PÃO DE FORMA | PORTALEGRE

Fotografia da minha autoria


«É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já»


A brisa serena, que me ondula os caracóis. A luz, ainda enfraquecida, que começa a colorir o céu azul, que me define a alma. Ao abrir a janela, é este cenário de paz que encontro. Por isso, abraçando o silêncio de uma rua adormecida, ligamos a Pão de Forma imaginária e partimos quase sem destino, mas com uma região em mente: o Alentejo esperava por nós. E Portalegre foi a nossa primeira paragem.






Esta cidade, que mantém muralhas do século XIII, convidou-nos para um passeio descontraído, ainda que mais superficial, calcorreando as ruelas com tanta beleza e detalhe. Estacionando no Largo Serpa Pinto, somos recebidos pelo Palácio Barahona, que se destaca pela sua fachada vistosa e, ao mesmo tempo, delicada, com traços que nos preenchem o olhar. Funcionando como Arquivo Distrital, é um imóvel de interesse público, que «preserva feições Barrocas».






Avançando na nossa rota, como seria de esperar, não resisti a explorar o Castelo. O acesso ao interior é gratuito. E construíram uma estrutura em madeira, que imprime um contraste vincado entre os vestígios medievais e o lado mais contemporâneo. A visita pelas ameias não é possível, atendendo ao estado frágil do percurso, porém, no segundo andar [salvo erro], tínhamos a oportunidade de ver uma exposição de André Bergano, denominada Olhar Taurino. Seguindo por uma entrada mais estreita, chegamos a uma nova sala, com uma janela aberta que, embora gradeada, nos permite ter uma vista sobre parte da cidade. Apesar de carecer de um maior cuidado, para evidenciar toda a grandeza desta edificação histórica, vale a pena visitar.






Por fim, porque ainda precisávamos de procurar um local para passar a noite [e não iríamos ficar em Portalegre], deslocamo-nos até à Sé. Localizada na Praça do Município, a fachada apresenta alguns sinais de desgaste, mas não nos deixa indiferentes pelos seus pormenores. Por princípio, nunca fotografo o interior de locais mais religiosos [sendo ou não possível fazê-lo], mas a arquitetura merecia um registo. A sua beleza é cativante. Talvez favorecesse com o restauro de algumas áreas, contudo, as janelas, os azulejos e as pinturas arrebatam-nos. O seu traço próprio é, sem dúvida, um verdadeiro encanto. Voltando ao exterior, ainda conhecemos um patudo cheio de pinta.






É certo que nos faltaram explorar mais paragens obrigatórias, porque Portalegre tem uma longa história e memórias palpáveis. Assim, despedi-me com a certeza de ter mais uma desculpa para regressar.






Já visitaram Portalegre?

Comentários

  1. Um belo passeio e gostei bastante das fotografias estão excelentes, aproveito para desejar uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  2. Nunca lá fui e agora parece que já conheço!!!

    Gostei muito da janela em azulejo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, que belo elogio *-* quando tiveres oportunidade, vale a pena a visita!

      Eliminar
  3. Acho que estive uma vez de passagem por lá, mas fiquei curiosa!

    Beijinhos.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Um belo passeio.
    As fotos ficaram muito boas.
    Andreia, tem um boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  5. Gosto das fotografias, especialmente a fotografia com o gato. AMO GATOS 💚

    ResponderEliminar
  6. Faz muitos muitos anos...

    Que belo passeio, gostei de "viajar consigo nesta publicação"

    Há tanto por visitar... Costumo dizer cá por casa que quero um local para "voltar"... normalmente andamos de um lao para o outro e há escolhas que têm de ser feitas (entre o conhecer algo novo ou o voltar a um antigo) e a escolha, normalmente pense para o desconhecido...

    Assim, continuo a procurar um lugar para férias/fins de semana que um dia chame meu.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente! Muito obrigada :)

      Pois é, acabamos sempre por priorizar o que ainda não conhecemos [o que compreendo e também faço], mas sabe pela vida termos locais onde podemos voltar e sentir todo esse lado familiar!

      Eliminar
  7. Um belo lugar para conhecer, acho que nunca passei por aí, mas quem sabe um dia não o faça
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. Nunca fui a Portalegre, mas adorei os teus registos fotográficos (:

    http://arrblogs.blogspot.com/2019/09/back-to-university-supplies-haul.html

    ResponderEliminar
  9. Vocês aí no Porto falam dos mouros, mas é por inveja. lol

    ResponderEliminar
  10. Captaste muito bem a essência desta cidade tão bonita :) Por acaso nunca visitei Portalegre mas adorei fazer esta visita, ainda que virtualmente, através das tuas fotografias e palavras :) Fiquei com vontade de la ir :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, minha querida *-*
      Quando tiveres oportunidade, é uma paragem bem bonita

      Eliminar
  11. muito obrigado, meu doce!

    é lindíssimo :o :o fiquei com imensa vontade de visitar!

    NEW REVIEW POST | O BOTICÁRIO: INTENSE CONCEALER, WORTH IT?
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  12. Olha que belo passeio e que fotos maravilhosas :)

    https://checkinonline.blogspot.com/

    ResponderEliminar

  13. Eh páh... aqui há gato! :))
    Tens toda a razão quando dizes «É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já»... porque eu sei que já passei em Portalegre em 1991 mas não me lembro de nada de nada! Tenho MESMO de lá voltar!
    Por agora contento-me com uma visita "à boleia" das tuas fotos e histórias, que me adoçam ainda mais a vontade de voltar.

    Obrigada pela partilha
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Literalmente :p ahahah
      No fundo, há sempre detalhes que nos escapam. Por isso, sabe bem revisitar e voltar a observar caminhos tão familiares.
      Tens mesmo :)
      E és muito bem-vinda na minha Pão de Forma

      Eliminar

Enviar um comentário