PÃO DE FORMA | ELVAS

Fotografia da minha autoria

«É preciso ver o que não foi visto,
ver outra vez o que se viu já»

Elvas. Cidade de duas faces: uma dentro e outra fora de muralhas. No interior desta fortaleza, senti-me num conto de fadas moderno, onde as paredes caiadas fazem sobressair apontamentos de um amarelo-sol e um azul-céu, que aconchegam a alma. Fiquei maravilhada a calcorrear as suas ruas. E, inclusive, tive a sensação de estar próxima de Santa Catarina, no Porto, pela envolvência e pela disposição dos vários estabelecimentos. Exaltando a essência alentejana, revelou-se um pequeno pedaço de sonho ao qual faço questão de regressar.

A Rainha da Fronteira localiza-se perto de Espanha e a sua fortificação desenha-se em forma de estrela. Além disso, desde 2012, foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, sendo riquíssima ao nível de património militar e religioso. Porém, não carece de pormenores extraordinários. A Praça de Elvas abrange todo o seu centro histórico e é «composta por sete baluartes e quatro meios baluartes». Para termos acesso à cidade, podemos seguir por três portas duplas «e por várias poternas», que são portas secundárias disfarçadas. Deambulando pelo seu interior, somos abraçados por palacetes, igrejas, fontes e inúmeros estilos arquitetónicos, potenciando um lado plural, que sobreviveu e renasceu nas mais diversas fases de evolução territorial. E nestas metamorfoses, que permanecem no tempo, há uma história absolutamente inspiradora.

A minha primeira paragem foi em frente ao Arco de Dr. Santa Clara [Porta de Tempre]. Logo de seguida, não é possível ignorar o Pelourinho. Descendo a rua, chegamos ao Mercado Municipal, conhecido como Casa das Barcas - como o nome permite antever, «tinha como finalidade a construção e o armazenamento de barcas para operações militares». Aproximando-me das suas limitações, deixei-me envolver pela paisagem tão pacífica e pelo vislumbre do Forte de Nossa Senhora da Graça, que terei que visitar numa oportunidade futura. Mantendo-me fiel à rota que fomos traçando no momento, passei pela Igreja de São Martinho e pela poterna com o mesmo nome. Deslumbrei-me com o Aqueduto da Amoreira. E apaixonei-me pela beleza e pela arquitetura da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. O melhor de tudo é que, quanto mais observava, mais me sentia conquistada.

O meu olhar atento proporcionou-me descobertas que não mais esquecerei, sobretudo, pelos contastes. É impressionante a quantidade de estímulos visuais e, ainda assim, a sensação de pertença. Absorta em pensamentos, sempre de máquina fotográfica pronta, cheguei à Praça da República, onde se encontra a Igreja de Nossa Senhora da Assunção - antiga Sé Catedral -, o Posto de Turismo e a Casa da Cultura. Em simultâneo, privilegia esplanadas para desfrutarmos da vista. Da grandiosidade. E da paz que se sente em Elvas.

Sinto que nenhuma descrição fará justiça a esta cidade incrível, com imensos pontos de interesse. No entanto, para compensar, embarcamos numa viagem ao passado, desvendando preciosos tesouros, com a certeza de que há um traço contemporâneo que perpetuará a sua natureza.

Já conheceram Elvas?

1. Belas fotografias de Elvas passei por lá o mês passado, aproveito para desejar a continuação de uma boa semana.

Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

2. Ainda no outro mês lá fomos, apanhamos uns 40ºc, mas não ficamos privadas de dar um passeio por esse bela cidade! Temos imensas fotos para depois também partilhar. E além do mais come-se muito bem lá!!

Beijinhos,

1. A temperatura, depois, acaba por ser só mais um detalhe, porque rendemo-nos completamente ao espaço e só queremos explorá-lo :)
      É impossível não querermos fotografar cada detalhe ahahah
      Acredito!

3. Ainda não, mas que lugar mais giro para passar uns dias
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

4. Nunca visitei mas parece ser uma cidade bem pitoresca :)

Beijinhos!

5. Nunca visitei Elvas, mas está na minha lista de locais a visitar! Adorei visitar Elvas através dos teus olhos!

Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

1. Fico mesmo feliz por saber isso, minha querida! Vais adorar quando fores lá *-*

Eliminar
  6. Elvas de hoje e Elvas de há 46 anos, são duas cidades diferentes, mais que não seja, por ser vista de um ponto de vista diferente.
    O que nós penávamos quando passávamos aquele arco, a caminho do terreiro onde nos tiravam a pele, até dói só de recordar.
    O meu quartel, aquele edifício amarelo que outrora foi um convento e hoje (penso eu), pertence ao ministério da agricultura...
    Foram tempos duros... tempos que não deixam saudades. Hoje já não rogo pragas a Elvas, mas às vezes parece que ainda tenho cardos espetados nos joelhos, de tanto rastejar encosta abaixo...

1. É perfeitamente natural, porque ficaste negativamente marcado nesse lugar, por isso, acaba sempre por despertar memórias menos felizes :/

Eliminar
    2. De vez em quando volto a esses lugares que me deixaram "traumatizado" e tento exorcizar os fantasmas através da gastronomia.
      Um dia destes volto a Elvas e vou-me "encharcar" numa sobremesa de sericaia. eheheh

3. É uma bela maneira de os mandar embora :D
      Espera lá que eu aproveito a boleia e também vou. Para comer sericaia estou sempre pronta ahahahah

Eliminar
  7. Da vontade de cantar: Oh Elvas Oh Elvas Badajoz à vista :)
    Viajei ctg através das tuas bonitas fotografias :)

1. Dei por mim algumas vezes a cantarolar isso ahahah
      Que bom, minha querida!

Eliminar
  8. Tanto passeio... tanto passeio (risos)

Em todo o caso, conheço Elvas e fiquei impressionado com o que vi, não tinha de todo ideia que fosse um local tão especial e agradável de visitar.

Almocei muito bem apesar de não estar recordado do prato escolhido...

Beijinhos e bom passeio

1. Tudo em tempo de férias :D

É uma cidade lindíssima, cheia de história e de detalhes que nos arrebatam. E vim embora ciente de que muito me faltou explorar!

Em relação à comida, não tenho referência, porque não almocei por lá. Ou, melhor, almocei, mas não em restaurante típico

Eliminar
  9. Fui lá uma única vez, lembro-me que para passar de carro nalgumas ruas foi um sarilho.

1. Oh, que curioso! Por acaso, não tivemos grandes dificuldades nesse aspeto

Eliminar
  10. Só lá estive em Elvas de passagem e tenho pena porque é uma terra linda. Tenho de voltar um dia com mais tempo para poder explorar.
    Beijinhos

11. Nunca visitei, mas ai a cidade é cheia de amarelo. Já adoro!!!

1. Fiquei encantada! E o contraste entre o branco e o amarelo é qualquer coisa de extraordinário *-*

Eliminar
  12. Elvas já não conheço, mas tem uns tons azuis e amarelos que me conquistam à primeira vista ^^,

1. E ao vivo? Tenho a certeza que te vais render ainda mais, minha querida. Quando tiveres oportunidade, não hesites *-*