Goodreads | Reading Challenge

Fotografia da minha autoria


«Ler é viajar sem sair do lugar, voar sem ter asas, caminhar sem tirar os pés do chão, sonhar acordado, navegar em um mar de palavras, soltando a imaginação»



A minha meta literária para este ano estava marcada nos 45 livros. E este número final depende sempre de dois fatores: o número de obras que li no ano anterior e a quantidade que tenho em espera na minha estante - ciente de que vai variando, até porque é um investimento que faço com regularidade. Prefiro estipular pequenos passos, do que me aventurar em grandes voos e perder o que é essencial: o prazer de abraçar as histórias como se fossem uma extensão da minha existência. Porque nenhum desafio vale mais do que esta certeza.

À semelhança de 2015, 2016 e 2017, propus-me realizar o Reading Challenge, da plataforma Goodreads. E consegui concluí-lo, oficialmente, no passado dia 16 de novembro, isto porque me esqueci de registar a única [re]leitura que fiz em março. Sinto que o meu ritmo foi bastante atípico. E que a partir de setembro, como o meu tempo livre decresceu, comecei a questionar a minha capacidade de alcançar o objetivo. No entanto, organizei melhor a minha rotina e não precisei de comprometer o desafio, superando-o, até ao momento, em três volumes. Ainda assim, as contas estão longe de ficarem fechadas, uma vez que pretendo terminar a Coleção Sherlock Holmes antes de receber 2019.

A título de curiosidade, a minha jornada literária fica assinalada por algumas especificidades: no total, li 10 809 páginas em 48 livros, sendo que o mais curto é Onde Vivem os Monstros [Maurice Sendak] e o mais longo é A Filha da Minha Melhor Amiga [Dorothy Koomson] - o primeiro com 48 páginas e o segundo com 448. Da minha lista, a obra mais popular é Comer, Orar, Amar [Elizabeth Gilbert] e a menos popular é Fernando Lopes-Graça e Eugénio de Andrade: O diálogo entre a música e a poesia. A minha avaliação média ronda as 4,4 estrelas. Numa pesquisa individual, março foi o mês em que li menos [1] e maio foi o que li mais [8]. Estes factos interessantes, disponibilizados no Goodreads, permitem-nos analisar a nossa caminhada com mais detalhe e alguma graça.

Este ano teve poucas releituras, várias estreias e alguns reencontros. E cada narrativa marcou-me com um encanto muito próprio, embora me tenha cruzado com exemplares que não me encheram as medidas por completo. Apesar disso, foi um 2018 maravilhoso, recheado de histórias e autores inspiradores.


O meu ano em livros [ainda a contar]



Janeiro: Sobre o Amor [Daniel Oliveira], Em Teu Ventro e Cal [ambos de José Luís Peixoto];

Fevereiro: Sul [Miguel Sousa Tavares], Às 9 no meu livro [Sofia Castro Fernandes], Raposas Inocentes e A Prisão do Silêncio [ambos de Torey Hayden];

Março: Onde Vivem os Monstros [Maurice Sendak];

Abril: Vozes Silenciosas [Torey Hayden], O Quebra-Nozes [Hoffmann], A Bela e o Monstro [Disney], Um Crime no Expresso do Oriente e A Casa Torta [ambos de Agatha Christie];

Maio: Homens Imprudentemente Poéticos [Valter Hugo Mãe], Amor de Perdição [Camilo Castelo Branco], Sintonia [Cláudia S. Reis], Fernando Lopes-Graça e Eugénio de Andrade: O diálogo entre a música e a poesia [Tiago Manuel da Hora], O Planeta Branco [Miguel Sousa Tavares], O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá [Jorge Amado], Ismael e Chopin [Miguel Sousa Tavares] e O Assassinato de Roger Ackroyd [Agatha Christie];

Junho: Comer, Orar, Amar [Elizabeth Gilbert], Antes Que Seja Tarde [Margarida Rebelo Pinto], Will e Will [John Green e David Levithan], O Teorema Katherine [John Green], Travessuras da Menina Má [Mario Vargas Llosa] e A Insustentável Leveza do Ser [Milan Kundera];

Julho: Capitães da Areia [Jorge Amado], Os Despojos do Dia [Kazuo Ishiguro], Os Direitos das Crianças: Antologia Poética [org. João Manuel Ribeiro] e Hotel Vendôme [Danielle Steel];

Agosto: A Causa das Coisas [Miguel Esteves Cardoso], Tudo o que Sempre Quis [Ana Rita Correia], À noite logo se vê [Mário Zambujal], A Boneca de Kokoschka [Afonso Cruz], Rosa, Minha Irmã Rosa [Alice Vieira], Contos de Eva Luna [Isabel Allende] e Uma Noite em Nova Iorque [Tiago Rebelo];

Setembro: Nas Tuas Mãos [Inês Pedrosa] e A Filha da Minha Melhor Amiga [Dorothy Koomson];

Outubro: Os da Minha Rua [Ondjaki], Penas de Pato [Miguel Araújo] e O Coração Vive de Sorrisos [Carolina Cruz];

Novembro: A Lista dos Meus Desejos [Grégoire Delacourt], Aventuras de Sherlock Holmes I, Memórias de Sherlock Holmes I e O Último Adeus de Sherlock Holmes [Sir Arthur Conan Doyle];

Dezembro: O Sol e as Suas Flores [Rupi Kaur] e Regresso de Sherlock Holmes [em progresso].


Os links destacados direcionam-vos para o Entrelinhas de cada um dos respetivos livros. Já leram algum dos que enumerei? Definiram uma meta literária para este ano? Como está a correr? Partilhem comigo a vossa experiência.

Comentários

  1. 45 livros lidos num ano é obra minha amiga e também depende se os livros têm muitas páginas ou não.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  2. Bom dia- Pois... É até fazer amor sem mulher (desculpe a brincadeira)
    .
    * Cama vazia - desatino da minha agitação *
    .
    Beijo e/ou abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, Gil.

      Ler é melhor do que fazer amor 💓 com um homem.
      Um livro não ressona.

      Também tenho que pedir desculpa pela brincadeira???
      Apesar que o meu comentário nem é brincadeira!!!

      Eliminar
  3. Bom diaa!
    Chamo a isso "devorar" leitura...O que só faz bem!
    =)
    Bjinhos com carinho...
    Por aqui com, Vivacidades e deslumbres

    ResponderEliminar
  4. Como tu, também prometi ler 45 livros este ano! Ainda me faltam 11 livros, estou a tentar ao máximo acabar até ao dia 31. Vai ser muito difícil, mas estou confiante - até porque já li essa conta de livros no espaço de um mês. Nos livros que mencionaste, há uns quantos que já li também. Fico muito feliz por estares a ler Rupi Kaur, a poesia dela é, como sabes, muito amor ♥

    Beijinhos,
    Sónia R. Pinto
    By the Library

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito da tua forma de pensar em relacao as metas de leitura minha querida :) A Fila da Minha Amiga é dos meus livros preferidos <3
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  6. Haja fôlego, menina. Mas oro para que deus 9seja qual for), te conserve assim.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  7. Aproveito para desejar um Feliz Natal e um Ano Novo melhor ainda, pra ti e tua família.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  8. Eu não tenho metas literárias, não gosto de ser amarrada por metas.
    Claro que leio todos os livros para os encontros do Círculo Literário que eu própria fundei, porque uma das minhas grandes paixões é a literatura.

    Continuação de boas leituras, Andreia.

    ResponderEliminar
  9. Opá. gostei tanto TANTO deste post! Também tenho conta no goodreads mas esqueço-me dela! Nunca me propus a este desafio, infelizmente. Talvez em 2019? ahah.

    Beijinhos, Catarina | Blog // Instagram // Facebook // Bloglovin’ // Youtube

    ResponderEliminar
  10. Nossa quanto livro lido, mas muitos parabéns

    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  11. YAAAAAAAAAAAAAAAAAS. You go!!!
    Eu nunca consigo ler tantos, porque há meses em que nem leio um livro. Este ano espero superar os 25, ainda tenho de atualizar o Goodreads xD

    ResponderEliminar
  12. És uma leitora mesmo assídua, nunca na minha irei conseguir ler tantos livros. Muito bem :)

    ResponderEliminar
  13. Ler é mesmo um vício! Espero que consigas chegar ao teu objetivo! :D
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  14. Tens obras bem interessantes e algumas que já li. Este ano estou muuuuito longe da minha meta!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  15. Da tua lista já li: os do José Luís Peixoto, o da Margarida Rebelo Pinto, o da Carolina Cruz e o da Dorothy Koomson.

    Todos eles fantásticos.

    Beijinho grande! :)

    ResponderEliminar
  16. Que imagem tão querida.
    Confesso que não li este ano tanto como gostaria pois aproveitei um pouco os tempos livres mais para estar com a familia e para outros hobbies, contudo quero mesmo voltar a ler mais neste ano que se aproxima.
    r:muito obrigada! (:
    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  17. Este ano muito fraco... se leio na paragem quase perco o autocarro... se leio no autocarro sinto-me mal... Quando chego a casa tem o pequeno e mil tarefas para fazer... e quando me deito... as novas temporadas do Fox crime tomam conta de mim... Tenho de fazer como tu e me organizar melhor!!

    ResponderEliminar
  18. Já li alguns livros desta tua enorme lista! Eu acho que 45 livros é imensa coisa! Os meus parabéns! Eu também tenho o meu desafio na goodreads mas bem mais pequeno, este ano quis ser mais realista e por isso escolhi 10 livros. Ainda tenho algumas páginas para ler, mas estou num bom caminho ;)

    ResponderEliminar
  19. ;D

    Nunca faço metas de leituras, porque sempre fico frustrada! hehehe!

    Ótima terça!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  20. Sério, meu bem? Então tenho de ir atrás dele, também :D
    Mesmo, também concordo!

    Este ano não consegui ler nada... nadinha :( e tudo por falta de tempo :(

    NEW WISHLIST POST | THE MOST WONDERFUL TIME OF THE YEAR: XMAS WISHLIST!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  21. Acabei também em Novembro a minha meta literária. Como comecei o desafio apenas em Junho, decidi não me aventurar muito e achei que 15 livros seria o ideal. Não só li os 15, como a meio do meu Reading Challenge, aumentei a meta para 20. Concluí com sucesso e da melhor forma - o 20º livro foi o "Seja o Que For o Amor", da Sofia Costa Lima.
    Foi um ano cheio de bons livros! Para o ano, quero aumentar a meta, claro!
    Ah, vou tomar nota de alguns livros desta tua lista que ainda não li :)

    ResponderEliminar
  22. 45? Haja disposição, Andreia! Alguns anos atrás, trabalhei durante algum tempo em uma livraria, eu lia muito, encomendava os livros que queria, lia às vezes nos momentos de folga, comprava com desconto, às vezes ganhava, enfim, costumava ler muito, mas hoje em dia não tenho essa mesma disposição, inclusive porque prefiro escrever a ler, conheço vários dos citados aí, outros desconheço, fiquei curioso. :)

    ResponderEliminar
  23. Se não me falha a memória (acho mesmo que vai falhar), coloquei nas minhas metas de 2018 que queria ler mais, porém não com um número específico de livros. Resumindo? Li um (Ela Primeiro de Afonso Noite Luar). Gostei muito. Tentei começar a ler Os Filhos da Droga, que há muito tempo tenho tentado mas depois canso-me em meia dúzia de páginas. É uma história massiva e que requer demasiada concentração (e paciência), que nem sempre tenho. Não sou muito de comprar livros (e quero mudar isso), mas no próximo ano irei aventurar-me na compra de alguns para poder ler no autocarro. Acho que só me fará bem. Foi um ano de muitas leituras! Definitivamente, apesar do tempo reduzido desde setembro, conseguiste sempre ler. Admiro-te por isso! Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  24. Tantos livros, que maravilha.
    Ler é muito bom e é tão reconfortante.
    Eu tenho pena de não ter mais tempo para ler, mas para quem não leu nenhum no ano passado este ano superei 💪🏼
    Espero um dia atingir assim uma meta 😂

    ResponderEliminar
  25. Adoro este tipo de publicações. E vindo de ti sei que são de confiança. Conheço coisas novas e boas e fico espantada com os tantos livros que lês. Espero conseguir aumentar as minhas metas anuais. Estou optimista pois desde que terminei a Faculdade tenho lido imenso!!! O tempo nem sempre é muito mas a vontade e disponibilidade mental é mil vezes maior do que quando estudava! Maravilhoso poder ler todos os dias sem ter de pensar e stressar com avaliações... ❤

    ResponderEliminar
  26. Leste imenso, que bom!!!! :D

    Dos que leste, já li: "Comer, Orar, Amar", "O Teorema Katherine", "A Causa das Coisas", "A Filha da Minha Melhor Amiga". E alguns dos que leste estão na minha lista de leitura, não sei é para quando! 🙈



    A Sofia World

    ResponderEliminar
  27. Meu Deus, tanto livro! 48? É mesmo obra.
    Fico mesmo contente por teres alcançado a tua meta e espero em 2018 poder orgulhar-me das minhas leituras também :p
    Ler é mesmo algo que nos acrescenta muito!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário