2018 | 12 Meses, 12 Momentos

Fotografia da minha autoria


«A vida são momentos»


A conclusão de um ciclo - independentemente da sua natureza - desperta o nosso lado introspetivo e reflexivo, que nos permite embarcar numa viagem ao passado e recordar todos os nossos passos, durante um período de tempo específico. Recebi 2018 em Espinho, perto dos meus maiores pilares. E sei que, naquele momento, estava longe de imaginar as sucessivas reviravoltas que me esperavam. Porém, ainda que não tenham adquirido uma exposição grandiosa, contabilizei várias superações e um conjunto infinito de sorrisos. Porque estou em paz e bem resolvida por dentro. E essa será sempre a minha maior conquista.

Este foi o ano em que mais batalhei contra as minhas inseguranças, não só com aquelas que se relacionam com as minhas capacidades intelectuais e emocionais, mas também com as que dizem respeito ao meu corpo. Porque existem etapas da nossa vida que nos deixam mais fragilizados e que, consequentemente, afetam tudo o resto. No entanto, por mais moroso que seja o processo, compreendi que há combates internos que necessitam de acontecer com maior frequência. E está tudo bem. Numa ocasião embrionária, pode ser frustrante, mas a força que advém da persistência compensa qualquer queda. Se sinto que, em 2017, aprendi a relativizar, em 2018 vinquei essa aprendizagem e combinei-a com um caráter mais assertivo. Cresci muito como pessoa e como mulher. Desprendi-me de alguns medos. E lutei ainda mais por mim. Afastei certos fantasmas. E comprometi-me a acreditar, sem grandes hesitações, que sou capaz. Porque sou! Esta promessa é válida para a vida toda, mas este foi o ano em que, até agora, mas a honrei.

Olhando para a balança, a bagagem que aquece a alma tem um peso maior, porque faço por guardar só o melhor do meu percurso, sem esquecer as reveses que me proporcionam margem de progressão. Com honestidade, agradeço cada obstáculo, porque, assim, conheço mais de mim e dos meus limites. Só não deixo que me atrasem. E encontro em todos os outros acontecimentos bons a luz que me guia e que me faz querer seguir a minha estrada. Tenho que ser justa, 2018 fez-me ponderar muito, desafiou-me, mas também me trouxe equilíbrio e vivências maravilhosas. Mesmo sendo complicado reduzir um ano inteiro a alguns momentos, há 12 que merecem esse destaque.

Janeiro: No primeiro mês do ano, desloquei-me ao Teatro Sá da Bandeira para assistir a Avenida Q. Este musical de 2003, originalmente escrito e produzido por Robert Lopez, Jeff Marx e Jeff Whitty, foi adaptado e encenado, em Portugal, por Henrique Dias e Rui Melo, respetivamente. Foi um privilégio imenso marcar presença num espetáculo desta magnitude, porque aborda temáticas atuais e de extrema importância, provocando uma identificação automática. Com um elenco incrível, uma elevada dose de humor e um ritmo alucinante, por mim, repetiria a experiência sem hesitar.

Fevereiro: Não é segredo que recorro inúmeras vezes à Wook quando pretendo adquirir mais um livro - para mim ou para oferecer. E um dos aspetos que me atrai é perceber que, para além de todas as campanhas de promoção, investem em Momentos Solidários. Quando recebi o e-mail a informar que o de fevereiro se destinava a assinalar o dia Mundial da Luta Contra o Cancro, soube que não ficaria indiferente. Foi uma contribuição mínima, respeitando as minhas possibilidades económicas, mas ter a oportunidade de fazer a diferença é recompensador.

Março: Este mês foi, particularmente, mágico no que à música diz respeito, porque alguns artistas que admiro lançaram álbuns novos, como foi o caso de Fernando Daniel [Salto], João Couto [Carta Aberta], Enoque [Na Tua Mão], Jimmy P [Alcateia] e Isabela Nóbrega [Young].

Abril: Sempre foi sinónimo de festa, porque o meu avó materno fazia anos no dia 4, a minha mãe faz a 8 e eu faço a 15. E eu sempre adorei celebrar o meu aniversário. Este ano, cheguei aos 26. E optei por festejá-los de uma maneira diferente no blogue - que é uma componente essencial da minha jornada. As gavetas abertas por... proporcionaram um aconchego especial, que guardarei com todo o carinho.

Maio: O campeão voltou! Quatro anos depois, o Porto conquistou o título nacional [Fragmentos #27]. E foi absolutamente extraordinário regressar aos Aliados para celebrar esta conquista. Sou Portista desde que me lembro de ser gente e sempre vibrei imenso com futebol, no geral, e com o meu clube, em particular. Foi uma caminhada emocionante, que me encheu de orgulho. Porque voltou a mística adormecida. Contra tudo e contra todos, este é o nosso lugar.

Junho: O S. João ocupa um lugar central no meu coração, sendo mais uma desculpa perfeita para reunir a família. E é ótimo ter a casa cheia nesta quadra festiva. Apesar de não ser a maior entusiasta de foguetes e fogo de artifício, assistir a todo o espetáculo de luzes no Cais de Gaia teve um encanto diferente.

Julho: Este mês marcou o meu regresso a uma das cidades portuguesas que mais me fascina - Guimarães [À Boleia do Mundo #27]. O berço de Portugal sabe a abraço apertado. Por isso, é sempre mágico percorrer caminhos que têm um traço familiar.

Agosto: As gavetas da minha casa encantada comemorou o seu quinto ano de existência [aqui], o que me transmite um aconchego extra. Porque este projeto, movido a sonhos, tem muito de mim. É a minha liberdade criativa e o meu porto seguro. Sou muito feliz nesta casa virtual a criar conteúdo que me fascina.

Setembro: Uma vez mais, marquei presença na Feira do Livro do Porto. Regressar aos Jardins do Palácio de Cristal deixa-me sempre feliz e realizada, sobretudo, quando há tanta literatura envolvida. Na edição deste ano, comprometi-me a investir mais e a passear menos. E consegui! Além disso, ainda tive a oportunidade de ouvir Miguel Araújo a apresentar o seu Penas de Pato.

Outubro: A Telma e o Pedro, do blogue Ela ❤ Ele, tinham dez convites para a Feira Alternativa, por isso, lançaram um passatempo, que permitia ao vencedor ir ao evento ou em Lisboa ou no Porto, num dos dias à sua escolha. Sorte a minha que fui uma das contempladas e, assim, pude assistir a palestras inspiradoras. Nunca tinha ido a uma iniciativa desta natureza, mas saí de lá muito mais rica, porque o ambiente é fantástico e desperta a nossa atenção para temáticas que podem não ser tão comuns no nosso quotidiano.

Novembro: Concretizei um dos meus desejos mais antigos! Finalmente, adquiri uma Canon. Parte de mim ainda não acredita neste feito, mas tenho-me divertido imenso a explorar as suas funcionalidades. A qualidade da imagem é surreal. E, atendendo a que a fotografia também faz parte do meu lote de paixões, foi um investimento totalmente pensado e com sentido.

Dezembro: O mês do Natal, da família, da magia, trouxe uma mudança ao blogue. E sinto que é uma maneira fantástica de terminar o ano. Têm sido dias bem tranquilos e iluminados, mas espero que o grande momento de dezembro aconteça no dia 29, na Avenida dos Aliados, a ouvir alguém que admiro e que me inspira a fazer e a ser melhor - Diogo Piçarra.


Quais foram os melhores momentos do vosso ano?

Comentários

  1. Gostei e penso que foi um balanço positivo para a minha amiga o ano de 2018, aproveito para desejar a continuação de umas Boas Festas. 🎄

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  2. É verdade, Andreia, conclusões de ciclos costumam despertar o nosso lado mais reflexivo, e o início de novos mais ainda, talvez. Que bom que 2018 foi, no fim das contas, um ano positivo para ti, desejo que nesse próximo ano tu possas ter ainda mais esse sentimento de estar evoluindo e aos poucos conquistando teus objetivos. Que boas energias te acompanhem. Abraços! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É algo que já faz parte da nossa caminhada. E sabe sempre bem recordar :)
      Obrigada, desejo-te o mesmo!

