2018 | 12 Meses, 12 Publicações

Fotografia da minha autoria


«Minha liberdade é escrever»


O ano passado, já na reta final e em jeito de despedida sentimental, deixei-me inspirar pela abordagem da Cherry [Life Of Cherry] e selecionei as 17 publicações que mais gostei de escrever em 2017. Foi um desafio complicado, mas gratificante na mesma medida. Porque me permitiu revisitar todo o conteúdo partilhado nestas gavetas e ter uma noção da minha evolução. Por esse motivo, decidi reaproveitar a ideia original, porém, atribuindo-lhe uma nova dinâmica.

Sinto que 2018 me levou por caminhos distintos. E que me deu espaço para explorar temáticas mais introspetivas, analisando-as com um sentido crítico vincado e empático. Abri as portas deste lar virtual a desafios de escrita, com o 1+3, da Carolina [Thirteen]. E tive o privilégio de ser convidada para celebrar o Dia Mundial do Livro [e dos Direitos de Autor], através da iniciativa criada e promovida pela Sofia Costa Lima [A Sofia World]. Regressei, um pouco, à essência do blogue ao partilhar vários projetos culturais, como Avenida Q, o Festival da Canção, a Feira do Livro, Erro Crasso e Roda Bota Fora. E escrevi sobre séries, como La Casa de Papel, e sobre filmes - The Shape Of Water e Millennium 2 & 3. Dividi autoria. Encarnei outras personagens, com a Identidade Cruzada. Perdi o medo e publiquei uma história. E dediquei-me mais à poesia. As gavetas são, sem qualquer dúvida, a minha casa encantada. Porque despertam o meu lado criativo. A inspiração nem sempre nos acompanha, mas acredito que ter um ritmo regular lhe fornece ferramentas seguras. Ademais, tenho plena consciência de que aumenta a minha vontade de produzir, de arriscar, de atribuir forma aos pensamentos que fervilham na minha imaginação. Sou movida por tantas paixões, que explorá-las por palavras é criar um argumento em que me faz sentido ser protagonista, ainda que os textos vão muito para além de mim.

Há sempre uma parte do que sou em cada partilha. E esse é o mote para publicar. Não porque tudo tenha que girar em meu redor, mas porque tenho que me rever, tenho que sentir que corresponde ao que idealizei. Nunca me fascinou o lado ausente de uma produção em massa. Muito contrário, atrai-me o coração atrás de cada conteúdo escrito. É assim que me guio. E defendo que é possível fazê-lo sempre, desde que nos coloquemos inteiros. O ritmo deste ano foi docemente frenético. Porém, no meio de todas as minhas publicações, houve 12 que se destacaram.

Janeiro: Fugiram de Casa de Seus Pais junta dois protagonistas que admiro - Miguel Esteves Cardoso e Bruno Nogueira. Neste projeto televisivo inovador e surpreendente, somos envolvidos numa conversa de circunstância, que privilegia o prazer puro de trocar ideias, sem formalidades e sem guiões. E sobre os mais variados temas. Além disso, tem um cariz muito próximo. E grande parte de mim, secretamente, pede para haver uma segunda temporada.

Fevereiro: O sete é o meu número favorito. E criar a semana das sete coisas foi algo que me deu imensa satisfação. No segundo mês do ano, coloco em evidência os meus 7 clássicos da literatura. Porque acho importante desmistificar o peso que esta designação tem nas nossas leituras e porque nem todos partilhamos os mesmos gostos. Há parâmetros que nos permitem catalogar os livros com a denominação apresentada anteriormente, mas isso não é suficiente para nos identificarmos com a obra. Existem histórias incontornáveis e, se calhar, clássicos imperdiveis, mas cada um de nós tem os seus.

Março: Escrevi E Tu Já Foste Flor para celebrar o Dia Internacional da Mulher. E, modéstia à parte, foi um dos poemas mais bonitos que publiquei. Claro que esta última parte é bastante subjetiva, mas sinto que tem um traço especial, por isso, ocupa um lugar no meu coração.

Abril: Perdoem-me o egoísmo, mas o meu mês teve várias publicações maravilhosas, que me aconchegaram a alma. Mas a escolha não podia ser mais obvia! As gavetas abertas encerraram duas semanas de festa, onde vários bloggers aceitaram o repto de escrever uma publicação para esta minha casa virtual. Sem rede, sem tema, sem limites, abordaram o assunto que mais lhes fez sentido e deixaram-me sem palavras. Este foi o meu agradecimento.

Maio: Marcou o início de O nosso amor é como o vento. Hesitei muito antes de me decidir a partilhar esta história, mas ainda bem que avancei com a ideia. Relê-la e reescrevê-la proporcionou-me uma viagem sem igual. E nunca esquecerei a aceitação e o retorno de quem a leu.

Junho: Abracei o desafio da Carolina de peito aberto. E o primeiro tema contribuiu, ainda mais, para a relação saudável que quero manter com o meu corpo. Por isso, 1+3 | Uma Peça de Roupa: Uma Segunda Pele foi a publicação que mais impacto teve neste mês - pela mensagem, pelo meu crescimento e pela maneira como a abordei.

Julho: A Casa do João é uma revista de literatura infantil e juvenil gratuita, destinada a crianças, pais e educadores. Tem uma periodicidade trimestral e é dirigida pelo escritor João Manuel Ribeiro. Cruzar-me com este projeto foi uma honra, porque acredito que trabalhos desta natureza fazem toda a diferença na nossa evolução - individual e em sociedade -, principalmente, quando apresentam uma qualidade inegável e inspiradora.

Agosto: A valorização do eu e a preservação do amor-próprio não pode ser uma moda passageira. Tem de ser um estilo de vida. Inspirada pela Cátia Rodrigues [The Pink Elephant Shoe], abordei algo que nem sempre é fácil de partilhar, porque nos expõe. Este é o meu rótulo é um grito de guerra. É uma lembrança de força interior. E é a certeza de que seremos sempre muito mais do que certas etiquetas atribuídas pelos outros ou por nós.

Setembro: Criei as Inconfidências com o intuito de refletir acerca de assuntos que me inquietam. As mentes pequenas de uma [suposta] sociedade moderna assustam-me. Porque esta incoerência atrasa-nos a vários níveis. E recuso-me a compactuar com a hipocrisia que habita em algumas espécies de corações. Há uma grande diferença entre vivermos em comunidade e em sermos fotocópias. E é lamentável a falta de respeito pelo outro. Até quando teremos que reclamar algo que é nosso por direito?

Outubro: Foi com uma felicidade imensa que vi mais um projeto de Bruno Nogueira a conquistar espaço na grelha televisiva. Por mais suspeita que seja, Sara é uma das produções mais geniais de sempre. Portanto, Caixa Mágica | Sara marcou o penúltimo mês do ano no blogue. Até porque, em parte, foi para escrever sobre iniciativas assim que As Gavetas surgiram.

Novembro: A minha melhor amiga é uma das pessoas-luz que preservo no lado esquerdo do peito. Aprendo com ela diariamente e o seu sentido de comunidade é absolutamente inspirador. Há uns meses, partiu numa missão de voluntariado e senti que escrever As saudades que nos fazem perto seria a melhor maneira de celebrar a nossa amizade e o seu aniversário.

Dezembro: Neste mês que respira Natal, queria partilhar uma mensagem diferente. E como esta época é rica em magia, resolvi escrever sobre uma crença antiga. É que O [meu] Pai Natal existe e vivo muito mais plena por acalentar a sua essência.


Quais foram as publicações que mais gostaram de escrever? 
E de ler no blogue?

Comentários

  1. É por estas razões que eu gosto de te ler minha querida :) Amei “o nosso amor é como o vento” :) Continua com essa tua boa inspiração :)
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  2. Espero que para o anos continues por cá a escrever as tuas publicações!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Sugiro-te dois livros fixes. Não sei se ja leste:
    - jogos de raiva do rodrigo guedes de carvalho
    - conde de abranho de eça de queirós. é antigo, mas parece escrito nos dias de hoje. 120 anos depois tudo na mesma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas tuas sugestões! Ainda não li nenhum deles, mas tenho que os procurar :)

      Eliminar
  4. "E Tu Já Foste Flor" é a minha publicação favorita 🌹 🌷 🌻 aqui nas tuas gavetas.

    Como já deves ter reparado, eu não levo a sério o que público, portanto, nunca gosto nada do que escrevo ___________ o que escrevo serve apenas __________ para eu não esquecer completamente a língua portuguesa.

    ResponderEliminar
  5. E espero que o próximo ano para a minha amiga seja tão ou mais produtivo que este que está a findar, aproveito para desejar a continuação de umas Boas Festas. 🎄

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  6. Para o Ano há mais.. Se Deus quiser.
    :))

    Continuação de boas festas
    Bjos
    Óptima Sexta- Feira

    ResponderEliminar
  7. mt legal ver que vc se desafiou e conseguiu cumprir, que venha o ano que vem com ainda mais postagens ótimas como essas

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  8. é bom saber que consegui tudo isso
    Segui o blog
    Beijinhos, http://damselme.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Depois de ler este novo texto, fiquei sem palavras.
    Tens tanto jeito, duma forma tão especial, de cativar o leitor, e acredito que, como tu dizes, uma parte disso é porque escreves com o coração sempre, e outra é mesmo porque tens uma escrita linda.
    Adorei encontrar e conhecer o teu blogue, tenho pena de não ter procurado mais cedo, mas com tempo vou lendo para trás :)
    Não te sei dizer o que mais gostei de ler, mas adoro todos os teus textos e adorei a história "O nosso amor é como o vento" e ainda estou à espera de mais histórias tuas :)
    Não sei dizer o que gostei mais de escrever, mas o que me dá mais prazer, felicidade escrever são geralmente os textos que mexem com os meus sentimentos, ou memórias, ou que, de alguma forma, me definem, as coisas que guardo no coração. Citando-te "A minha liberdade é escrever", e por isso, enquanto uns falam para dizer o que vai na alma, eu faço-o usando a caneta, e fico sempre mais leve, mais realizada e mais feliz.
    Obrigada por tudo o que trazes de maravilhoso neste blogue para a minha vida, neste caminho de descoberta diária que fazemos todos.
    Um ano de 2019 maravilhoso para ti e para todos os que adoras.
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  10. Que o novo ano traga ainda mais publicações e mais projetos! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  11. Que seja um 2019 cheio de escrita, de novas rubricas e de novos posts. E cá estarei para os ler sempre.

    Beijinhos minha querida! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenhas gostado. Infelizmente, é uma realidade triste. Brevemente irei partilhar o outro conto que escrevi dentro da temática dos direitos humanos :)

      Beijinho enorme :*

      Eliminar
    2. Já me deixaste curiosa! Vou adorar ler *-*

      Eliminar
  12. Oh se não me engano acompanhei cada uma deles, mas te digo que não há um que não tenha gostado
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  13. Gostei tanto do "nosso amor é como o vento" :p
    Bom ano, querida!
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  14. Gosto bastante do teu cantinho ler os teus textos faz me viajar nas tuas palavras!
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  15. Beautifully written like always. Wish you all the best for more such publication in 2019.
    New post on my Blog | Instagram | Bloglovin

    ResponderEliminar
  16. Eu conheci teu blog nesse ano, não faz tanto tempo assim, e posso te dizer que gostei desde a primeira vez que estive por aqui, naquele texto sobre muitas pessoas daí de Portugal valorizarem mais a cultura de fora do país, e eu te disse que isso acontecia muito por aqui também, e que acho que acontece em muitos lugares do mundo. Desde lá vi muito conteúdo bom por aqui, e que bom saber que te dedicaste mais à poesia nesse ano, siga! Abraços, Andreia. :)

    ResponderEliminar
  17. Sem dúvida, meu bem. E era mesmo o que estava a precisar. Breve, breve já mostro ehehe

    Sou teu fã, tu sabes, e por mim todas as tua publicações são 10 em 10, mas... O Nosso Amor é como o vento, matou o meu coração!!!! Foi incrível!

    NEW TIPS POST | THE PERFECT MAKEUP FOR NEW YEAR'S EVE.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  18. O que dizer? Já sabes o que acho sobre a tua escrita e o quanto me identifico com muito do que escreves. Escolher uma publicação preferida dentro de tantas que adorei ler é mesmo uma tarefa complicada e quase impossível.
    Mas... talvez o que me tenha marcado mesmo mesmo mesmo, seja a história: O nosso amor é como o vento. Adorei, estava sempre à espera de mais e mais e mais.
    No entanto, outras que me deixaram wow e também são das minhas preferidas são: publicações do Desafio 1+3; aquela sobre os rótulos que enumeras aqui também; e As saudades que nos fazem perto :)
    Gostei muito que tivesses apostado na poesia também e ainda consigo notar uma evolução enorme no que toca às imagens que acompanham cada publicação.

    Se nunca te disse, As Gavetas são um dos meus blogues favoritos de sempre e no que depender de mim, acompanhar-te-ei sempre <3

    ResponderEliminar
  19. Foi um ano cheio de boas publicações, Andreia! Posso dizer-te que As Gavetas está no meu pódio de blogs favoritos. Espero que em 2019 continue a poder ver-te por aqui todos os dias, ler as tuas palavras, opiniões, recomendações, histórias,...
    Que 2019 seja um excelente ano aqui no blog e que te traga sempre boas oportunidades!

    Beijinho grande, querida <3

    ResponderEliminar
  20. Espero que mais inspiração venha para 2019, para podermos ler, uma inspiração tipo Maio 😉!!

    ResponderEliminar
  21. Fico muito feliz em saber que te inspiraste em mim heheheh.
    Andreia, nunca duvidei do teu talento e já há muito tinha constatado o jeito que tens com as palavras, a forma como brincas com elas e crias textos extraordinários. Mas 2018 foi, a nível blogosférico, o teu ano! Conseguiste publicar todos os dias (este ano foi ao contrário, eu não consegui xD) e sempre conteúdo de excelente qualidade. Apesar de não ter sido a comentadora mais assídua, visitei este espaço todos os dias. "As Gavetas da Minha Casa Encantada" já é o meu blog preferido de sempre, definitivamente.
    "O nosso amor é como o vento" é a minha história favorita.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  22. És, muito provavelmente, das bloggers que leio há mais tempo e em todas as publicações te superas. Nota-se, a léguas, a paixão que tens pelo que escreves. Pela escrita em si. Por cá ficarei sempre a ler-te. Porque é um prazer e um privilégio 😊

    ResponderEliminar

Enviar um comentário