MESA REDONDA | LAMA'S TEMPLE

Fotografia da minha autoria


«Cozinhar é só um jeito diferente de amar»


O traço aventureiro, dentro de todos os compartimentos da minha identidade, não é o mais vincado. E isso estende-se à gastronomia, uma vez que não arrisco assim tanto em receitas fora da minha zona de conforto. No entanto, estava desejosa de experimentar sushi. Visualmente, deixou-me sempre curiosa e queria perceber o contraste das texturas. Mas fui adiando por receio, por falta de companhia, por não ter referências ao nível de locais apropriados. Até que, desafiada pela minha melhor amiga, fiz a minha estreia no Lama's Temple.

Localizado na Rua Brito Capelo, em Matosinhos, este restaurante de cozinha japonesa surpreendeu-me logo pela sala: ampla, de teto alto, bem aproveitada no que se refere à organização do espaço e com uma decoração elegante e delicada. O que proporciona um ambiente bastante agradável e sereno. Além disso, o atendimento foi irrepreensível, porque os funcionários eram de uma simpatia e de um cuidado extraordinários. E, para mim, estas variantes fazem toda a diferença. Claro que a confeção tem um peso significativo. Porém, só regresso onde me sinto bem. E, aqui, fizeram-me sentir em casa, mostrando-se totalmente disponíveis para nos auxiliar em qualquer dúvida.

Quando trouxeram a carta, a única coisa que escolhi foi a bebida: chá de jasmim, que é uma preciosidade - e eu adoro. Depois, deixei-me ir sem rede, ficando à mercê da minha companhia. Para entrada, selecionou mini crepes, gyoza, frai de camarão, espetadinhas de camarão e espetadinhas de frango. Para não ficarmos muito tempo à espera, aconselharam-nos a pedir também as peças seguintes e optamos por um mix de sushi e sashimi. Importa referir que, tanto ao almoço, como ao jantar, o menu é à discrição, variando apenas no preço [as bebidas e as sobremesas, em ambos, são à parte]. Contudo, se preferirem, podem ficar somente pelas entradas ou, então, escolher outras opções que não contemplem sushi. A carta é praticamente adaptável a todos os gostos. Outro pormenor importante: para quem, como eu, nunca comeu com pauzinhos ou não se ajeita a utilizá-los, eles disponibilizam versões com elástico, o que facilita bastante o processo.

Quanto à minha experiência, posso garantir-vos que adorei e que fiquei completamente rendida a esta iguaria. A mistura de texturas e sabores é, sensorialmente, muito rica e deliciosa. E sentia-se a qualidade e frescura do peixe. As peças, no meu entender, tinham o tamanho certo e o mix veio muito bem constituído e apresentado. Acabamos por repetir e, embora tivesse demorado mais um pouco, voltamos a ficar satisfeitas. Confesso que estava receosa de não gostar, mas as minhas expectativas foram superadas com muito sucesso. O Lama's Temple revelou-se uma surpresa maravilhosa. E é claro que ficou prometido um regresso. Já estou em contagem decrescente.

Comentários

  1. Não me safava com essa comidinha!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Uma excelente refeição e gosto bastante da cozinha japonesa, aproveito para desejar uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  3. Não sou fã de comida japonesa e não gosto de sushi, mas também só provei há uns meses atrás. Mas tenho uma curiosidade engraçada... conheces chá de jasmim à venda nos supermercados? Nunca provei e nunca vi por aí. Sempre que vejo um chá novo compro para experimentar :)
    Beijinhos, minha querida 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto que o sítio onde experimentamos influencia muito. Claro que podemos ir a um ótimo restaurante e, mesmo assim, não gostarmos, mas permite que a refeição seja mais isenta de condicionantes.
      Salvo erro, cheguei a comprar no Jumbo, mas naquela secção avulso. Só que já não encontro há algum tempo, por acaso.
      Sou igual ahahah

      Eliminar
    2. Ah, muito obrigada 😘 eu também vou muito poucas vezes ao Junho. É só quando vou ao Centro Comercial :)

      Eliminar
    3. Nada que agradecer, minha querida. Se, por acaso, conseguir encontrar noutro estabelecimento também te aviso :)

      Eliminar
  4. Nunca provei sushi, gosto da forma como é apresentado; mas é um prato que não me atrai. Quando fui à Madeira, no avião deram-me salmão fumado e desde aí nunca quis provar sushi.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso, sempre tive imensa curiosidade, precisamente, pela forma como vem apresentado :)

      Eliminar
  5. Ainda não me aventurei novamente com pés e cabeça nesse mundo do sushi, mas algum dia vai ser!!!

    ResponderEliminar
  6. Olá:- Posso ser sincero?: ODEIO ESSA CENA DO SUSHI...Peixe cru? bahhhhhhhh
    Prefiro um bifinho de vitela, lol
    .
    ** Amar-te até adormecer **
    .
    Votos de um dia feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim! Aqui há sempre espaço para a sinceridade :)
      Estava receosa com essa questão, mas gostei bastante. O contraste das texturas é mesmo interessante e saboroso

      Eliminar
  7. Compreendo o teu medo, também passei por isso, mas veio a curiosidade e depois, experimentei e adoro!

    Beijinho,
    https://danielasilvaoficial.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Confesso que não é das comidas que adoro, mas para quem gosta é bom

    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. Então, havia de tudo um pouco nesse restaurante japonês. Muitas variedades para se poder escolher, em conformidade com os gostos de cada um. Nunca fui a um restaurante japonês nem almoçar nem jantar. Desconheço a gastronomia japonesa!
    Pelo que relata do texto que escreve acerca do mesmo. Ficou satisfeita e tenciona lá voltar...

    Tenha uma boa tarde Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Embora não tenha analisado a carta ao pormenor, também havia massas. O que é ótimo para quem não gostar assim tanto de sushi
      Sem dúvida!

      Eliminar
  10. Hmmmm babei :) Adoro sushi como já te disse :)

    ResponderEliminar
  11. Gosto muito de sushi! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  12. Confesso-te que não sou uma grande fã de sushi. Apenas gosto daquele que é frito por fora. No entanto, gosto de ir a restaurantes japoneses ou chineses, mas para comer crepes de legumes, que adoro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também provei um frito por fora e, embora seja mais adocicado, gostei :)
      Os legumes não são o meu forte, aqui me confesso, mas fiquei rendida a esses crepes. São deliciosos!

      Eliminar
  13. Tivemos recentemente uma ida ao sushi que levou a uma semana de intoxicação alimentar. Um litro de soro depois, com medicação, comecei a recuperar. Agora nem o sushi sabe ao mesmo. Tenho que aprender a perder o medo. _Telma.

    Eu (Pedro) nunca gostei de sushi. Esse arroz com vinagre não me convence! Mas depois de ver o que ela passou então...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tendo em conta a experiência tão negativa, é perfeitamente natural esse receio e toda a hesitação :/

      Eliminar
  14. Acreditas que também experimentei sushi recentemente eheh? Andava super curiosa, mas ia adiando sempre, até que aproveitei a viagem para o fazer. No entanto, a minha experiência não foi tão positiva, não gostei muito da textura e confesso que o sabor também não me deixou satisfeita... Talvez um dia experimente outro sítio, mas não fiquei nada entusiasmada :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? Que máximo, andamos em sintonia ahahah
      Parte de mim, ia super entusiasmada, mas a outra equilibrou as expectativas, porque tinha mesmo receio de ficar desiludida com a textura. Felizmente, correu tudo bem :p
      Não que seja grande entendida, até porque me iniciei neste mundo do sushi há pouquíssimo tempo, mas acredito que o local faz toda a diferença. Nada como voltares a experimentar, assim tiras as teimas.
      Pois, percebo

      Eliminar

Enviar um comentário