ENTRELINHAS | PENAS DE PATO

Fotografia da minha autoria


«Tenho o hábito de olhar para a vida através dum vidro...»


A Feira do Livro do Porto, para além de acontecer num dos meus locais favoritos da cidade - os Jardins do Palácio de Cristal -, é palco de infinitos mundos e histórias, que me transportam e que me fazem sentir em casa. Todos os anos regresso. E sempre com objetivos distintos. Na edição de 2018, procurei usufruir mais das promoções, aumentando a minha biblioteca. Mas também fui com o intuito de, na despedida, desfrutar de um evento que considero o expoente máximo de generosidade entre o autor e o leitor: a apresentação do seu livro.

Miguel Araújo é, para mim, um dos mais inspiradores cantautores nacionais. As letras dos seus temas têm traços distintos, visões simples e a transbordar significado. E é esta genialidade, esta simbiose com as palavras, que nos desarma e nos envolve. Por isso, a passagem da música para a literatura - que tantas vezes caminham no mesmo compasso - foi bastante natural. Além disso, conseguiu estabelecer uma ponte entre o papel e a realidade. Penas de Pato é a sua primeira obra. E em cada uma delas escreveu contos, memórias, crónicas e histórias com várias camadas, aliando o homem e o profissional e demonstrando que, tal como ele, todos nós somos mais do que um rótulo. Somos milhares de facetas em maturação.

Há, neste livro, um certo alheamento da vida. Um breve distanciar das questões fraturantes, em oposição à constante aproximação dos detalhes, das particularidades que parecem escapar à maioria. Porque não consideramos apenas os grandes problemas da humanidade, também nos concentramos nos pormenores do quotidiano. E é no centro desta dicotomia que avançamos. Assim, o artista foca-se nos lugares que, um dia, foram nossos. Nas memórias que se sucedem. Nas pessoas do Porto. No seu propósito. Nos nomes dos cafés. Na bata azul. No berlinde. E em muitos outros aspetos que comprovam a nossa individualidade, atendendo a que tudo nos marca de maneiras muito particulares. Em simultâneo, somos abraçados por Pequenos Contos de Cordel, de uma subtileza ímpar, que evidenciam o seu lado descomplicado, criativo e camaleónico.

A sua abordagem próxima, poética e plural leva-nos, ainda, a refletir sobre a incoerência, sobre a pressão para o civismo, sobre a nossa moralidade, sobre a nossa família, sobre a tentativa de não ficarmos demasiado aquém e sobre o poder que julgamos possuir para colocar algo em causa. E há, sobretudo, a preocupação de contar os factos como eles são, sem procurar impor uma opinião. Mesmo quando partilha a sua, fâ-lo com integridade e humildade, não nos forçando a assumi-la como uma verdade absoluta, até porque não compactua com essa postura. Priorizando um olhar fascinante sobre a vida, ficamos a conhecer uma série de singularidades pessoais. E não posso deixar de referir o quanto adorei a Carta à minha filha, Sampa e a dedicatória aos AZ

Nestas Penas de Pato há uma sensação de aconchego forte, uma vez que os seus textos transparecem muita honestidade. Além do mais, parece que estamos a assistir a uma conversa de café, onde se «desvia a câmara dos protagonistas para se focar os figurantes». Quando observamos a vida a passar da varanda, há um mundo que se torna somente nosso. Há um desbravar de perceções e situações. E há um compromisso com tudo aquilo que fica, muitas vezes, arrumado em segundo plano. Porque o nosso horizonte é sempre mais extenso quando estamos atentos e nos permitimos sonhar e ser surpreendidos.


Deixo-vos, agora, com algumas citações:

«Já eu, quando cheguei à Sala das Joaninhas, encontrei um ecossistema perfeitamente estabilizado, assente em milénios e milénios de harmonização e auto-ajuste. Grupinhos feitos, crianças a brincar e a rir, e eu, o forasteiro» [p:19];

«Eu vou tão longe quanto afirmar que essa grosseria é o que caracteriza a hospitalidade portuense» [p:39];

«O que nos é familiar vem-nos deformado pela proximidade, vem em forma de espelho» [p:65];

«A vida é mesmo assim. Vai pegar em ti e levar-te para onde achar que lhe fazes mais falta, onde sentir que lhe fazes mais diferença. O sentido da vida é esse, é a pessoa deixar-se ir» [p:86];

«E fiquei a pensar que é preciso ter cuidado com o mal que se entorna sobre o mundo: nunca se sabe o bem que de um gesto desses poderá advir» [p:131].


Disponibilidade - Wook: Livro | eBook // Bertrand: Livro | eBook
Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s], através dos links disponibilizados, estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Obrigada ♥

Comentários

  1. Li pela primeira vez o nome de Miguel Araújo AQUI. Nada posso dizer acerca dele ou da sua obra. A fotografia é maravilhosa 💓

    Espero estar aí de 6 a 22 de Setembro, quando se realiza a Feira do Livro do Porto nos belos jardins do Palácio de Cristal.

    Hoje, começa AQUI uma espécie de feira do livro, ao longo da avenida do rei | Königsallee.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconselho, também, as suas crónicas na Visão! É um artista fenomenal *-*
      Muito obrigada!

      Nunca mais chega a nossa Feira do Livro. Estou desejosa de me perder nos encantos daquele Jardim, bem no centro de todas as bancas de livros.

      Oh, que bom. Aproveita por mim :D

      Eliminar
  2. O rapaz além de escrever bem também é um excelente musico.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não diria melhor, Francisco! É mesmo isso :)
      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  3. Da melhores pessoas que conheço :) Quero muito ler este livro :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão talento e tão humilde! Vale bem a pena, minha querida :)

      Eliminar
  4. É um grande músico. Nunca li nada dele, mas tenho curiosidade. Obrigada pela partilha.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  5. O Miguel Araújo é realmente muito criativo.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  6. Confesso que não conhecia esse livro, mas parece ser interessante

    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. O Palácio de Cristal é uma bonita sala de visitas do Porto...
    Boa sugestão de leitura. É um bom escritor, eu gosto.
    Andreia, continuação de boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz-nos sentir em casa com toda a sua envolvência *-*
      Partilho da sua apreciação, Jaime!
      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  8. Miguel Araújo é um cotador de histórias :)

    ResponderEliminar
  9. Andreia este ano vão fazer um meet na feira do livro do porto com bloggers e youtubers e omg tens de ir!!! Eu quero conhecer-te!!
    R: Ele é maravilhoso, tens de ler primeiro a rapariga que roubava livros. Estou de volta!!! Tenho que ler os teus posts todos das últimas semanas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero ver se, este ano, não falho. Já bastou na edição anterior não conseguir ir :o também quero!

      Sim, pretendo começar por esse, até porque tudo o que envolva livros é sempre um aconchego extra no coração.
      Yeeeah :D oh, que querida, obrigada!

      Eliminar
  10. Já assisti a um concerto dele e adorei.
    Desconhecia a existência do livro.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já tive esse privilégio e só posso tecer elogios *-*
      Foi lançado o ano passado e vale bem a pena a leitura

      Eliminar
  11. Não conheço nenhum trabalho dele, mas gostei das citações que escolheu, principalmente a quarta.

    Abraços,
    Sônia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiver curiosidade, aconselho muito a leitura! Também é possível ler crónicas dele no site da Visão :)

      Eliminar
  12. Nunca li nada dele. Conheço apenas algumas músicas. Mas fiquei curiosa :)

    r: Acho que para além de ti, também outras pessoas escolheram essa autora. Vou ficar atenta para saber a vossa opinião, visto que nunca li nada dela também.
    Gostas de Gonçalo M. Tavares? Já ouvi falar muito dele, mas nunca li nenhum livro seu.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pessoalmente, sinto que foi uma excelente estreia na literatura *-*

      Sim, foi uma escolha transversal. E acho que provocará uma excelente reação em quer o ler. Adorei o livro!
      Há muitos anos, li "Uma Viagem à Índia" e, embora não tenha grandes memórias desta epopeia, fiquei com vontade de explorar mais obras do autor. E não podia ter ficado mais satisfeita com a minha escolha. Tem um registo que me atrai e que vou querer descobrir mais a fundo

      Eliminar

Enviar um comentário