DEZ ANOS // A IDENTIDADE BLOGOSFÉRICA

Fotografia pessoal


«A minha identidade está no caráter que me define»


O meu primeiro passo foi, praticamente, sem rede. Sabia de onde partia, mas desconhecia para onde pretendia ir. Segui quase as pegadas do vento, tornando-me leve, absorvendo tudo o que me reconforta e que sustenta o meu coração. Nesta viagem alucinante, precisei de olhar de dentro para fora. E aprendi a libertar o que não encaixa no meu peito, para priorizar tudo o que é uma extensão da minha personalidade.
 
É assim que nos conhecemos e que descobrimos a nossa identidade. Portanto, todas as decisões que abraço respeitam quem quero ser. E o que sou nesta comunidade online não difere da realidade offline. Apenas faço uma gestão consciente do que sinto que merece ser exposto. Para alcançar esta plenitude, refleti sobre alguns aspetos. E continuo a tê-los em consideração, pois é uma maneira de não perder o foco do mais importante. Além disso, este capítulo está em constante metamorfose e é imprescindível sabermos quais são as nossas raízes.

// O que me incomoda na Blogosfera //
O ruído de quem chega sem princípios. Sou a favor de tornar o blogue profissional e de retirar proveito monetário do nosso lado criativo - embora não aplique [pelo menos para já] esta opção. Afinal, haverá melhor do que conseguirmos um extra com a nossa arte? Isso é unir dois mundos de uma forma saudável, porque fazemos o que gostamos enquanto aumentamos a nossa autonomia financeira. Só não acredito - e perdoem-me - na paixão de quem cria um projeto só pelas parcerias e pelos prémios. Acho que a Blogosfera é um mundo mais íntimo e especial. E que merece uma dedicação mais consciente.

// O que nunca publicaria no blogue //
Conteúdo com o qual não me identifique e que possa expor as minhas pessoas em demasia. O primeiro, porque defendo que devemos valorizar as nossas paixões. Além do mais, não faz sentido destacar tópicos que nos dizem pouco, quando podíamos aproveitar o nosso tempo para homenagear pessoas, ideias, iniciativas que nos inspiram. O segundo, porque fui eu que escolhi ter um blogue público, não elas. Portanto, ainda que as possa incluir em determinadas publicações, tenho que garantir que há um limite que não ultrapasso, pois é uma base de respeito que não pretendo quebrar.

// Há quanto tempo faço publicações diárias.
O que me levou a tomar esta decisão //
Confesso que precisei de ir ao arquivo pesquisar esta informação, porque não foi uma decisão estudada. No final de 2015, comecei a desafiar-me nesse sentido, até porque havia conteúdo que queria explorar e percebi que, para além de uma maior disponibilidade temporal, tinha ideias suficientes para o conseguir. A verdade é que sempre tentei ser regular, mas esta assiduidade diária nunca foi uma meta. Foi, sim, uma consequência natural. E ainda bem que resolvi dar este passo, porque cresci imenso na minha escrita, na organização, na argumentação e na própria criatividade. Continuo a não forçar publicações, porque não me fascina a imposição e a sensação de publicar para fazer número. No entanto, se for capaz de manter este ritmo, melhor, porque é mesmo gratificante - e viciante. Caso não seja possível, não me martirizo, pois acredito que tudo tem o seu tempo. Existam textos sete dias por semana ou menos, a entrega é a mesma, uma vez que os meus valores são transversais. E porque defendo - por mais que me repita - que é o nosso compromisso que faz a diferença.

A estrada é longa. Há sempre um novo trilho para palmilhar. Por isso, sigam fiéis a quem procuram ser. E nunca deixem de caminhar.


[Reflexões sugeridas, respetivamente, pela Sandra C. - Bluestrass -, pela Ana Ribeiro - EscreViver - e pela Mary - Shimbalaiê]

Comentários

  1. Mais uma vez estamos completamente de acordo neste tema :) tenho mesmo muita pena que hoje em dia conheça a verdadeira essência de ter um blog, escrever!
    E sim, não é fácil publicar diariamente mas acreditas que se não o fizer fica um vazio inexplicável? Talvez agora no verão dê descanso à mente e faça publicações esporádicas, depende da imaginação e dos assuntos q estão sempre a aparecer quando menos esperamos :)
    Obrigada mais uma vez por me leres o pensamento minha querida :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou completamente a favor de que as pessoas tirem o maior proveito do blogue, só tenho pena é que algumas não perceberam as verdadeiras maravilhas que se podem viver dentro desta comunidade, apenas porque estão preocupadas com prémios e parcerias.
      Acredito, minha querida :)
      Eu é que agradeço pelo retorno!

      Eliminar
  2. Tenho lido com interesse as tuas reflexões sobre a tua presença nas redes sociais. Só te conheço daqui, porque não tenho contas noutras plataformas.

    Continua fiel na tua caminhada, não esquecendo que a vida não se vive AQUI 🍀

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que estejas a gostar, Ematejoca :)

      Farei sempre por isso! Aqui é só mais uma forma de aproveitar a vida

      Eliminar
    2. Claro que estou a gostar, Andreia 💙

      E ao mesmo tempo surpreendida com tanta energia ⚡⚡⚡

      Eliminar
    3. Que bom, fico contente *-*
      Quando nos dedicamos a algo que gostamos, acho que essa energia é uma consequência natural

      Eliminar
  3. Fazes publicações diárias de 2015 coração? Meu deus, que persistência! És incrível!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, comecei na reta final de 2015 a privilegiar essa assiduidade. Mas só o ano passado é que tive, por exemplo, um ano completo de publicações.
      Oh, nada disso! Tu é que és um amor *-*

      Eliminar
  4. Força para continuar! eu espero estar por aqui a acompanhar!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  5. Estou a gostar destas reflexões da minha amiga sobre o blog, aproveito para desejar um bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
  6. 10 anos bonita por dentro e por fora! Parabéns pela reflexão constante e diária! É bonito ler-te!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Owwn, muito, muito obrigada *-* enche-me o coração ler isso!

      Eliminar
  7. Oh que fotos bonitas! :p
    Continuamos a acompanhar-te deste lado :)

    ResponderEliminar
  8. Olá,

    O mais importante é mesmo isso: olhar de dentro para fora e perceber quem somos, o que queremos mudar e o que nos define e porquê.

    Beijinhos e parabéns pelos 10 anos.
    Margarida
    https://minhacasadopatio.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Concordo com a tua forma de pensar =) Gostei de mais este post.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
  10. Amei esse seu texto, realmente é um dos melhores blog que estou acompanhando. Suas postagens são excelente! Parabéns!

    Já até salvei em meus blogs favoritos ❤️..

    Meu Blog: Ganhadores do Caruaru da Sorte

    ResponderEliminar
  11. 10 anos e muito, mas continua com esse excelente trabalho que tens até hoje, pois cada vez mais tenho adorado.
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  12. Derivado ás mini férias, passo para deixar um olá e desejar um feliz fim-de-semana.
    Hoje:-Férias que deixam saudades...

    Bjos
    Votos de uma óptima Sexta-Feira

    ResponderEliminar
  13. Gabo-te a dedicação e a organização.
    Espero que não percas esse "grip" e que continues a fazer o que te dá prazer e do modo que te dá prazer.
    Eu nunca conseguiria fazer publicações diárias, por exemplo, porque só venho à Blogosfera quando posso, quantas vezes publico alguma coisa só para não deixar a "casa" abandonada e as visitas que consigo ir fazendo aos amigos é sem hora marcada nem obrigatoriedade de qualquer espécie. É quando calha...

    Cá me terás sempre que eu puder vir-te ler... porque acredita que é um prazer!
    Beijinhos e até já
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Clara *-*
      Independentemente da quantidade das publicações, acho que o mais importante é mesmo partilharmos conteúdo quando podemos e queremos; quando nos faz sentido. Só assim podemos ter uma relação saudável com esta plataforma.

      Fico muito feliz por isso. Agradeço, de coração!

      Eliminar
  14. Estou completamente de acordo com este post, não diria melhor!
    ps: Como estás minha querida? Á tanto tempo que por aqui não passava ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Simple Girl *-*
      Que bom que é ter-te de volta! Estou bem, minha querida, obrigada <3

      Eliminar
  15. Tenho gostado de ler estas tuas reflexões. Quem me dera ser como tu no que toca às publicações diárias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão bom! Obrigada *-*
      Não precisas, minha querida, porque trazes sempre conteúdo de ótima qualidade

      Eliminar
  16. Tudo dito!!
    10 anos e que venham muitos mais!
    Estamos deste lado para acompanhar, não deixes de escrever 😊

    ResponderEliminar
  17. obrigado meu amor! entendo perfeitamente. os óculos, tal como os perfumes, são algo muito pessoal!

    não podia estar mais de acordo. creio que o que mais me incomoda, no mundo digital - em geral -, é mesmo o facto de existirem pessoas que só pensam em número e que insistem em passar por cima das pessoas como se tudo isto fosse uma competição. todos podemos ter um espaço aqui e se nos respeitarmos será tudo bem mais fácil!

    NEW WISHLIST POST | CAME THE TIME OF "I DON'T NEED ANYTHING, BUT ...
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, isso é verdade :)

      É que não há mal em valorizarem a parte dos números, só acho é que quando os colocam como o centro de tudo acabam por perder a verdadeira essência das coisas. Pois, esse lado competitivo também não consigo entender.
      Sem dúvida, meu anjo. Disseste tudo <3

      Eliminar
  18. Estou a adorar estas publicações, juro!
    «Existam textos sete dias por semana ou menos, a entrega é a mesma, uma vez que os meus valores são transversais.» e é isto que importa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Owww, tão bom! Obrigada *-*
      Também acho que sim, até porque de nada vale publicarmos todos os dias se, no fim, isso não nos entusiasma

      Eliminar

Enviar um comentário