DEZ ANOS // A ESCOLHA DA PLATAFORMA

Fotografia da minha autoria


«Em [minha] casa tudo é muito intenso e verdadeiro»


A procura pela nossa casa de sonho é morosa. Complexa. E, por vezes, exasperante, atendendo a que existem detalhes que não correspondem às nossas expectativas, atrasando todo o processo. Por isso, planeamos. Estruturamos ambições e tornamos as nossas exigências mais flexíveis. Mas em nenhuma circunstância permitimos que não se transforme num lar. Porque esse requisito não é negociável. Estou longe de abraçar esta aventura, porém, também neste mundo virtual é fundamental selecionarmos a habitação que mais se adeque à nossa personalidade.

Quando criei o meu primeiro blogue - Parte do que sou -, não tinha esta questão bem presente. Pretendia uma plataforma intuitiva e cómoda, que me deixasse voar e que me concedesse uma agradável receção a possíveis leitores. Ainda assim, não fiz uma pesquisa aprofundada, onde comparasse características e vantagens. Porque, embora aprecie uma conjugação harmoniosa entre várias componentes essenciais ao bom funcionamento e desenvolvimento de um projeto, queria ter margem para errar e para privilegiar o improviso. A sensação de ter tudo programado ao pormenor deixa-me mais ansiosa do que satisfeita, uma vez que sinto que perde autenticidade. Portanto, tive apenas em consideração os passos e o retorno de quem me incitou a entrar na Blogosfera. E foi assim que cheguei ao Blogger [blogspot].

Esta ligação está a um passo do décimo aniversário. E a verdade é que tenho sido extremamente feliz nesta comunidade. Foi um avançar sem rede, mas que compensou. Naturalmente, registei falhas e contratempos, mas nada de maior. E não me imagino a quebrar esta parceria tão positiva. Não acredito que a plataforma influencie a qualidade do autor, porque isso dever-se-á sempre ao conteúdo e ao compromisso. O que pode acontecer é que permitam explorar ferramentas mais exclusivas. No entanto - e não estando em condições de comparar, até porque não experienciei outras realidades -, aqui tenho tudo o que procuro. E sinto-me verdadeiramente em casa.


[Reflexão sugerida pela Magui - Este blog tem dias]

Comentários

  1. Dez anos de blog é obra minha amiga e espero que continue com o mesmo empenho e alegria por mais outros dez anos, aproveito para desejar uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me importava nada que também fossem dez anos de Gavetas :)
      Muito obrigada!

      Eliminar
  2. E estás em casa! Connosco. E nós contigo <3

    ResponderEliminar
  3. Por aqui sou team WordPress onde me sinto em casa também :) Talvez por ter um companheiro que sempre me alertou para as seguranças da internet escolhemos o WordPress como Porto Seguro da blogosfera:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando comecei, confesso, nem fazia ideia que existia o WordPress
      Foi uma escolha bem ponderada, portanto :)

      Eliminar
  4. Tu levas muito a sério a tua vida nas redes sociais.
    Como eu não levo nada a sério, achei interessante ler as tuas reflexões sobre o assunto 🍃

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso, não levo. Giro-as com preocupação q.b., até porque é um passatempo. No entanto, encaro o blogue como um compromisso mais sério

      Eliminar
  5. Eu também não tenho conhecimento de outras plataformas. Mas quanto ao blospot tem-me permitido fazer o que preciso.

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  6. i was thinking about moving from blogger but everytime i can't justsify the price! i find blogger is just what i need <3 perfect post i enjoted this!

    Jadieegosh   Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pessoalmente, nunca me preocupei com a questão do preço, até porque continuo a usufruir de uma plataforma gratuita.
      Obrigada!

      Eliminar
  7. Confesso que não conheço assim muitas, mas também o primeiro que criei foi por cá nesta plataforma, parabéns
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto que é a plataforma que acaba por chegar a mais pessoas

      Eliminar
  8. Cheguei por aqui em 2012. Tenho ficado, pois a interação é muito saudável e agradável.

    ResponderEliminar
  9. Escolhi o Sapo por ser português e por desenvolvido no nosso país. Acredito que o Blogger, do gigante google tenha mais valências, mas no fim do dia, vai dar ao mesmo. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro o sapo :) Se nao tivesse o wordpress, tinha escolhido a plataforma portuguesa, sem duvidas :)

      Eliminar
    2. Apoiar um projeto nacional é sempre maravilhoso! Também dependerá sempre do uso que cada pessoa der :)

      Eliminar
    3. Tenho lido ótimas referências em relação ao Sapo :)

      Eliminar
  10. Obrigada pela reflexão.
    Confesso que quando criei o meu blog, só conhecia o blogspot e espero por cá continuar.
    É bom ter vizinhos incríveis como tu.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que agradeço pela sugestão ♥
      Pois, o meu conhecimento também era limitado nesse sentido, mas não me deixa qualquer transtorno. Espero o mesmo!
      Que continuemos a ser vizinhas por muito mais tempo

      Eliminar
  11. “Parte do que sou” lembro tão bem, foi onde “te conheci”.
    Já estou há muitos anos no blogspot, não como blog, porque nunca fui muito boa escritora, mas sim como leitora, e “perdi” muitos blogs que adorava e lia e fiquei muito triste, mas também conheci outros e alguns se manteriam.
    Parabéns por manteres o blog e porque gostares muito disto, nunca deixes de escrever.
    Nós estamos deste lado para ler 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem tenho palavras para descrever o quanto é reconfortante saber que há pessoas que se mantêm por perto desde essa altura *-*
      Só quando criei o meu blogue é que comecei a ser também leitora desta plataforma. Mas partilho a tristeza de ver alguns irem embora, da mesma maneira que é fantástico conhecer autores novos
      Muito, muito obrigada!

      Eliminar
  12. Dez anos de blogue é muito tempo! Eu em dez anos tive vários, mas poucos duraram mais de dois anos, por isso admiro imenso o facto de teres um cantinho há tanto tempo e, pelo menos desde que por aqui passo, com excelente conteúdo. Também acho que a comunidade do Blogger é interessante e acolhedora! Já tive blogues no Wordpress e no Sapo e nunca me senti tão bem recebida! 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma caminhada muito especial! Durante estes anos, tive dois blogues principais, mas sei que As gavetas são mesmo o meu reflexo. No entanto, foi importante passar primeiro pelo Parte do que sou - onde habituei durante 4 anos - para crescer.
      Muito obrigada!
      Tenho tido ótimas referências do Sapo, mas espero manter-me no blogger por muitos mais anos :)

      Eliminar
  13. Ja tive no Sapo, mas não gostei das diferenças. É claro que a plataforma pouco importa, o conteúdo sim, esse é o importante e tu cá estás para comprovar isso.
    Beijinho minha linda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há sempre esse risco de não nos identificarmos com determinada plataforma.
      Também acredito que sim, o conteúdo é que faz a diferença. Muito, muito obrigada *-*

      Beijinho grande, minha querida

      Eliminar
  14. Sem dúvida alguma, baby :D

    team blogger sempre! foi das plataformas que primou por ser mais soft a nível de trabalho!

    NEW OUTFIT POST | YOU ARE THE ENERGY THAT YOU WANT TO ATTRACT!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos juntos :D isso é fantástico, até porque torna a criação mais intuitiva

      Eliminar
  15. Viva ao Blogger e às gavetas da minha casa

    ResponderEliminar
  16. Quando entrei na blogo também pensei um bocadinho como tu, ou seja, não pensei muito, mas sempre fui ficando e estou bem por cá, pela blogger :) Acho que nos dá muito espaço e é super simples de se trabalhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que há aspetos em que temos mesmo que nos aventurar sem rede, porque também é uma forma de percebermos o que resulta melhor com os nossos objetivos!
      Também sinto isso :)

      Eliminar
  17. Sabes Andreia, dos mesmos dez anos que tu que também por aqui ando posso resumir uma conclusão: quanto a plataformas, não há uma melhor do que outra já que as diferenças são apenas em pormenores, nós é que podemos gostar mais de uma ou de outra. É tal qual dizes, temos de nos sentir em casa.
    Ainda que estás aqui e somos vizinhas! 😊

    Em Julho faço eu também dez anos de Blogosfera e depois conto-te as voltas que dei! 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não posso deixar de concordar contigo. Podem existir detalhes que as distingam, mas talvez a diferença não seja assim tanto. Nós é que acabamos, precisamente, por nos identificarmos mais com uma plataforma do que com outra, faz parte :)
      Fico mesmo contente por isso *-*

      Terei todo o gosto em descobrir!

      Eliminar

Enviar um comentário