PÃO DE FORMA | MONSARAZ

Fotografia da minha autoria


«É preciso ver o que não foi visto, 
ver outra vez o que se viu já»


Monsaraz arrebatou o meu coração. A vila «perto do céu» preserva o seu traço medieval e uma magia absolutamente inspiradora. Antes de me aventurar no interior das muralhas, deixei-me deslumbrar pela vista do miradouro, que nos alarga o horizonte pelas belas e carismáticas planícies alentejanas, também cobertas por água, graças à Barragem do Alqueva, cuja construção potenciou a origem de um dos maiores lagos da Europa. Além disso, é visível o orgulho em ser Montesarense, porque somos recebidos por uma Escultura de Homenagem do Povo «ao Homem que precisava de sonhos para existir», acontecendo o «Cante».






A um passo de entrar num espaço digno de contos de fadas, avistei a Ermida de São Bento, que ficou sinalizada para uma próxima visita. E, depois, fui recebida por um misto de paredes caiadas e xisto. Calcorreando a rua principal, ouvimos o eco dos nossos passos. Sentimos a paz de estarmos protegidos, no topo da colina, como se apenas existisse este lugar no mundo. E perdemo-nos nos detalhes delicados e identitários de uma história que «parou no tempo», mas que será eternamente fascinante. Porque o seu lado pitoresco e tradicional evidencia a luz que transborda e o caráter acolhedor de um local que «foi castro fortificado», transformando-se na Vila-Museu que podemos - e devemos - conhecer hoje. E, de preferência, devagar, para absorvermos tudo aquilo que tem para oferecer.






A minha máquina não teve um minuto de sossego, pois existem diversos estímulos visuais para registar. Há quatro grandes portas por onde podemos entrar na fortaleza. E todas nos possibilitam usufruir desta viagem encantada, onde ficamos a conhecer a Igreja da Nossa Senhora da Lagoa - estilo renascentista, que acolhe oito capelas no seu interior imponente -, a Capela de São José - situada por cima de «uma antiga moradia quatrocentista» - e o Pelourinho oitocentista - em mármore branco. Seguindo pelo Largo de D. Nuno Álvares, é impossível ignorar a riqueza arquitetónica e a beleza dos diferentes edifícios e lojas artesanais. Por seu lado, o Castelo, edificado por D. Dinis, «é um miradouro privilegiado sobre a barragem» e deixa-nos surpreendidos com o seu nível de conservação. Aliás, está é, talvez, uma imagem de marca, pois nota-se o cuidado na preservação desta vila que não esconde toda a grandeza que a caracteriza.






Monsaraz é o berço do concelho. E abre-nos a porta de um património plural, que expõe toda a sua beleza através de monumentos e das ruas estreitas e «recantos soalheiros». O segredo é mesmo estacionar o carro e dedicarmo-nos ao percurso pedestre, porque este postal real «é um palco de excelência». Um refúgio. E um presente que não renega as suas origens. É, para mim, uma das vilas mais bonitas. E fará sempre parte da minha identidade. Porque senti-me em casa.











Já conheceram Monsaraz?

Comentários

  1. Gosto muito da vila de Monsaraz dentro do seu belo castelo, aproveito para desejar uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Quando tiveres oportunidade, acho que vais adorar! Muito obrigada :)

      Eliminar
  3. Heyyy!! Nunca fui à Monsaraz mas adorei as fotos, tem vistas lindas e o castelo é magnifico! Adorei

    pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! E as fotografias não fazem total justiça à beleza desta vila, porque, ao vivo, é de nos deixar sem fôlego

      Eliminar
  4. Monsaraz é linda. Ou melhor, o Alentejo é lindo.

    ResponderEliminar
  5. Pelo que relata nas palavras que escreve. Sobre Monsaraz mais perto do Céu. Na Barragem do Alqueva água do Rio Guadiana armazenada. Formando um grande lago na planície alentejana. Que lhe dá vida e mais beleza. E por toda essa belezas os seus olhos terão ficado encantados?

    Tenha um bom dia Andreia.

    ResponderEliminar
  6. Não conheço, mas concordo contigo no conto de fadas! Que maravilhosa! E as fotos estão espectaculares!!!

    ResponderEliminar
  7. Que sítio tão bonito, a fazer mesmo lembrar o Alentejo. Adorei as fotografias.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
  8. Não conheço Monsaraz, mas sem dúvida fiquei com vontade de a conhecer depois deste texto. Tal como referes, o segredo é mesmo estacionar o carro e explorar a pé a cidade. Deve valer bem a pena!

    Beijinhos,
    Ricardo, www.opinguimsemasas.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando puderes, aconselho mesmo partir à descoberta de Monsaraz. É um mimo *-* muito, muito obrigada!
      Acredito que só assim é que conhecemos verdadeiramente os locais por onde passamos

      Eliminar
  9. Nossa que lindo lugar para conhecer, se não me engano já tinha ouvido falar, mas nunca foi lá
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  10. Tenho ideia de já lá ter estado de passagem...
    Mas as fotos são fantásticas!

    Beijinhos
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Obrigada por me lembrares desta bela terra.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Já fui várias vezes a Monsaraz e gosto mais a cada visita! Infelizmente da última vez tinhamos planeado ir lá almoçar, mas quando chegámos já não havia um único restaurante a servir almoços e não era assim tão tarde... Foi uma pena...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito! Há sempre mais detalhes que nos encantam, até porque o nosso olhar já é direcionado com outra maturidade *-*
      Oh, uma pena mesmo

      Eliminar
  13. Não conheço Monsaraz, mas senti-me lá contigo. Que registo encantadores! Não me canso de dizer que Portugal tem cantinhos absolutamente deslumbrantes, adorei <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enche-me mesmo o coração receber esse retorno. Muito obrigada, minha querida *-*
      Pois é, o nosso país é maravilhoso. O problema é que nem sempre lhe reconhecemos o devido valor

      Eliminar
  14. Estive aí uma vez e adorei! assim como adoro todo o alentejo e não me canso a ver fotografias de lá!

    ResponderEliminar
  15. É dos locais que está na minha lista para visitar no próximo ano, adorei as fotos e realmente parece um conto de fadas.
    Um enorme beijinho **

    https://bauderecordacoes24.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero, de coração, que consigas. E acredito que vais ficar deslumbrada *-*
      Muito obrigada!

      Eliminar
  16. Que imagens encantadoras, o passeio por esse vila, deve ser delicioso.
    Um abraço
    Sônia

    ResponderEliminar
  17. Um lugar maravilhoso com paisagens belíssimas
    Lindos olhares nesta viagem, Andreia
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Estou encantada com a beleza do Alentejo captada nas ruas fotos :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma região lindíssima! Muito obrigada, minha querida *-*

      Eliminar
  19. Adoro mas fotos. parabéns, tenho mesmo de ir ao alentejo!

    ResponderEliminar
  20. Branco que sobressai e que reina. Planícies bonitas. Tal e qual como me recordo de Monsaraz!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário