Natal | 7 Filmes que Nunca Podem Faltar

Fotografia da minha autoria


«O cinema não tem fronteiras nem limites. 
É um fluxo constante de sonho»


O Natal é, por mais que me repita, um momento de família, de conversas demoradas e de conforto. E, por mais improvável que pareça, porque tem rituais muito próprios, também combina com pipocas. É que uma maratona dedicada à sétima arte - quer na noite da consoada, quer no dia 25 - sabe a abraço apertado, sobretudo, quando partilhamos o sofá com as nossas pessoas-luz.

O cinema é a categoria que, inconscientemente, mas negligencio. Por isso, passo longas temporadas sem assistir a um filme e, consequentemente, a lista em espera multiplica-se. No entanto, é na época mais espetacular do ano que colmato a minha falha e me redimo deste afastamento nada intencional - ainda que implique rever obras cinematográficas que quase conheço de cor. Mas a magia - conceito tão central - passa, igualmente, por revisitar ações e personagens familiares, porque ativam memórias e sensações de proximidade.

Entre o cómico e a nostalgia, somos envolvidos em enredos repletos de peripécias, aventuras, confraternização, mistério, amizade e, claro, amor. Não faltam estilos para todos os gostos. E, embora possam ser vistos ao longo de todo o ano, há sete filmes que me são indispensáveis nesta altura.

Sozinho em Casa: É um clássico. E sinto que o Natal já não é o mesmo sem ele. Passe o tempo que passar, para mim, continuará a ter graça assistir a todas as estratégias de Kevin - que fica esquecido em casa quando a sua família vai de férias - para se manter a salvo e impedir que os assaltantes levem a melhor. Apesar de, maioritariamente, ser um filme de humor, também tem cenas de uma enorme ternura e generosidade.

Harry Potter e a Pedra Filosofal: Foram anos a assistir, na RTP 1, depois do jantar, à primeira adaptação dos best-sellers de J. K. Rowling, que é o ponto de partida para uma viagem que acredito ser surpreendente e inspiradora. Ainda não me dediquei a todo este universo como ambiciono, mas não perdia o filme por nada! Potter - órfão de pai e mãe - «estranha alguns dos seus poderes», mas tudo «acaba por lhe ser explicado depois de receber uma misteriosa carta de um colégio de feitiços e magia». Harry «tem sangue de feiticeiros» e, neste filme, acompanharemos «o seu primeiro ano em Hogwarts».

O Grinch: Todos conhecemos um, não é verdade? Se calhar, a dado momento, até já vestimos essa pela. Independentemente disso, estamos perante mais um clássico. «O desagradável e malvado Grinch chegou para estragar o Natal a toda a gente», uma vez que detesta esta época. A história «desenrola-se em Whoville, uma aldeia onde todos os habitantes festejam alegremente o Natal», menos a criatura verde, «que adora fazer judiarias» e que, por essa razão, «disfarçada de Pai Natal decide assaltar todas as chaminés da aldeia».

A Todos um Shrek Natal: Por falar em criaturas verdes, nada melhor do que conceder espaço na televisão para o ogre mais querido de sempre! Sou uma entusiasta dos filmes do Shrek, por isso, esta curta-metragem não poderia ficar esquecida. «Quando pensava poder relaxar e aproveitar o tempo com a sua família, chega a melhor época de todas». O problema é que, «após prometer a Fiona e aos miúdos um Natal que eles recordarão, é obrigado a tirar um curso rápido no feriado». E quando julga que, finalmente, tem tudo o que precisa para um serão tranquilo, o Burro, o Gato das Botas e a restante companhia «decidem aparecer na festa» - transformando-se no maior «conto natalício jamais contado... até agora».

Elf - O Falso Duende: É daqueles argumentos que tem tanto de hilariante, como de comovente. «Há muitos, muitos anos, uma criança foi levada acidentalmente dentro do saco de presentes do Pai Natal para o Pólo Norte». E acabou por ser «adotada por um dos duendes, mas quando cresceu e ficou muito, muito grande, tornou-se impossível estar com os outros duendes na oficina onde se fazem os brinquedos. O velho duende que a adotou, encoraja-a, então, a ir à procura da família verdadeira». E a aventura começa!

O Irmão do Pai Natal: É dos meus filmes de eleição, pela mensagem, pela mudança e pelo crescimento. Afinal, há pessoas que, não sendo genuinamente más, escolhem o lado errado, mas isso não tem que ser irreversível. «Sabiam que o Pai Natal tem um irmão? Fred Claus viveu sempre na sombra de Nicholas. E, enquanto o Pai Natal sempre foi simpático e um cidadão exemplar, Fred é manipulador, sempre com falta de sorte e de dinheiro. Um dia, é obrigado a pedir ajuda a Nicholas, que aceita na condição de ele ir para o Pólo Norte trabalhar na fábrica de brinquedos. Porém, Fred não tem espírito de Elfo e vai acabar por pôr em perigo o Natal».

O Amor não Tira Férias: Natal é sinónimo de amor, por isso, não podia faltar uma comédia romântica, daquelas bem lamechas, que nos desarmam e nos comovem, ao mesmo tempo que nos proporcionam uma boa dose de gargalhadas e suspiros apaixonados. «Amando Woods e Iris Simpkins estão desesperadas por mudar de ares depois de uma série de problemas com os homens. Amanda viaja para Londres, enquanto Iris parte para Los Angeles, cidades que não conhecem, mas onde rapidamente se integram. As duas mulheres vão perceber o quão estranhos e tortuosos podem ser os caminhos do amor».


Quais são os filmes que não dispensam no Natal?

Comentários

  1. até não costumo ver muitos filmes por esta altura...

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. O pequenote ca de casa adora o Sozinho em Casa 2 :) Temos de ver o do Shrek :)
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  3. O Sozinho em Casa e o Harry Potter e a Pedra Filosofal são regras cá em casa. Para mim nem sequer é Natal sem esses filmes!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  4. Confesso que o sozinho em casa não pode faltar, mas alguns que falaste nunca assisti


    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  5. O sozinho em casa é um ritual, como muitos dizem: não há natal sem este filme. Se recuasse à minha infância, não faltaria o Natal do Mickey inspirado em Charles Dickens.

    Beijinhos, minha querida!

    ResponderEliminar
  6. Independentemente da sua admirável publicação que apreciei com gosto, e que elogio, passo a fim de deixar:- Votos de um … FELIZ NATAL … FESTAS FELIZES EM PAZ e AMOR
    ..
    *** Que nunca se apague a chama do amor e da solidariedade. - { Poetizando e Encantando} ***

    ResponderEliminar
  7. Adoro todos esses filmes, especialmente o Shrek, porque tenho uma espécie de amor incondicional pelo Burro ahaha
    Feliz Natal, miúda!

    ResponderEliminar
  8. O irmão do pai natal?!....acho que nunca vi esse :o) Tenho que pesquisar.
    O Natal não seria o mesmo sem os filmes mencionados :)))))))
    Aproveito para desejar um Feliz Natal e um Ano Novo com tudo de bom!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Aaaaaaah O Grinch! Meu preferido!!! (:
    Adorei muito teu cantinho!
    Gostaria que conhecesse meu bloguinho e seguisse, caso goste! Te sigo de volta! (:
    Boas festas!!!

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde !
    O Natal está próximo e eu não poderia deixar de passar aqui, com um pedido de desculpas pela ausência que muitas vezes se prolonga devido a falta de tempo para navegar em todos os blogs amigos e com os meus votos de um feliz natal!
    Natal é época de felicidade, paz, amor, união, respeito, amizade...
    Neste Natal semeie amor, paz e fraternidade para que no ano novo você colha bons frutos.
    Desejo que nesse Natal seu coração esteja repleto de coisas magicas para que no ano novo ele encha de esperanças e que as alegrias permaneçam em sua vida trazendo realizações, paz e amor para você e toda sua família!
    Boas Festas! Feliz Natal

    ResponderEliminar
  11. Não digo que seja tradição alemã. É sim, tradição do clã Hoffbauer__*_____*____ do dia 24 a 27 de Dezembro, não há TV, nem filmes.

    ResponderEliminar
  12. Boa Noite !
    O Natal está próximo e eu não poderia deixar de passar aqui, com um pedido de desculpas pela ausência que muitas vezes se prolonga devido a falta de tempo para navegar em todos os blogs amigos e com os meus votos de um feliz natal!
    Natal é época de felicidade, paz, amor, união, respeito, amizade...
    Neste Natal semeie amor, paz e fraternidade para que no ano novo você colha bons frutos.
    Desejo que nesse Natal seu coração esteja repleto de coisas magicas para que no ano novo ele encha de esperanças e que as alegrias permaneçam em sua vida trazendo realizações, paz e amor para você e toda sua família!
    Boas Festas! Feliz Natal

    ResponderEliminar
  13. nossa eu vi o amor nao tira ferias na semana passada, amei sua seleção, sao mesmo filmes que nao podem faltar no Natal

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  14. Um dos filmes tradicionais do Natal é o PEQUENO LORD, que vi esta noite pela milésima vez 🎄

    ResponderEliminar
  15. Ainda não vi nenhum filme de Natal este ano... tenho a sensação que será este fim-de-semana! Obrigada pela tua partilha, vou começar pelos que ainda não vi :)

    ResponderEliminar
  16. Adoro as tuas escolhas, são as mesmas que as minhas :D No entanto, nunca vi o irmão do pai natal nem o elf, o falso duende mas, a ver se vejo este ano ainda.
    Um beijinho minha querida
    https://amaria-do-mar.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  17. «O amor não tira férias»... vi e é tão maravilhoso! Fiquei apaixonada...
    agora só me falta «O irmão do Pai Natal» e o «Elf» :P Depois digo-te alguma coisa, sim :)

    ResponderEliminar
  18. Essa é uma tradição que também adotamos cá por casa, a de nos sentarmos e deliciarmos a ver alguns dos melhores filmes do Natal. Revemos alguns como o "Sozinho em Casa" claro e aproveitamos para ver outros que ainda não tenhamos visto. Por exemplo, há alguns aqui que considero clássicos de Natal, mas ainda não vi ou se vi já foi há algum tempo :p
    Não há nada que me saiba melhor do que estar nesse ambiente com as minhas pessoas :)

    ResponderEliminar
  19. Grinch ❤️❤️ Eu adoro filmes natalícios e tenho visto quase todos os que passam na Fox Life. Vi há pouco tempo o do "Amor não tira férias" e gostei bastante. Leve, divertido, romântico.

    ResponderEliminar
  20. Todos os anos digo que é desta ue vejo um filme, mas nunca acontece, ou porque tenho a casa cheia ou cansada das festividades adormeço, mas se pudesse escolher um, seria mesmo qualquer um dos Shrek 😍

    ResponderEliminar
  21. Não suporto o sozinho em casa xD
    Eu sou o grinch na vida real!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário