FEIRA DO LIVRO // PORTO, 2019

Fotografia da minha autoria


«Gostávamos que partilhasse o nome do livro 
que lhe ficou na memória»


O Natal, dizem os entendidos, é quando a humanidade quer. E o meu chega, quase sempre, em setembro, embrulhado num dos melhores eventos da cidade do Porto: a Feira do Livro. Houve edições em que apenas fui passear para os Jardins do Palácio de Cristal, absorvendo o ritmo frenético, os olhares atentos e toda a atmosfera literária dos inúmeros pavilhões. No entanto, nos últimos anos, tenho procurado investir naqueles exemplares que se mantêm alicerçados na minha lista interminável. E, para 2019, adotei o mesmo plano de ataque.

Só tive oportunidade de comparecer na última data. Porém, fiz uma pesquisa prévia, que me permitiu perceber quais seriam os Livros do Dia. E foi de sorriso largo que vi três títulos que tanto gostaria de acrescentar na minha estante. A verdade é que, apesar dos descontos associados, nem sempre compensa investir na Feira do Livro e é importante compreendermos isso mesmo. Claro que este aspeto pode não constituir um problema, mas se o objetivo for conseguir poupar, então, temos que estar em sintonia com as ofertas, fazendo uma gestão consciente. Assim, depois de identificar as obras que pretendia, comparei preços. Estabeleci o meu orçamento para esta ocasião. E fui-me divertir para a Avenida das Tílias, acabando por ser surpreendida.


No total, fazia intenções de adquirir três livros, mas regressei a casa com cinco: A Amiga Genial [Elena Ferrante], Mataram a Cotovia [Harper Lee], Sapiens: História Breve da Humanidade [Yuval Noah Harari], A que sabe a lua? [Michael Grejniec] e Feminismo para os 99% [Cinzia Arruzza, Tithi Bhattacharya & Nancy Fraser]. Naturalmente, encontrei mais obras interessantes e que não me importava que também viessem no meu saco d' O Principezinho, mas mantive-me focada no meu propósito. Não visitei todas as bancas - até para não me tentar -, contudo, despedi-me bastante satisfeita, porque sinto que compensou ser comedida. E ir de lista traçada, embora fosse fácil memorizar as compras que tinha idealizado. Para quem é apaixonado pela leitura, permanecer muito tempo nestas iniciativas é perigoso. Mas há uma linguagem que todos entendemos - e partilhamos. E que nos renova, garantindo um reencontro em edições futuras.

Contas feitas, por estes cinco livros, paguei 52,34€, em vez de 84,89€. Desde que passei a estar mais atenta aos Livros do Dia, a poupança tem sido mais significativa. E, caso não me falhe a memória, esta foi a vez em que poupei mais. Portanto, fechei com saldo positivo, acolhendo narrativas distintas, que me possibilitarão crescer ainda mais. E isso só pode ser especial.

Comentários

  1. Respostas
    1. Como o compreendo, Francisco. Sou igual!
      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  2. A Feira do Livro de Lisboa, também me faz lá ir por vezes mais que uma vez... A oferta é tanta (e não só em livros), que me canso um bocado.
    Mas efectivamente se estivermos atentos poupa-se bastante...

    Beijinhos
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, verdade, o programa estende-se para lá dos livros e tenho mesmo pena de, este ano, não ter conseguido usufruir dos encontros.
      Pois, é isso, é uma questão de estarmos com atenção e de fazermos um bocadinho de trabalho de casa :)

      Eliminar
  3. Num lugar desses, para ti, deve ser muito dificil de sair de lá sem uma montanha de livros!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É preciso ter um auto-controlo gigante ahahah mas até fui comedida

      Eliminar
  4. Penso que, todos os motivos para ir ao Porto são bons... Gosto muito das feiras do livro... este ano, não fui à de Lisboa. Enquanto não "avançar" com pelo menos alguns que tenho na lista de espera, não quero consumir mais só porque sim...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, não faltam razões maravilhosas para passear pelo Porto *-*
      Devia fazer o mesmo, até porque ainda tenho vários por ler, mas também não compro só porque sim. Por norma, aproveito é promoções jeitosas de livros que estão na minha lista de desejos

      Eliminar
  5. Olá! Também eu adoro ir às feiras dos livros mas geralmenye acabo sempre por comprar apenas um ou dois livros, mas adoro visita lás na mesma

    pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim consegues juntar o melhor de dois mundos: passear entre livros e voltar a casa com exemplares, que acabam por ter uma história extra :)

      Eliminar
  6. Um momento para se aproveitar:))

    Hoje no Brincando:-Instante ilusório

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta - Feira

    ResponderEliminar
  7. Ainda sou do tempo da feira do livro nos aliados e se realizar no início do Verão, salvo erro :)
    Vim para o Uk e começaram a fazer no meu sítio preferido da nossa cidade :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também cheguei a visitar a Feira do Livro nos Aliados, mas nessa altura não era tão atenta a esta questão dos livros do dia, nem tinha grandes estratégias de poupança :p
      No Palácio é ainda mais especial!

      Eliminar
  8. Feira do livro, é divinal e todas as cidades deveriam recorrer a um evento desses. Adoro!

    Beijo
    https://danielasilvaoficial.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. É sempre bom aproveitar as promoções nessas feiras, mas já faz algum tempo que não vou a uma
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma maneira de encurtarmos a nossa lista e de pouparmos algum dinheiro :)

      Eliminar
  10. Acreditas que há anos que não vou a uma feira do livro coração? E ainda por cima é algo que adoro! E que boa poupança fizeste tu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que voltar a ir, meu bem. Tenho a certeza que te vais sentir em casa :)
      Fiquei mesmo satisfeita!

      Eliminar
  11. As feiras do livro são excelentes eventos para comprar livros e conhecer autores, em 2015 conheci o Afonso Reis Cabral, uma simpatia. Em 2017 esteve lá o José Luís Peixoto mas não consegui ir =(. Este ano, não marcou presença.

    Beijinho grande! :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, verdade. O que torna o evento muito mais rico e estimulante :)
      Tenho imensa curiosidade em relação à obra de Afonso Reis Cabral
      Foi uma pena!

      Eliminar
  12. Gosto tanto de ir a feiras do livro! Porque será? :D

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  13. Nunca fui à Feira do Livro do Porto, mas adoro ir à de Lisboa. Não só pelos livros, mas pela animação toda que a rodeia também! Dessas tuas escolhas, quero muito (há vários anos) ler o "Mataram a Cotovia"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu caso, nunca fui à de Lisboa, mas gostava :)
      Sim, sim, sem dúvida, todo o programa envolvente é fascinante e complementa a atmosfera literária. É mesmo bom perceber que há essa aposta.
      Mataram a Cotovia também estava na minha lista há anos, mas foram sempre surgindo outras obras. E o mais curioso é que, pelo menos, de há três edições para cá, cruzo-me sempre com uma ótima promoção do livro na Feira do Livro. Desta vez não podia desperdiçar

      Eliminar
  14. A feira do livro é uma feira popular para crianças, se souberes desvendar o que anda por ali!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um belo evento para toda a família, por tudo o que nos permite experienciar!

      Eliminar
  15. A feira do livro é sempre maravilhosa em qualquer parte do pais! Só poder respirar aquele ambiente é fantástico!!

    A que sabe a lua? é muito lido lá em casa

    A Amiga Genial - é viciante, vais ter de pedir ao pai natal os outros 3 volumes, vais ver!!!

    Mataram a Cotovia e Sapiens: História Breve da Humanidade, quero muito ler, estão na minha lista também!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei com uma duvida " Não Matem a Cotovia " e " Mataram a Cotovia " é o mesmo livro? Sabes?

      Eliminar
    2. Sinto exatamente o mesmo, Titica! O ambiente em si é maravilhoso. E ter a oportunidade de só passear por lá já é reconfortante *-*

      Adoro esse livro. E, para mim, terá sempre um significado especial, porque me faz lembrar dos meus pequeninos da creche, que adoravam essa história.

      A menina ainda me perguntou se queria trazer os restantes, mas tive que declinar a muito custo ahahah

      Há anos que tinha o Mataram na Cotovia na lista, desta vez teve mesmo que vir comigo. O Sapiens também me intrigou e achei que estava com uma boa promoção, então, juntei o útil ao agradável

      Eliminar
    3. Sem qualquer certeza, penso que é o mesmo. Mataram a Cotovia é a tradução mais recente do título, mas antes era Não Matem a Cotovia

      Eliminar
  16. Tive pena de não ter ido!
    Mas se fosse iria perder-me, perco-me sempre quando vejo livros. 😅

    ResponderEliminar
  17. À Feira do Livro do Porto nunca fui, mas está na lista para um dia visitar. Mas também só este ano fui à de Lisboa pela primeira vez e estou aqui mesmo ao lado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando menos esperares, a oportunidade surgirá, vais ver :)
      Também gostava de, um dia, visitar a de Lisboa

      Eliminar

Enviar um comentário