      Eliminar
  3. O melhor momento foi a entrada do meu livro na Amazon em Agosto. Os primeiros 7 meses do ano foram a trabalhar para atingir esse objectivo. Foi sem dúvida o melhor do meu ano depois do fracasso da publicação com editora.

    Adorei rever os teus melhores momentos!

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  4. Excelente retrospectiva :) Que rico ano ;) Venha 2019 com um Maio igual ao de 2018 ;)
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me posso mesmo queixar :)
      Ora nem mais, que venham um Maio igual ahah

      Eliminar
  5. Que ano, Andreia! Recheado de bons momentos e nota-se, nestas palavras, a tua felicidade. Espero que 2019 te traga mais e ainda melhores momentos! *.*

    ResponderEliminar
  6. Espero que os 12 meses do próximo ano sejam ainda mais especiais! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Foi um ano que passou a correr, mas um ano cheio de coisas boas e partilhas
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. Maio, Junho e Outubro sem dúvida.
    Que 2019 seja igual ou melhor ainda minha querida :)

    ResponderEliminar
  9. Embora tenha sofrido MUITÍSSIMO, assistir ao jogo do FCPORTO contra o Galatasaray no Estádio do Dragão, foi simplesmente maravilhoso e emocionante.

    Não dava um cêntimo para ver o concerto do Diogo Piçarra.

    Beijo ainda natalício de Düsseldorf, elogiando o teu texto de hoje. EXCELENTE como SEMPRE!!!

    ResponderEliminar
  10. Que o próximo ano seja ainda mais especial!
    Bom 2019! :D

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  11. Os meus melhores meses foram os de verão! Onde foi há imensos concertos e ainda com mais tempo livre
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  12. É inevitável chegar-se a esta altura do ano e não pensarmos no que fizemos, no que perdemos e no que conquistamos ao longo deste. E eu gostei muito de ler esta retrospetiva.
    Ainda que tenha sido um ano de reviravoltas e alguns altos e baixos, fico contente por teres dado a volta por cima, por teres saltado por cima dos buracos que estavam no teu caminho.
    Ao longo de um ano há sempre testes e há sempre coisas que nos fazem pensar e duvidar, mas faz parte, é a imprevisibilidade da vida.
    2018 desafiou-te, mas fez-te vencer e cá estás tu a partilhar excelentes momentos do teu ano, que bom, Andreia! Mais um leque de recordações para guardares com muito carinho e juntares ao cantinho mais especial do teu coração :)

    ResponderEliminar
  13. Ai tantas recordações boas!!
    E que venha o ano novo para irmos ouvir o Diogo Piçarra. E de novo, viva aos 5 anos do blog que eu tenho tanto orgulho em ler!!

    ResponderEliminar
  14. O acreditarmos em nós e que somos capazes de algo é muito bom, sê sempre assim :)
    A mim, acho que não houve nada assim muito significante, só no verão(férias) é que as coisas mudaram um pouco, saí da rotina, do trabalho casa, casa trabalho :D
    Beijinho linda e que o novo ano te traga tudo o que desejas.

    ResponderEliminar
  15. Foi um ótimo ano Andreia, fico muito feliz por ti! O meu 2018 também foi bem recheado, mas a última publicação que sair vai tratar de vos contar tudo!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  16. É verdade sim senhora, esta altura do ano é sempre muito propícia a reflexões :).
    Fico muito feliz por teres dado sempre luta às tuas batalhas e as teres ultrapassado com sucesso. Em 2019 conquistarás ainda mais coisas :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  17. Já venho mais de um mês de atraso mas não podia deixar de te dizer que fico contente por teres tido um ano tão bom! Espero que 2019 traga momentos ainda melhores!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário