há uma altura do nosso percurso em que, por observações externas ou por perspicácia pessoal, descobrimos que o Pai Natal não existe. Particularmente, compreendi-o muito cedo, até porque, em criança, era eu que me mascarava de senhor barrigudo e de barbas brancas. Apesar disso, nunca deixei de acreditar na figura que representa. Todos os anos, escrevia-lhe uma carta extensa. Esperava pela meia noite para abrir os seus presentes. E sonhava com o momento em que o veria a descer pela chaminé. Hoje, com 26 anos, já não lhe envio os meus desejos, mas continuo a comunicar-lhe por telepatia. Nem sempre consigo esperar pelas doze badaladas, porque a idade e os compromissos das minhas pessoas não o permitem. Mas acalento a esperança desse encontro tão cinematográfico, que ainda não aconteceu. E, sobretudo, continuo a confiar na mensagem que carrega no lado esquerdo do peito. O meu Pai Natal pode não ter a aparência que lhe é associada desde sempre. Mas existe. E irei cuidar dessa certeza até ao fim.

Muito mais do que todos os embrulhos debaixo da árvore, associo o Pai Natal ao carinho de alguém que pretende mimar os outros, que não se poupa em esforços para o conseguir e que procura espalhar um pouco mais de brilho e de afeto em cada lar que compõe o mundo. Ele, para mim, é a personificação de superação, de entreajuda e de partilha. É aquele pedaço forte de luz que vem de dentro. É sinónimo de estima, de dedicação acrescida, de amor. E enquanto for assim, há um farol que nos guia, que aconchega, que fortifica as memórias e que mantém acesa a fé que nos move. Por isso, hei-de acreditar sempre na personalidade tão carismática que cede a sua noite de consoada, maioritariamente, para chegar a cada um de nós. Independentemente de quem ela seja, se observarmos com atenção, somos capazes de lhe atribuir um rosto. Ou vários. E mesmo que tínhamos dificuldade nesse processo, há algo muito mais importante: o seu significado.

Creio que o melhor do espírito natalício é a criação - ainda que inconsciente - destas bengalas que nos amparam, que alimentam a nossa paixão por uma quadra festiva e que não permitem que a criança que existe em nós desapareça. Portanto, não deixem de acreditar. Aliás, façam acreditar. Alinhem nestas utopias que contam uma história repleta de ternura. E nunca percam esse lado puro que vos faz ter confiança no valor desta época. Na sua magia. Na chama que irradia - em casa e no nosso coração. E que, ano após ano, nos faz querer repeti-la - sentados à mesa, bem perto daqueles que são a nossa fortaleza. Feliz Natal ❤

Comentários

  1. O meu também :) Disseste tudo minha querida :)
    Feliz Natal 🎄❤️
    Beijinhos nossos cá de casa*
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  2. Feliz Natal minha querida!

    Desejo para ti o que desejo para os meus: uma noite de alegria, de convívio, de partilha, de amor, de gargalhadas e os presentes vêm por acréscimo.

    Beijinho grande! =)

    ResponderEliminar
  3. A passar por cá para desejar um Feliz Natal!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  4. "Que os sinos natalícios anunciem as boas novas e te tragam um natal abençoado."

    Boas Festas Natalinas, querida amiga Andrea!
    Que linda mensagem! Brilho e Amor aos demais, nossos semelhantes...
    Tenha dias natalinos felizes e abençoados junto aos seus amados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    ⚘🌷🌺🌹🎁🎈

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada! Espero que tenha um Natal maravilhoso *-*

      Eliminar
  5. Vi ontem o filme do irmão do Pai Natal e agora, tudo o que escreveste, fez ainda mais sentido... Um Feliz Natal, minha querida! Beijos no teu coração <3
    Bem-Me-Quer🌼

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É dos filmes que mais alimenta esta minha vontade de acreditar na magia do Pai Natal, em particular, e do Natal, em geral *.*

      Beijo grande ❤

      Eliminar
  6. Um texto encantador realmente.

    Um Feliz Natal também para ti, Andreia, e para os que te são próximos 🎄🎄🎄

    ResponderEliminar
  7. Que post bonito Andreia! <3
    Que o seu Natal seja mágico, com muito amor e alegrias para toda a sua família! Um beijo grande querida :*

    ResponderEliminar
  8. Oh desejo-te um feliz natal junto dos mais que tudo

    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. Disseste tudo sobre o natal que bom texto minha querida!
    Têm um bom natal
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  10. Nem a propósito... Hoje também escrevi sobre o Pai Natal e aquilo que significa para mim. Somos almas gémeas 😊

    O teu texto transmite-me o que, para mim, é o Natal. Que palavras bonitas! Espero que a tua noite seja maravilhosa e que guardes memórias lindas. Boas Festas 🎄

    ResponderEliminar
  11. O Natal dos sonhos é aquele que idealizamos no espírito, sentimos no coração e partilhamos na solidariedade! Obrigada pela amizade e carinho nestes meses. Que a magia da noite de Natal transforme os teus sonhos em realidade! FELIZ NATAL <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que mensagem tão encantadora! Obrigada, minha querida *-*
      Espero que tenhas um Natal mágico e bem iluminado ❤

      Eliminar
  12. É tão bonita essa associação que fazer ao Pai Natal.
    Desejo-te um ótimo dia de Natal, minha querida <3

    Beijinhos,
    santiago | facebook | instagram pessoal | instagram artístico

    ResponderEliminar
  13. Lindo texto!
    Eu acho que Papai Noel existe pelo menos em um lugar: nas nossas lembranças. Nos nossos dias de inocência, que estão perdidos em algum lugar por dentro da gente.

    Feliz Natal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada *-*
      Enquanto preservarmos essa memória, sinto, conseguiremos viver esta época em pleno!

      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  14. Oh pá, Andreia, que publicação inspiradora e que palavras tão certas.
    «(...) alguém que pretende mimar os outros, que não se poupa em esforços para o conseguir e que procura espalhar um pouco mais de brilho e de afeto em cada lar que compõe o mundo.»
    Tão bonita esta publicação. Que o teu Natal esteja a ser bem iluminado, recheado de amor e brincadeiras, que esteja a ser tão doce como tu és. Obrigada <3

    ResponderEliminar
  15. Adorei a foto e adorei o teu insentivo para se continuar a acreditar pelo menos na magia!! Eu acredito!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário