UMA DÚZIA DE LIVROS // JUNHO

Fotografia da minha autoria


Tema: Um livro passado num sítio que não conheces


A arte de idealizar o desconhecido implica-nos por inteiro. E revela-se um exercício surpreendente para estimular a nossa imaginação. A literatura é, possivelmente, uma das melhores ferramentas para o efeito, até porque nos permite deambular por distintos contextos, cenários e realidades. E é inegável o quanto viajamos através das palavras - confortando-nos quando não nos é possível sair do lugar. Portanto, assim que verifiquei o tema de junho para Uma Dúzia de Livros, pensei num destino que me fizesse sentido. E parti à aventura.

Uma Menina Está Perdida no Seu Século à Procura do Pai transporta-nos para Berlim e para a alma de personagens peculiares. Embora surjam por acaso, todas têm um propósito e aprofundam a energia da obra, reforçando o impacto das relações interpessoais e da individualidade do nosso caminho. A vaguear pelas ruas da cidade, a subir até ao Antiquário, a visitar o Arquivo ou dentro do Hotel cujos nomes dos quartos correspondem a campos de concentração, há uma infinidade de detalhes que nos inquieta e que nos alerta para a importância de confiarmos nos outros - mas até que ponto conhecemos a sua verdadeira essência? Além disso, cada passo interfere com as nossas emoções, fragilidades e certezas, desconstruindo preconceitos, questionando os nossos valores e incitando-nos a olhar para dentro de nós.

O meu contacto com a escrita de Gonçalo M. Tavares era mínimo. Li, há vários anos, Uma Viagem à Índia e fiquei sempre com a sensação de que tem uma maneira muito própria de se expressar. E comprovei isso mesmo com esta narrativa. A certa altura, quase que nos sentimos desorientados, confusos, à deriva, como se a história tivesse perdido o seu fio condutor. Porém, para mim, essa é a magia do livro. Porque lhe confere uma autenticidade singular. Porque, apropriando-se de uma linguagem metafísica, leva-nos a compreender que cada desenlace é o ponto de partida para algo mais complexo. As aparentes pontas soltas não deixam, então, de ser intencionais. E foi a partir desta desconstrução literária que me envolvi em pleno no enredo.

Uma Menina Está Perdida no Seu Século à Procura do Pai aborda a questão da diferença, da deficiência intelectual/física [Hanna tem Trissomia 21], do abandono, do legado das memórias, do tempo e da Europa desfragmentada após a Segunda Guerra Mundial. E privilegia uma dicotomia transversal a toda a ação: a fuga vs a procura. Numa busca incessante por sentido - ou por alguém -, todos nós acabamos por estar perdidos no mundo. E enquanto tentamos descobrir modelos de resistência, movemo-nos no meio de ruínas internas e externas. É isso que acalenta o nosso traço humano. E a escrita do autor funde-nos nesta urgência, fortalecendo a certeza de que caminha ao nosso lado. 

Neste romance, Gonçalo M. Tavares semeia mais questões do que respostas, convidando-nos a abraçar vários tipos de dor e a refletir sobre quem queremos ser. Pela primeira vez, senti que o desfecho não era assim tão importante, uma vez que são as pequenas histórias que conhecemos no decorrer desta travessia que nos desarmam, inspiram e nos orientam para um lugar seguro. Talvez fiquemos em suspenso, mas não há rotas fechadas. Com um final intenso, cheio de adrenalina, há um apontamento de vulnerabilidade, que nos obriga a estar longe da nossa zona de conforto. Afinal, andamos uma vida inteira a fugir de algo e à procura da nossa identidade. E não estamos sós.


Deixo-vos, agora, com algumas citações:

«(...) alguém abandonara uma menina deficiente na rua movimentada da cidade, com uma caixa de fichas, dezenas e dezenas de fichas com passos, exercícios, objetivos» [p:13];

«A planta do hotel era, mais milímetro, menos milímetro, uma cópia da estrutura geométrica formada pelos pontos que no mapa assinalavam os Campos. E exactamente na mesma posição relativa de cada Campo estava o quarto com o mesmo nome» [p:77];

«Se estivermos carregados, vamos de um ponto ao outro pelo caminho mais curto ou cómodo. Temos um destino. Aí, na nossa cabeça, não existem cruzamentos (...) Fico contente de saber que, para si, pelo contrário, as cidades ainda têm cruzamentos» [p:141].


Disponibilidade - Wook: Livro | eBook // Bertrand: Livro | eBook
Gonçalo M. Tavares: Wook // Bertrand

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Obrigada ♥

Comentários

  1. Ainda não o li mas está na minha lista para uma futura leitura.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  2. Já li maravilhas acerca deste romance de Gonçalo M. Tavares, que ainda não li, nem tenciono lê-lo. Até agora, só li deste autor português, apenas um conto que encontrei numa colectânea de contos portugueses e, até gostei mesmo muito.
    Ultimamente, não tenho tido grande interesse de ler autores portugueses.

    Continuação de boas leituras 🍀

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o meu segundo livro de Gonçalo M. Tavares e pretendo ler mais obras suas.
      Eu faço o caminho inverso, porque tenho cada vez mais interesse em ler autores portugueses

      Eliminar
  3. Nunca li, mas vou tomar nota da sugestão!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  4. Uma história muito bonita :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Bem , parece uma histótia incrivel! Vai de certeza para a lista!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma obra que tem provocado alguma discórdia. Mas, pessoalmente, adorei!

      Eliminar
  6. Tenho mesmo de ler Gonçalo M. Tavares. Tenho um colega de trabalho que está sempre a dizer-me que o tenho de fazer. E esta review deixou-me mesmo desejosa de ler este livro 😃

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Da minha pouca experiência na sua obra, sinto que são leituras que nos exigem por inteiro. Não porque sejam complicadas de ler, mas porque nos obrigam a olhar para dentro e a questionar.
      Se te aventurares, depois diz-me a tua opinião

      Eliminar
  7. Tenho tantas saudades de ler…
    Ver se nas férias volto à leitura.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Esse livro é muito curioso:))

    Do nosso amigo Gil António:-Lágrimas de amor

    Bjos
    Votos de uma óptima Quinta - Feira.

    ResponderEliminar
  9. E é assim que se deve ver o conceito moda :D

    não conhecia, meu bem. contudo, achei bastante interessante :D

    NEW PERSONAL | IT’S MY B-DAY
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  10. Isso é uma questão que estou sempre a colocar a mim, quem queremos ser.
    A mim não deixaram ser quem eu queria ser. Sou o possível na melhor versão de mim atendendo às circunstâncias.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que deve ser uma das perguntas transversais ao nosso crescimento. Porque devemos procurar sempre ser a nossa melhor versão!
      E que nunca percas essa vontade, independentemente das circunstâncias

      Eliminar
  11. Não estou muito dentro da coisas da leitura, mas pelo que tenho lido esse ainda não tinha ouvido falar
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  12. Ainda não li, mas é uma boa sugestão de leitura (o escritor é bom...).
    Andreia, continuação de boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do pouco que conheço dele, tenho gostado muito :)
      Obrigada e igualmente!

      Eliminar
  13. Adorei ler a tua review. Este é definitivamente um título a adicionar à lista de livro por ler. :)
    Beijinhos

    littlewonderlandxo.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Nunca li nada dele, mas parece interessante.
    Nos anos em que a minha agorafobia me impedia de sair de casa sozinho e foram 7 anos assim... foram os livros que dentro de quatro paredes me davam liberdade para viajar por outros países, mundos, cenários... foi por isso que me tornei um leitor mais assíduo. =)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou suspeita, porque gostei bastante, mas aconselho :)
      Parece impressionante como é que um "simples" objeto tem esse efeito em nós, mas a verdade é que adquire um impacto inspirador. E ainda bem que assim é!

      Eliminar
  15. Não conheço, mas a história é das que gosto de ler, quem sabe o leio!
    Beijinho linda.

    ResponderEliminar
  16. Muito obrigado, meu anjo!
    E que bom que é poderes fazer parte de tudo isto :')

    NEW TIPS POST | OH MY GLOSSY EYES!!!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho o maior gosto em acompanhar, ainda que distante fisicamente, todo o teu crescimento profissional e pessoal. Mereces mesmo o melhor <3

      Eliminar
  17. Este livro parece-me ser tão, mas tão interessante. Vou anotar!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário