DEZ ANOS // RAZÕES PARA MANTER O BLOGUE
![]() |
Fotografia da minha autoria |
«A vida é feita de escolhas [...] Eu escolhi ficar»
A motivação com que nos envolvemos em projetos pessoais dita, inúmeras vezes, o futuro dos mesmos. É normal existirem dúvidas, momentos menos inspirados, fases mais conturbadas, mas se os construirmos com bases sólidas, a vontade de ficar será sempre maior do que a vontade de partir. Além disso, nunca vemos o final da estrada, porque acreditamos na continuidade. E, enquanto assim for, arranjaremos forma de encaixotar as indecisões. De reinventar o percurso. E de recuperar a energia que nos levou a dar o primeiro passo. Quando algo nos apaixona, não sabemos - nem queremos - largar a mão.
// Motivos para ter e manter um blogue //
As razões são infinitas. E todas válidas, desde que não coloquem em causa o trabalho desenvolvido pelos demais. No meu caso, como sempre adorei escrever, foram as letras que me guiaram até à Blogosfera. É no meio delas que me sinto plena. Segura. E em casa. Em simultâneo, são a minha liberdade e a minha catarse. E esta plataforma é o meio mais entusiasmante que tenho para chegar aos outros, para dar asas a tudo o que me move - na música, na literatura, na arte em geral. Portanto, manter o blogue não é só a decisão mais natural, é também a certeza de que ainda tenho muitas palavras para partilhar. E, sentindo-me bem por aqui, não tenho intenções de voar para outro lugar.
// Como manter um blogue, se uma página de facebook/instagram permite quantificar mais likes, comentários e obter eventuais parcerias que aumentam a visibilidade //
As redes sociais permitem-nos estabelecer uma ligação rápida e alimentam-nos o ego, porque há uma resposta quase imediata. Há um lado de facilitismo e descomplicação que cativa, porque a própria abordagem é diferente. No entanto, continuo a acreditar que respondem a propósitos muito distintos do blogue. Para mim, que não tenho essa pretensão de aumentar a visibilidade [como foco da minha dedicação] e de estabelecer parcerias, observo-as como um complemento, até porque me posso dedicar a outra das minhas paixões: a fotografia. Mas o blogue é a minha base. É onde eu desconstruo as minhas ideias, onde fundamento as minhas opiniões e onde tenho genuína satisfação em produzir conteúdo. Além disso, esta plataforma acaba por ter um lado menos descartável com o qual me identifico. Numa época em que as pessoas não querem perder tempo, uma partilha no instagram pode ser mais vantajosa para quem lê e para quem cria, mas isso não significa menos trabalho de bastidores. Uma publicação na Blogosfera, consciente ou inconscientemente, exige mais tempo, mais concentração e mais organização. Porém, uma coisa não invalida a outra. Tudo depende do nosso objetivo. Como eu aprecio a liberdade de escrever sem limites - e não vou à procura dos números -, manter o blogue não é difícil. Além disso, acho que também depende muito das nossas preferências: como eu dedico mais de mim ao blogue do que às redes sociais, o primeiro faz-me muito mais sentido. E o meu investimento orienta-se nessa direção. Para diferentes fins, diferentes meios, sem haver necessidade de diminuir um para fazer sobressair o outro.
// Existiram fases de menor inspiração que me levassem a repensar a minha presença por cá? //
Honestamente, é uma reflexão que privilegio com regularidade, porque gosto de analisar o meu percurso e de perceber qual tem sido o meu contributo nesta plataforma. Sobretudo no início, houve momentos em que a inspiração esteve mais ausente, talvez por ainda não ter definido bem o caminho, mas isso não me demoveu. Claro que estes dez anos não foram um perfeito mar de rosas, existiram altos e baixos, ao ponto de abandonar a minha primeira casa para fazer morada numa que me completasse mais. Passei, também, por uma fase de dúvidas e muitos «e se?». Contudo, mesmo que soe a lugar comum, isso fez-me crescer, porque me deixou mais consciente do que funciona comigo e do que não pretendo recuperar. Dez anos exigem compromisso. Auto-conhecimento. E, acima de tudo, muito respeito próprio. Este marco não é transcendente, mas alimenta-me a alma. Porque é uma conquista especial, é a confirmação de que estou onde pertenço. Custou, mas cheguei lá. E valeu a pena cada transformação. Este é um processo como qualquer outro. E é por isso que repenso sempre a minha presença blogosférica, pois quero que continue a ter significado, mesmo que possa vacilar em alguma circunstância. Enquanto quiser escrever páginas futuras, não há algo que não se aguente. Os dias de luz vencem sempre.
[Reflexões sugeridas, respetivamente, pela Clara - À Flor da Pele -, pelo O Último Fecha a Porta e pela Mary - Shimbalaiê]
Continua por cá muitos anos e eu espero estar por aqui a acompanhar...
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
No que depender de mim, continuarei :) que os nossos caminhos se mantenham próximos!
EliminarO blog já faz quase parte do meu dia a dia, aproveito para desejar uma boa semana.
ResponderEliminarAndarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros
É uma distração tão boa e maravilhosa :)
EliminarObrigada e igualmente!
interesting content!!
ResponderEliminarNew Post on My Blog | Instagram | Bloglovin
Thanks :)
EliminarÉ exatamente por isto que eu nao desisto do meu :)
ResponderEliminarContinua, minha querida, estas no bom caminho :)
Beijinhos
Ainda bem que não, minha querida <3
EliminarPrometo que sim! Muito, muito obrigada *-*
Olá! Espero que te mantenhas por cá muito tempo, para que nós possamos deliciar com as tuas palavras.
ResponderEliminarMuitas vezes me questiono sobre o manter ou não o blog, mas chego sempre á conclusão que vale a pena seguir.
A inspiração tem alturas que não quer nada conosco.... mas vale sempre a pena seguir o caminho.
Beijinhos
Sandra C.
bluestrass.blogspot.com
Muito, muito obrigada, Sandra! Darei sempre o meu melhor *-*
EliminarAcho que essa dúvida acaba por ser natural, mas quando nos reorganizamos percebemos que não faz sentido de outra maneira
Completamente, a inspiração é muito independente ahahah
Olá,
ResponderEliminarÉ normal questionar-nos sobre manter ou não um blog. O meu é muito recente e também tenho essa dúvida. Mas, tal como tu, também tenho escolhido ficar.
Um beijinhos
Margarida
Acredito que sim. E também é uma maneira de nos focarmos no caminho que queremos desenvolver no blogue :)
EliminarQue bom!
completamente, meu bem! não podia estar mais de acordo :D
ResponderEliminarobrigado, obrigado!
a razão que mais me mantém com o blog ativo e com a partilha de conteúdo é mesmo o facto de gostar demasiado de escrever :D continua a ser das coisas que mais me move!
NEW REVIEW POST | MAC STUDIO FIX FOUNDATION: WORTH THE PRICE?
Instagram ∫ Facebook Official Page ∫ Miguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D
Esse gosto é mesmo crucial! É o nosso motor *-*
EliminarQue seja sempre assim, meu bem
Admiro tanto esse facto de te sentires menos inspirada, mas mesmo assim continuares! Absolutamente incrível!
ResponderEliminarQuebras de inspiração são sempre naturais, mas nada como compreendermos o nosso ritmo :)
EliminarÉs um amor <3
Confesso que já passei por uma fase em que pensei em abandonar o blogue (algo que foi partilhado no final do ano passado num post - não sei se leste). Desmotivação, falta de respeito e de consideração pelo meu trabalho, entre outras coisas. Acho que tens uma presença forte aqui no blogue e vê-se. Posso não comentar diariamente ou todos os postos que tens aqui, mas gosto de visitar o mesmo e de ler o que tens para nos brindar.
ResponderEliminarEspero que continues aqui por mais dez ou mais anos ;)
Beijinhos,
Ricardo, www.opinguimsemasas.pt
Compreendo-te! Também senti isso em relação ao Parte do que sou e, mais tarde, acabei mesmo por abandoná-lo. E foi quando me mudei em definitivo para As gavetas.
EliminarQuando começam a ser demasiados fatores negativos, acho que esse pensamento se torna mais forte, porque já mexe com o nosso próprio bem-estar. E ninguém quer despender energia num projeto que já não é satisfatório.
Agradeço, de coração, pelas palavras. Significa muito ler isso *-*
Venham eles ahahah
Gosto tanto da blogosfera, tenho é pena que muita gente tenha ido embora nos últimos tempos. 10 anos é uma vida, o meu espaçinho também faz 10 anos este ano (dezembro) gostava de fazer uma coisa diferente. Mas acho que pouca gente irá aderir infelizmente :s
ResponderEliminarTambém tenho sentido algum abandono, o que é sempre triste :/
EliminarQue maravilha ter a mesma casa há dez anos, acho que é mesmo um sinal valioso de perseverança e de conforto.
Pode ser que te surpreendas pela positiva, arrisca :)
E espero que continues por cá por muitos e muitos anos linda, com um trabalho fantástico
ResponderEliminarBeijinhos
Novo post
Tem post novos todos os dias
Muito obrigada, Sofia :)
EliminarAinda bem que não desististe, a blogosfera ia perder um grande blogue. Espero continuar a acompanhar o teu crescimento e escrita.
ResponderEliminarParabéns! Beijinho grande!
No momento em que senti que o meu projeto já não era satisfatório, procurei criar uma nova casa, porque gosto mesmo desta plataforma!
EliminarOh, que querida! Muito, muito obrigada *-*
Para mim o blogue também está em primeiro lugar e as restantes redes sociais são um complemento, é claro que há fases de menos inspiração e que se pensa se continuamos ou não o trabalho!!
ResponderEliminarxoxo
marisasclosetblog.com
Adoro o instagram, por exemplo, até porque me permite dedicar ainda mais à fotografia, mas nada substitui o blogue, que é onde sou completa. Adoro *-*
EliminarEssas fases também são necessárias
Nem eu desisto dos meus blogues, que não têm grande piada, quanto mais tu, que tens um blogue de excelente qualidade.
ResponderEliminarDESISTIR é para os indivíduos fracos, não é para nós, Andreia!!!
O importante é que cada pessoa se sinta bem com o blogue que tem, independentemente do conteúdo e da regularidade das publicações. Desde que a satisfaça, nada vale mais :)
EliminarMuito obrigada!
Às vezes é preciso saber desistir, sobretudo quando já não é produtivo. Mas quando é apenas uma fase menos boa, onde ainda existe vontade de continuar, é mesmo uma questão de respirar fundo e pensar em alternativas
Continua que gosto de te ler. Adorei :))
ResponderEliminarVoltei... Quando o sol surge pela aurora.
Bjos
Votos de uma óptima Terça - Feira
Muito obrigada :)
EliminarGostei bastante deste post, e acredita que me identifiquei com alguns dos teus sentimentos sobre o tema!
ResponderEliminarBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram
Fico mesmo feliz por ler isso, Teresa! Muito obrigada :)
EliminarEstou a adorar esta série dos "10 anos". Identifico-me imenso com as reflexões que estás a fazer.
ResponderEliminarTal como tu, é nas letras e na leitura que me sinto em casa, e foi isso que também me conduziu à blogosfera.
Quanto às redes sociais, sou da mesma opinião que estas não substituem um blog. Nem sempre é fácil manter um blog na era de conteúdo descartável (não o querendo desvalorizar, claro, mas é mais instantâneo que um post de blog que, como tu dizes, exige mais organização e trabalho de bastidores), mas permite-nos partilhar opiniões e refletir de uma forma que outros meios não permitem.
Quanto à inspiração, é normal nos primeiros tempos ser muito oscilante. Eu demorei anos a definir a personalidade, digamos, do "Life of Cherry". Só no seu 4º aniversário é que ele ficou mesmo bem definido e agora, a caminho dos 5 anos, ainda ficou mais. Ainda assim, a inspiração é algo que é por períodos, nuns há mais, noutros há menos.
Admiro imenso a tua dedicação a este espaço. Nem eu, que antes escrevia no blog todos os dias, consigo, hoje em dia, organizar-me a esta nível. Estou, de momento, numa transição importante na minha vida (os últimos passos antes do mundo de trabalho) mas, aos poucos, estou a regressar à minha rotina normal :).
Beijinhos
Blog: Life of Cherry
Que bom, fico mesmo feliz com esse retorno *-*
EliminarAs redes sociais têm imensas qualidades e permitem-nos explorar outros registos, abrir diferentes portas e chegar a outro tipo de público, mas acredito mesmo que não substituem o que se passa no blogue. Ambas as opções são válidas, mas respondem a diferentes fins. Pessoalmente, como gosto muito mais de desenvolver as minhas ideias, limitar-me à primeira não seria vantajoso.
Não sei se é apenas uma fase ou algo para continuar, mas a verdade é que há mesmo essa procura por algo instantâneo, porque as pessoas não querem perder muito tempo. Ainda assim, sou muito mais feliz onde me posso demorar :D
Sim, sem dúvida, enquanto não temos o nosso caminho bem definido é natural que a inspiração - e a própria criatividade - vacilem um pouco. Mas depois começamos a orientar-nos melhor e conquistamos mais confiança. Embora possamos sentir quebras, também passamos a gerir melhor essas situações. E, depois, quando a personalidade blogosférica está bem firme, somos capazes de reconhecer potencial em temas que, até então, não nos passariam pela cabeça. Faz tudo parte deste processo de maturação.
Oh, obrigada! Acho que é tudo uma questão de tempo e de prioridade. Há alturas em que conseguimos priorizar o nosso trabalho nesta plataforma, mas há outras em que precisamos de o deixar um pouquinho de lado. Isso não quer dizer que o compromisso seja menor, simplesmente temos que nos ajustar às mudanças da vida. Para já, tenho conseguido manter este ritmo, mas também tenho noção de que não será sempre assim. O mais importante é sabermos respeitar esta transição :)
Não te imagino sem inspiração.
ResponderEliminarContinua, é um prazer ler-te.
Tenho Facebook mas só lá partilho os posts do blog, com o qual me identifico mais.
Beijinho
Mas também me acontece :p pode é não se notar tanto porque privilegio muito a escrita em avanço e isso faz com que consiga dedicar-me à criação de conteúdo com regularidade. Faz parte
EliminarMuito obrigada, Magui *-*
Também tenho [pessoal e para o blogue], mas confesso que já lhe presto menos atenção
Manter um blog não é para todos. Mas tu consegues fazer -nos prender aqui.
ResponderEliminarQue venham muitos mais.
Beijinho linda.
Oh, que querida! Muito obrigada *-*
EliminarBeijinho grande
É sempre bom parar para pensar se o que estamos a fazer faz sentido. Acho que são estas pequenas coisas que tornam o teu blogue unico :)
ResponderEliminar3200 Degrees // Instagram
Também acho que sim, até porque evita que entremos num círculo vicioso, completamente desajustado ao nosso gosto
EliminarOwww, obrigada *-*
Eu já desisti voltei desisti voltei.. :)
ResponderEliminarR: Vamos ver até quando :p
Às vezes também precisamos dessas intermitências, sobretudo, quando sentimos que o caminho já não é aquele
EliminarImportantes reflexões.
ResponderEliminarVivemos em tempos nos quais as pessoas não têm paciência. Portanto, manter um blog é quase um desafio, uma teimosia, um convite ao improvável.
mas a gente fica porque ama.
Muito obrigada *-*
Eliminar«mas a gente fica porque ama», acho que esta é mesmo a melhor razão, sem dúvida!
Tenho um Facebook com 22 amigos (já encerrei três ou quatro lol), tenho um Instagram com uma dúzia de fotos cortadas (porque não conhecia e ainda não conheço as definições) e um Twitter com duas publicações só para experimentar, mas é no blog que consigo extravasar toda a minha azia contra o Marcelo e o FCP. eheheh
ResponderEliminarJá mudei de blog mais vezes do que a minha memória de 48K consegue guardar. Tive uma fase em que apagava o blog à primeira contrariedade ou, simplesmente, queria mudar de estilo. Após quase 15 anos, continuo a ter blog (juro que só tenho este) e com mais ou menos regularidade, é aqui que venho carpir as minhas mágoas, ou dar largas a um certo tipo de loucura que por vezes me invade a caixa dos pirolitos.
Não tenho a tua garra que tens sempre ideias criativas para diversificar. Mas agora que começo a ganhar âncoras, mesmo que tenha poucas visitas, é aqui que consigo comunicar.
No Facebook nem vale a pena escrever...
No instagram, quando carregas a fotografia, aparece umas setas para não cortares a imagem :) ainda que não use e abuso do twitter, é uma rede social que gosto bastante!
EliminarNo blogue temos mais liberdade, pelo menos, é o que eu sinto. Pois, claro, e eu que te ature a falar mal deles :o ahahah
«Após quase 15 anos, continuo a ter blog», acho que isto é mesmo a chave. Independentemente de todas as mudanças e transições, porque há algo que te faz ficar. E que seja assim por muito mais tempo!
Oh, obrigada *-*
Ligo cada vez menos ao facebook, para ser sincera
Obrigado pelo link e pela resposta.
ResponderEliminarGostei da tua perspetiva porque concordo e revejo-me em tudo o que escreveste. Não o faria melhor. Como dizes, no Instagram a resposta é mais imediata. Os likes são mais quantificáveis, mas não há margem para reflexões nem para textos com mais de duas linhas porque ninguém os lê. Acho que há espaço para os dois, mas sinto pelo que vejo, que regra geral, quem já tinha blog, tende a abdicar dele para o FB/IG
Eu é que agradeço a sugestão, foi mesmo pertinente :)
EliminarVivemos uma fase em que as pessoas procuram algo mais instantâneo, algo que as permita ver/ler sem perder muito tempo. E as redes sociais, com todos os encantos e vantagens que têm, permitem isso mesmo. No entanto, como referiste e bem, não há margem para reflexões. E, pessoalmente, é a segunda opção que me fascina mais.
Sinto que muitos vão atrás do retorno imediato e talvez por isso abdiquem do blogue para abraçar o Facebook e o Instragram, mas quem gosta mesmo deste ambiente não o abandona :)
Que continues muitos mais anos por cá tenho tudo o gosto em ler o teu cantinho sempre que posso e tenho vagar.
ResponderEliminarConcordo com o que mencionaste
Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram
Muito, muito obrigada, minha querida! Não só pelas palavras, mas por essa atenção constante *-*
EliminarO Blogger sempre foi a minha casa na internet. Há 13 anos.O que não quer dizer que não me tenha ausentado por outras paragens! Gostei de ler.
ResponderEliminarUau, que idade bonita *-* sim, por vezes é inevitável. Mas quando a vontade e a predisposição são mais fortes, acabamos por voltar
EliminarQuando venho cá é isso que sinto, uma gaveta aberta sem pretensões, posts não forçados, escrita fluída e maravilhosa, que muitas vezes parece que estamos a conversar numa mesa de café!
ResponderEliminarQue bom que é ter esse retorno, porque o meu compromisso é mesmo esse! Obrigada, minha querida *-*
EliminarHá sempre fases de mais ou menos conteúdo, ou porque a nossa cabeça anda ocupada com 1001 coisas ou porque o tempo é escasso ou porque simplesmente não andamos muito inspirados e as ideias não fluem como queremos. Ultimamente tenho sofrido de um bocadinho das três.
ResponderEliminarO importante será sempre respeitarmos o nosso ritmo e sentirmo-nos fiéis e satisfeitos com o conteúdo que estamos e queremos passar. Isso é uma razão para ficar!
Sempre gostei de escrever sobre o que me vai na alma, sobre o que vejo, ter uma opinião, dar uma sugestão e foi isso que me trouxe à blogo, no entanto, não tenho certamente a ligação que tu tens com as letras. Pelo que entre a escrita e a fotografia, confesso que é a segunda que tem mais de mim e, consequentemente, dedico-me mais ao Instagram. Lá está, depende das nossas preferências. No entanto, como referes, uma não invalida a outra, simplesmente servem propósitos diferentes e o importante é completarem-me e eu estar feliz com isso.
Espero que não tenha ficado um bocadinho confuso este comentário, porque estou aqui a meio da pausa no estudo e confesso-me cansada eheh :p
«O importante será sempre respeitarmos o nosso ritmo e sentirmo-nos fiéis e satisfeitos com o conteúdo que estamos e queremos passar», assino por baixo, minha querida! Só faz sentido assim.
EliminarAcredito muito nisso, no facto de haver espaço para todos e na certeza de que diversas plataformas podem servir para diferentes fins. Por isso, não temos que [quase] optar por uma em detrimento da outra, temos é que perceber o caminho que nos satisfaz mais, até porque é a melhor maneira de nos mantermos fieis a quem somos.
Nada disso, minha querida, ficou bastante percetível :D
Continuo a acompanhar as tuas reflexões... e esta em particular tenho de ta agradecer por partilhares as tuas motivações e desejos para o futuro.
ResponderEliminarE eu desejo que nele tu continues a sentir-te realizada e com vontade de escrever e partilhar os teus momentos de inspiração.
Beijinhos com muita luz Andreia
(^^)
No que depender de mim, cá estarei :D
EliminarMuito, muito obrigada!
De vez em quando surgem momentos em que o blog está mais parado ou simplesmente não tenho tanta vontade de postar alguma coisa, mas o principal é não desistir!!
ResponderEliminarSe é algo que nos dá alegria e temos orgulho, devemos esforçar-nos para continuar e ficar por cá durante muitos anos!!!
Claro, há fases em que necessitamos de priorizar outros projetos, outras obrigações. Ou, simplesmente, respeitar que precisamos de uma pausa. Faz tudo parte deste processo de criação de conteúdo, porque não estamos iguais todos os dias.
EliminarÉ isso mesmo!
E ainda bem que ele continua por aqui... consigo contar pelos dedos das mãos os blogues que sigo afincadamente. O teu foi dos primeiros e continua a ser dos que leio todas as publicações <3
ResponderEliminarTer esse retorno é mesmo especial! Obrigada, de coração, por te fazeres sempre tão presente neste cantinho e na minha caminhada blogosférica. Significa muito <3
Eliminar