Árvore de Natal à Prova de Gatos

Fotografia da minha autoria


«Foi a árvore de natal que começou!»



A quadra natalícia é mágica. Porém, também pode ser uma autêntica aventura, sobretudo, quando se aliam dois elementos: gatos e árvores de Natal. E eu sinto que, este ano, presenciarei peripécias em duplicado, uma vez que o Goji viverá o seu segundo Natal cá em casa, mas para o Silvestre será uma estreia. Parte de mim está entusiasmada por ver como reagirão à decoração. A outra perspetiva um campo de batalha com luzes, bolas coloridas e fitas.

Raras foram as vezes em que não precisei de ir tirar o Goji do meio do pinheiro - mesmo estando em cima de uma mesa -, uma vez que todo aquele ambiente desconhecido e apetecível lhe despertava um fascínio imenso. Até a caixa de arrumações servia para a brincadeira. Felizmente, não houve danos, nem baixas decorativas. Conseguimos, isso sim, aumentar as memórias e vivenciar momentos singulares e engraçados, que só foram possíveis porque acolhemos uma baga preta cheia de energia.

Um ano depois, com um Goji, ligeiramente, menos traquina, temos o Silvestre, que é um verdadeiro explorador. Por isso, todos os ornamentos serão inspecionados ao pormenor. E é bem provável que queira experimentar alguns deles. Como é difícil tornar a árvore à prova de gatos - e não a fazer estava fora de questão -, percebemos que o melhor seria deixá-los viver esta época tão especial. Com supervisão, até para evitar que se magoem, mas sem grandes ansiedades. Talvez nos surpreendam. Ou talvez se divirtam com tantos estímulos novos, porque é natural que estes objetos lhes despertem curiosidade, atendendo a que não fazem parte da sua rotina.

É tradição decorarmos a casa no dia 8 de dezembro - desta vez, só foi possível fazê-lo no dia 9. E, até à data, permanece tudo inteiro. Os meus patudos, não ignorando a árvore, têm-lhe dado um certo descanso - ainda que as luzes os atraiam e queiram esquivar-se para a parte de trás, como se existisse uma passagem secreta. Para minha surpresa, a toalha e as velas têm sido o principal foco do mais novo, enquanto o mais velho permanece de olhar atento. Estamos sempre a aprender, ou não fossem eles uma caixinha surpresas!

A árvore sorri-me. A música de fundo embala-me. E eles dormem em sossego. Não trocava este aconchego por nada - mesmo que ainda venham a destruir alguns enfeites. Que belo quadro de Natal. 

Comentários

  1. Embora hoje em dia eu não me importe muito com isso na minha própria casa, acho bonitas as árvores de Natal, mas ainda prefiro os gatos. Goji e Silvestre, gostei dos nomes, fiquei curioso para vê-los! :)

    ResponderEliminar
  2. Que tudo se mantenha até ao final das festividades!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Possivelmente vou ter um gato na próxima semana e estou realmente com receio da árvore de Natal será que se vai aguentar???
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  4. Sei tão bem do que falas! Adorei uma menina que tem cerca de 2 meses e meio e as decorações têm sido a perdição dela. Volta e meia já subiu metade da árvore, os reis magos em vez de estarem de pé estão sempre a dormir e até já fugiu com o Jesus. Tem sido uma verdadeira aventura e eu tenho rido muito à pala destas peripécias ahah
    Mas são os nossos patudos, que havemos de fazer? É totalmente novo para eles, é todo um mundo exploratório a que não estão habituados, é normal.
    "Não trocava este aconchego por nada - mesmo que ainda venham a destruir alguns enfeites."
    Adorei a publicação :)

    ResponderEliminar
  5. Humm acho que ainda não estas livre das travessuras!!

    Quase fiquei com inveja do teu aconchego :-)

    ResponderEliminar
  6. O meu querido Casimir, um gato alemão bem educado, passou 11 natais cá em casa e nunca estragou nada. Só no primeiro ano cheirou a Estrela de Natal | Weihnachtsstern e adoeceu. Fomos com ele à veterinária que nos disse, que como ele só cheirou a planta, teve apenas uma alergia, se a tivesse comido tinha morrido. Enquanto, ele viveu nunca mais entrou cá em casa, essa planta linda e tão venenosa.

    Não posso recordar o meu querido Casimir que começo logo a chorar...


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora, acalmei um pouco.

      Adorei este teu texto, Andreia, e os dois dados.

      Os poetas amam gatos 🐱

      Eliminar
  7. Eu queria muito ter montado uma árvore de Natal em casa, mas meu gato é endiabrado então ia destruir tudinho. Já lá na minha mãe, ela monta todo ano mesmo com 5 gatos e todo ano ela tem que ficar arrumando as coisas que eles vão destruindo kkk

    Um beijo e Boas Festas 🎄 ♥
    Blog da Kitbox

    ResponderEliminar
  8. Confesso que ainda não fiz a minha, mas espero que a tua se mantenha e devia ter ficado linda
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. Que maravilha :)
    Estamos sempre a aprender mesmo. Sejacom os felinos ou com as crianças:) Tambem tenho histórias com a minha gata que para o ano já faz uma década :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Vamos lá ver se as decorações duram até ao final das festividades :)

    https://checkinonline.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Até hoje tive sempre sorte porque nenhum dos meus felinos teve paixões platónicas pela árvore de Natal porque eles não têm acesso à sala de jantar onde está a árvore; porém, sei que é um clássico: felinos e árvores de Natal :)

    Beijinho grande :*

    ResponderEliminar
  12. eu acho que gatos e árvores de natal são grandes desafios.

    ResponderEliminar
  13. Muito fácil. É colocar um cão junto à árvore de Natal, lol
    Gatos lá?--... nem vê-los.
    .
    Cumprimentos
    .
    ……………Poema de hoje ………………….
    *** Labaredas que aquecem o nosso coração ***

    ResponderEliminar
  14. Ter um gato e uma árvore de natal no mesmo espaço pode ser, realmente, uma dor de cabeça. Nunca tive animais em casa, há excepção do meu coelho, mas ele nunca ligou muito à árvore e preferia ficar escondido atrás do sofá, haha :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Ah ah ah a minha Egas já testo a "árvore" e acho que não vai ficar por aqui!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  16. A minha gata por acaso não liga muito.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. A minha gata também ama a arvore e os respetivos adereços, ahahahahahah
    Beijinho linda.

    ResponderEliminar
  18. Não diria melhor: "Que belo quadro de Natal" mesmo! Lembro-me que a minha Mafalda (coelha) também costumava fazer inspeções(principalmente das luzes) para a árvore de Natal, andava sempre aflita! Mas que recordações boas que ficaram...
    Beijinhooo

    ResponderEliminar
  19. Eu este ano por causa do gato mais novo lá tive de me render a decorações mais simples, sem bolas, que é para evitar acidentes. Os meus gatos mais velhos nunca tocaram na arvore, mas este... é de fugir. Tive que por uma rede à frente do presépio e tudo!

    3200 Degrees ❤

    ResponderEliminar
  20. Tenho um gato anormal, não liga nenhuma à árvore de natal e eu agradeço-lhe imenso.

    ResponderEliminar
  21. Ahaha em casa da minha madrinha a árvore já foi duas vezes ao chão com os gatos xD
    Eu ainda nem fiz a minha, mas o periquito também tem medo dela

    ResponderEliminar

Enviar um comentário