Natal | 7 Doces Prediletos

Fotografia da minha autoria


«Não deixe para amanhã o que você pode comer hoje»


O tempo que passamos à mesa, nesta altura, quer-se demorado, até porque há uma enorme dedicação nas iguarias apresentadas. E o conforto da comida também é uma das imagens de marca do Natal. Entre receitas mais tradicionais e outras mais modernas, a refeição só fica completa quando trazemos para o centro da ação as tão aguardadas sobremesas.

Sou gulosa por natureza, mas tenho o cuidado de não comer em excesso, não só por respeito à minha saúde e ao meu corpo, mas também pela duração da festa - e porque prefiro desfrutar com peso e medida, em vez de exagerar e acabar por nem aproveitar convenientemente. No entanto, atendendo a este meu traço que privilegia a gulodice, não resisto às várias opções doces. Os únicos elementos que quebram a minha preferência são os amendoins salgados, que são uma autêntica perdição e que procuram equilibrar um pouco a balança.

Na maior parte das vezes, o complicado é decidir por qual começar. Por isso, sirvo-me com porções pequenas, para poder saborear um pedaço de cada. No meio da conversa que enche a alma, há sempre espaço para uma degustação saborosa. E ninguém leva a mal se, por instantes, se trocarem as palavras pelas sobremesas, pois é um bem necessário. E é importante ressalvar que a lista de doces pode ser extensa, prolongando o processo de seleção e de prova. Porém, tenho sete que, sendo os meus prediletos, superam os demais.

Pão de Ló: Está no topo das minhas preferências. E, se for o de Ovar, ainda melhor. Sorte a minha por ter um pai com jeito para fazer pão de ló, assim posso aproveitar o ano inteiro, sabendo que é caseiro e delicioso - sempre!

Leite Creme: Não sei expressar a minha paixão por esta sobremesa, mas é um verdadeiro pedaço de felicidade.

Aletria: É uma das opções que não dispenso. Mas não gosto de qualquer uma, porque não me pode saber a água. Não desfazendo as restantes, a verdade é que adoro a forma como a minha mãe as confeciona. Porque consegue que todos os ingredientes combinem na perfeição. E é assim que me conquistam.

Rabanadas: É mais um caso sério de gulodice, porque não as consigo ignorar - nem quero, sendo totalmente honesta. Não gosto delas secas, mas também não gosto quando têm demasiado molho. O meio termo, para mim, é o que funciona melhor.

Chocolates: Com especial fascínio pelos Ferrero Rocher, pelos After Eight, pelos Raffaello e pelos Guylian.

Pirâmide de Natal: Escangalhada, com massa folhada, creme de ovo e raspas de chocolate negro. É uma delícia! E como é construída em fatias, torna-se mais fácil para dividir. Apesar disso, reconheço, pode tornar-se enjoativa, caso abusemos na quantidade. Mas, se soubermos equilibrar, é uma ótima escolha.

Molotof: Pode não ser a típica sobremesa de Natal - neste momento, qual é que ainda é exclusiva? -, mas é nesta altura que a como e sabe-me pela vida! É de uma leveza aconchegante.


Quais são os vossos doces de Natal prediletos?

Comentários

  1. Acho que nunca provei essa pirâmide de natal!

    Bjxxx e Feliz Natal!
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Não gosto de aletria e não conheço pirâmide de chocolate, mas adoro o resto... especialmente Raffaello! 😍
    E pronto... é assim que uma pessoa fica cheia de vontade de comer gordices logo de manhã! 😂


    A Sofia World

    ResponderEliminar
  3. Por acaso nem ligo muito aos doces, excepto chocolates... aí é a minha perdição :P

    ResponderEliminar
  4. .
    Visitando, lendo com gosto, e desejando:- Um Santo e Feliz Natal. Que o espírito natalício perdure em todos os corações.
    --
    » » Ame com amor verdadeiro ( Poetizando e Encantando ) « «

    ResponderEliminar
  5. Na minha mesa também nunca falta as rabanadas, chocolates e claro, a minha preferida: molotof :D
    Adorei o post.
    Um beijinho
    https://amaria-do-mar.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Por acaso nenhum dos teus é um dos meus favoritos! Eu vivo para a serradura da minha avó e a mousse da minha mãe ahah <3

    Beijinhos, Catarina | Blog // Instagram // Facebook // Bloglovin’ // Youtube

    ResponderEliminar
  7. nossa quantas delicias!!minha parte favorita da comilança de Natal sem duvida sao as sobremesas

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  8. Hmmm Rafaellos são os meus chocolates preferidos, perco-me :)
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  9. Eu vou nas rabanadas e aproveito para desejar à minha amiga e sua família um Santo e Feliz Natal. 🎄

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
  10. "O Natal começou no coração de Deus. Só está completo quando alcançar o coração do homem."


    Boas Festas Natalinas, querida amiga!
    Amo rabanada... todas apetitosas...
    Tenha dias natalinos felizes e abençoados junto aos seus amados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  11. Hum, pão de ló não pode faltar, mas há outras coisas que adoro
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  12. Na minha casa também há sempre pão de ló de ovos! Mas o que nunca falta mesmo é a mousse da minha avó, as filhoses minhas e da minha tia e lampreia de ovos é obrigatório!!

    ResponderEliminar
  13. Ohn minha querida! Eu é que fico feliz por conhecer pessoas como tu neste mundo. És incrível! Prometo que agora vou andar mais por aqui :)

    Nesta época o difícil é mesmo saber por onde começar ahah a minha perdição são mesmo os chocolates (e mesmo neles sou esquisita), não gosto da maioria dos doces típicos (aletria, rabanadas, leite creme, etc.) e ainda bem! No entanto, os que gosto farto-me de comer xD este ano já tenho abusado nos doces, mas é mesmo só nesta altura, até parece que sabem melhor eheh

    Beijoca minha querida <3
    santiago | facebook | instagram pessoal | instagram artístico

    ResponderEliminar
  14. Adoro filhós, rabanadas, sonhos, aletria e bolo-rei escangalhado ou se for de chocolate, o molotof come-se pouco. Este post fez-me lembrar o aroma a doces de natal *.*

    R: Já falta pouco para poderes ler =) obrigada pelas palavras tão generosas.

    ResponderEliminar
  15. Gosto de Pão de Ovar, dos chocolates Ferrero Rocher e do leite creme (queimado) que é mesmo a minha preferida! :D

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  16. R: Obrigada!!!!!! 💙

    Podes juntar-te a qualquer altura e não tens de participar em todos os meses, por isso pondera bem! :D

    ResponderEliminar
  17. Esta é mesmo uma época cheia de doces! É impossivel resistir

    3200 Degrees ❤

    ResponderEliminar
  18. As pessoas que são muito gulosas,
    a doces lhe sabem coisas amargas
    dizem verdades não são mentirosas
    gostei de ler essas suas palavras!

    Feliz Natal, com saúde, paz, amor e alegria, desejo para si Andreia, na companhia de quem mais desejar!

    ResponderEliminar
  19. Não te enganaste com o pão-de-ló? Não querias dizer bolo-rei?
    Eu sempre comi pão-de-ló na Páscoa e bolo-rei no Natal.

    Eu tenho saudades das rabanadas, arroz doce e aletria.

    Molotof comemos cá nos aniversários.

    ResponderEliminar
  20. Gostava de ser assim, contido. Mas não consigo. Sou um lambão e quase sempre chego a meio e já estou tão cheio, que qualquer pessoa naquelas condições não conseguiria comer mais. Mas eu consigo. Como até ficar doente. A única maneira de não comer aquelas guloseimas que sei que me estão a matar, é não as comprar.
    Infelizmente já não tenho pai e mesmo que tivesse, ele nunca evidenciou qualquer jeito para a doçaria. Por isso amanhã vamos ver se ainda apanhamos um pão-de-ló de Alfeizerão, curiosamente no sítio talvez menos provável: o LIDL. É verdade, o LIDL tem um pão-de-ló de Alfeizerão como ainda não encontrámos em Lisboa. É mesmo original e delicioso.
    E "prontes", por hoje é tudo. Resta-me agradecer e retribuir os votos de um ótimo Natal, repleto de tudo o que te fizer feliz. :)

    ResponderEliminar
  21. Para mim não há Natal sem sonhos, os da minha avó são tão tão bons!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Confesso que no que toca a doces de Natal sou uma esquisitinha ahah, não gosto muito de rabanadas nem de aletria, pelo que me fico pelo pão de ló e pelos chocolates que já são uma bela de uma perdição :p

    ResponderEliminar
  23. Consigo resistir a quase tudo... Mas se me puserem tronco de natal e coscorões à frente é certo e sabido que não os consigo ignorar!

    ResponderEliminar
  24. Eu sou fã do Molotof e dos sonhos!! Muiiitoooo fã!!

    ResponderEliminar
  25. Nunca provei molotof, mas Natal tem de ser com pão de ló de ovar e uma fatia de queijo da serra por cima xD A sandes mais deliciosa de sempre e com muitas pêras secas e avelãs à mistura.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário