BLOGOSFERA | QUASE DEZ ANOS

Fotografia da minha autoria


«A vida não é sobre metas, conquistas e linhas de chegada. É sobre quem você se torna nessa caminhada»


A minha caminhada neste mundo blogosférico está perto de atingir o décimo aniversário. E, se parar para analisar a estrada construída, observo razões infinitas que me fazem acreditar que encontrei o meu lugar. Houve, naturalmente, altos e baixos. Um reformular de identidade. E um recomeço, praticamente, do zero. Mas todas as metamorfoses foram cruciais para não ficar à deriva. Nestes [quase] dez anos, existiu sempre um farol a iluminar os meus passos. E a âncora certa, para permanecer onde sou plena.

Queria, portanto, assinalar esta data de uma forma especial. E conto convosco neste processo, até porque são uma parte fundamental desta jornada. A minha ideia seria criar algo do género «Dez anos, dez reflexões». Para isso, gostaria que deixassem nos comentários temas sobre os quais teriam interesse em ler a minha apreciação - dentro do contexto blogue, como é percetível. Podem, inclusive, colocar questões, expondo dúvidas/curiosidades que tenham [desde a gestão à escolha dos assuntos, por exemplo]. Se preferirem, podem sempre enviar um e-mail para asgavetasdaminhacasaencantada@hotmail.com. Aceito sugestões até segunda-feira [10/06], para ter disponibilidade de planear as publicações com o devido compromisso.

Agradeço, em primeiro lugar, a vossa disponibilidade e o vosso cuidado. E, em segundo, desvendo um pouco do véu, ao afirmar que já tenho escolhida a reflexão para o dia de aniversário. Em 2009, isto parecia muito abstrato. Dez anos anos depois, é uma das certezas que mais me preenche o lado esquerdo do peito.

Comentários

  1. Parabéns e que venham muitos mais anos! E eu, espero estar por aqui a acompanhar!

    Na tua opinião o que mudou na blogosfera nestes 10 anos?

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que os nossos caminhos se continuem a cruzar por muito mais tempo :)

      Obrigada pela pergunta!

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Para não dar azar, agradeço só no dia de aniversário ahahah
      Obrigada e igualmente!

      Eliminar
  3. Ena! Tantos? Eu ando por cá desde 2013 :P
    Parabéns! Beijinhos

    the-choice-26.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até parece impossível já ter passado tanto tempo :o n' As gavetas também só estou desde 2013, mas a minha aventura começou em 2009

      Eliminar
  4. Tambem criei o meu blog mais ou menos há 10 anos mas tornei-o oficial em 2012 :)
    Aguarda o meu email ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até nisto estamos em sintonia :D
      Um ano depois, estava eu a criar As gavetas ahah
      Obrigada pelo e-mail, minha querida <3

      Eliminar
  5. Identifico-me com a totalidade das palavras que colocaste no primeiro parágrafo. Quase poderiam ter sido escritas por mim.
    Também vou fazer agora em breve 10 anos que estou na Blogosfera e também estou a pensar fazer um balanço desse período de tempo.

    Há uma questão que me martela na cabeça sempre que penso neste assunto e que é a de tentar entender as razões que nos levam (enquanto "colectividade") a ter e a manter um blogue.

    Leio-te há pouco tempo, como sabes, mas vou acompanhar com muito interesse esta tua comemoração... pois merece de facto ser comemorada toda essa caminhada de 10 anos da tua vida enquanto bloguer.

    Beijinhos Andreia e muitas felicidades para os próximos 10 anos
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enche-me o coração ler este retorno! A sério? Que bom *-* sinto que é uma marca bonita, que demonstra o compromisso que temos com este projeto.
      Que reflexão tão pertinente, obrigada por partilhares essa questão comigo.

      Significa muito ler isso, obrigada! Serás sempre bem-vinda a esta casa :)

      Igualmente*

      Eliminar
  6. E que venham mais dez anos. Poderias fazer uma seleção de perguntas e nos respondíamos a ver se já te conhecemos bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Venham eles, não me importo nada :D
      Acho que vou aproveitar essa sugestão para mais tarde. Obrigada, minha querida!

      Eliminar
  7. 10 anos é muito tempo a alimentar um blogue. Muitos nem lá chegam. Muitos parabéns


    Hoje:- O que ontem foi amor, hoje é loucura...

    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda - Feira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sempre é fácil conjugar tudo. E a vida obriga-nos sempre a escolher um sentido e a deixar pegadas para trás. Senti isso quando me despedi do meu anterior blogue e abracei este :)

      Eliminar
  8. Não dou sugestões a ninguém, Andreia, e menos a ti, porque gosto de entrar nestas gavetas, exactamente como se encontram.

    Continuação de uma semana feliz:-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que estas gavetas te surpreendam :)

      Obrigada e igualmente!

      Eliminar
  9. 10 Anos é muito tempo minha linda, que continues com um trabalho excelente como tens até agora e que um dia possas escrever um livro
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero, de coração, que esse sonho se concretize num futuro próximo. Obrigada :)

      Eliminar
  10. Olá Andreia, que venham muitos outros 10 e sempre cheios de muito entusiasmo...
    Sugestões.... Nem sei, podemos ir por tantos caminhos.
    Não sei se já falaste disto, mas falar sobre o que pensavas que seria o teu futuro, quando eras pequena.
    Falar sobre o que te incomoda na blogosfera, "instaosfera", facebookesfera"...

    Beijinhos.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que daqui a 10 esteja a pedir a vossa colaboração para uma nova celebração :D
      Uma vez que pretendo focar-me em questões relacionadas com a blogosfera, vou aproveitar a segunda sugestão. Mas tentarei arranjar maneira de incluir a primeira.
      Muito obrigada, querida Sandra :)

      Eliminar
  11. Xi já lá vão 10 anos? Por acaso o meu cantinho faz 5 anos amanhã!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tempo voa! Até parece surreal pensar que me aventurei em 2009, no meu antigo Parte do que sou :o
      Este é um mês de aniversários, estou a ver

      Eliminar
  12. Parabéns por estes dez anos =)

    Como vês a evolução da blogosfera e o destaque que se dá a blogues de figuras públicas?

    Recordas-te do primeiro post que escreveste?

    Qual a memória mais marcante?

    O que nunca publicarias num blogue?

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até fico nervosa só de olhar para esta idade ahahah
      Amei as tuas perguntas, minha querida. Sem dúvida que vão puxar bastante pelas minhas memórias e pelo meu lado mais reflexivo.

      Beijinho grande

      Eliminar
  13. Parabéns 10 anos é muito tempo e muito trabalho produzido!!
    Quanto às reflexões: Como é que o blogue te modificou (se é que modificou) como pessoa?
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem sido uma jornada surpreendente *-*
      Muito obrigada pela questão! Sem desvendar muito, está um pouco relacionada com o tema que escolhi para o dia do aniversário

      Eliminar
  14. Parabéns Girl, estamos juntas nisto o meu blog também faz 10 anos este ano. O tempo passa a voar, umas pessoas ficaram por cá outras foram embora. Mas o que importa é que o teu espacinho continua maravilhoso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, que amor, muito obrigada! Tem sido uma viagem muito bonita :)

      Eliminar
  15. Para que possa regressar em segurança ao ponto de partida e, festejar o próximo aniversário do seu Blogue. O que é você tem e deve fazer. Quando entra dentro do seu carro e se senta frente ao volante. Com as mãos segurando no mesmo. Antes de seguir viagem por essa estrada às curvas?

    Boa noite e boa viagem Andreia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conduzo, mas diria que, em primeiro lugar, colocar o cinto é fundamental!

      Boa noite, Edumanes*

      Eliminar
  16. Já tens vários temas mas lanço mais um: como manter um blog se uma página de facebook e de IG permite quantificar mais likes, comentários e obter eventuais parcerias que aumentam a visibilidade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que nunca tinha analisado a questão desta perspetiva, mas sem dúvida que espelha uma abordagem atual. Muito obrigada pelo tema :)

      Eliminar
  17. Começaste o blogue em criança? 😄 Parabéns
    Porque escolheste a plataforma blogspot?
    Encontras alguma diferença entre blogues de diferentes plataformas?
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quase! Mas com 17 já não era bem criança ahahahah
      Muito obrigada pelas questões, Magui

      Eliminar
  18. Dez anos a "alimentar" um blog com esta intensidade, deve dar muito trabalho, mas quem corre por gosto, não cansa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho uma certa pena de não aliar os meus dez anos blogosféricos com a idade d' As gavetas. Mas tudo é aprendizagem :)
      Dá trabalho, é um facto, mas sinto que é ainda mais gratificante. Porque me liberta, ao mesmo tempo que me desafia. Já para não mencionar que me mantém sã

      Eliminar
  19. oh muitos parabéns minha querida que venham muitos mais, estarei sempre aqui para ler o teu cantinho.
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não agradeço já, para não dar azar ahahah
      Enche-me o coração ler isso!

      Eliminar
  20. Ah! O meu blog também completa 10 primaveras esse ano! Parabéns para a gente. E a pergunta: o que você aprendeu de mais importante nesses 10 anos? E como acredita ser daqui a 10 anos? ♥

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho um bocadinho de pena de não estar há 10 anos nestas Gavetas, mas, por outro lado, criei-as no momento certo. Precisei de me aventurar num projeto anterior para compreender, de facto, o que pretendia :)
      Muito obrigada pelas perguntas!

      Eliminar
  21. Ainda bem e que venham muitos mais!!!

    Hum... acho que gostava de saber a tua opinião sobre muita coisa, mas quero que sejas tu a contar... conforme sentes...

    ResponderEliminar
  22. És linda por fora e por dentro.
    Escreves com tanto amor que é impossível não nos apaixonarmos.
    Dez anos em que lutaste com grande paixão e determinação. Este é um Mundo difícil para qualquer escritor, mas tu nunca desististe e só por isso mereces tanto alcançar tudo o que desejas.
    É difícil deixar-te um tema, mas gostava de ler a tua reflexão, descrição, "ilustração" das tuas emoções, sentimentos, quando te sentas apenas a escrever :)
    Beijinho grande
    PS - Desculpa a minha ausência, longa. O mês de Maio foi... difícil, sem palavras... Mas estou de volta :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim não vale, fico completamente sem palavras para agradecer tamanho carinho e generosidade *-* muito obrigada, Quase Cinderela. É mesmo gratificante ter este retorno!
      Faz muito sentido continuar. Dar asas à minha imaginação/inspiração. E desafiar-me a criar novo conteúdo. Tem sido, por isso mesmo, uma viagem alucinante, que me entusiasma desde o primeiro dia.
      Que bela sugestão, obrigada :)

      Não tens que pedir desculpa, nem penses numa coisa dessas. Junho será melhor, vais ver <3

      Eliminar
  23. É a primeira vez que entro no seu blogue, via, Á Flor da Pele da Clara.
    Deixo-lhe os Parabéns. Dez anos é muito tempo, muita escrita, muita pesquisa e sobretudo muita qualidade, ou não se teria aguentado nem metade do tempo.
    Tudo de bom para si.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a certeza que aguentaria :) quando fazemos algo que gostamos é sempre mais fácil. Muito obrigada pelas palavras. Seja sempre bem-vinda, Elvira

      Eliminar
  24. Não conhecia!
    Parabéns e boa continuação!

    Abraço

    ResponderEliminar
  25. Cheguei aqui pela Clara - "À Flor da Pele"
    Também eu, este ano fiz 10 anos de blogue e comemorei com uma conversa no balcão da minha cozinha onde, onde fiz promessas de continuar a preencher a minha terra de folhas brancas.


    É esse o desafio que deixo para uma das tuas reflexões.

    Quando chegar a hora estarei cá para os parabéns merecidos! :)

    Beijos,
    mz


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em primeiro lugar, agradeço a visita. Depois, muitos parabéns pela chegada ao 10 aniversário! É sempre um marco bonito :)
      Que bela forma de comemorar.
      Agradeço, de coração

      Eliminar
  26. Vim conhecer estas gavetas pela mão da Clara (À Flor da Pele). Nunca assinalei aniversário de blog, mas também eu estou a caminho dos 10 anos e nunca imaginei que andaria por cá tanto tempo. Já tenho pensado que talvez devesse parar, mas acabo sempre envolvida por uma corrente estranha que me mantém por cá. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela visita! Fico contente por ter decidido vir :)
      O aniversário do blogue também tem passado mais despercebido (ainda que o ano passado tenha investido numa pequena comemoração), mas faz-me sentido destacar este marco enquanto blogger, até porque cresci imenso nestes dez anos e muito por culpa desta plataforma.
      Compreendo! Continua a ter uma energia que nos convida a ficar *-*

      Eliminar
  27. 10 anos sem nunca abandonar a blogo? Bem, PARABÉNS minha querida <3
    Eu descobri a blogosfera em 2011 e tu já cá andavas, imagina :p
    Sei que já passou o prazo, mas ficam as minhas questões e tu respondes quando puderes:
    - Como aguentaste estes 10 anos, nunca houve fases de menos inspiração que te levassem a repensar a tua presença por cá?
    - Há quanto tempo fazes posts diários e o que te levou a tomar essa decisão?
    - Qual a tua maior fonte de inspiração?
    - Olhando para o blogue, o que vês?

    Poderia elogiar-te de novo, mas tu sabes o que eu acho. A tua escrita é impressionante e os 10 anos são prova disso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, são 10 anos sem pausas, apenas com uma mudança de casa :)
      Comecei em 2009, a descobrir todas as maravilhas que este mundo blogosférico tem para nos oferecer. E tem sido mesmo enriquecedor.
      Ainda vens a tempo, minha querida. Muito obrigada pelas questões!

      És sempre um amor <3

      Eliminar

Enviar um comentário