DEZ ANOS // DEZ APRENDIZAGENS

Fotografia da minha autoria


«Estamos sempre a tempo de aprender lições valiosas na vida»


Uma década. O que parecia um cenário altamente abstrato é, agora, uma realidade muito mais próxima e sólida. Há quase dez anos na blogosfera [comemoro-os em plena noite de S. João], conto com uma bagagem de memórias especial. Muitas palavras. Muita partilha. Muita lealdade. E um crescimento indescritível. Nesta plataforma, conheci seres humanos extraordinários, reforcei uma das minhas maiores paixões, desafiei-me e fui apreendendo lições em distintas fases do percurso. É impossível integrar este mundo virtual sem identificar comportamentos que nos inspirem. E há dez aprendizagens que considero imprescindíveis.

A identidade não é negociável: Acredito que há espaço para todos, desde que se perpetue o respeito mútuo. Numa blogosfera em constante evolução, é natural que existam tópicos transversais e ideias que se complementem ou que se toquem em certos detalhes. Porque não somos os únicos a explorar conceitos que possam fugir da nossa zona de conforto ou que sejam um espelho da nossa personalidade. No entanto, tudo o que partilhamos não pode carecer de identidade. Somos muitos - e com tendência para sermos mais. E há imenso talento e criatividade por aqui, mas não podemos ser fotocópias. Temos, pelo contrário, de privilegiar as características que nos diferenciam. Evidenciá-las. E sermos inteiros, agindo em conformidade com quem somos. É isso que nos aproxima e que estabelece ligações de fidelidade.

Abraçar o compromisso: Independentemente da finalidade, quando criamos um blogue é fundamental compreendermos que estamos a assumir um compromisso, não só connosco, mas também com quem dedica um pouco do seu tempo a ler-nos. Isso não significa criar publicações diárias - caso não exista essa vontade -, nem manter uma presença quase ao segundo. Temos é que ser consistentes na nossa verdade. Na honestidade do nosso conteúdo. E priorizar o mínimo de dedicação. É uma gestão que exige trabalho para que o resultado seja pertinente e fiel ao conceito que pretendemos construir, mas não há maior gratificação que esta. Portanto, por mais divertido e descomplicado que seja ter um blogue - que é -, nunca se esqueçam que ao abrirem as portas de vossa casa não é justo deixá-la ao abandono. É tudo uma questão de saber cuidar.

Escrever, primeiro, para nós: Eu sei que ao publicar numa plataforma pública também o estou a fazer para os outros. A partir do momento em que disponibilizo conteúdo online, aquele texto já não é só meu. Ainda assim, continuo a defender que devemos escrever para nós. Isto é, escrever porque, de facto, nos identificamos com o tema e não porque queremos agradar. É fácil cair na tentação de desenvolver publicações sobre assuntos que estão na moda e que tenham maior visibilidade, mas questionem-se sempre se realmente vos interessam assim tanto. Um blogue não tem que revelar tudo sobre nós, mas não deixa de ser uma extensão da nossa personalidade, por isso, não se diminuam para caber nos gostos de alguém. Façam valer os vossos. Embora os temas abordados possam não interessar a todos, há sempre quem regresse, porque reconhece a paixão inerente às palavras.

O caminho nunca é em linha reta: Quando abraçamos um projeto durante um longo período de tempo, constatamos que as mudanças são inevitáveis. Porque crescemos, tornamo-nos mais conscientes, mais ponderados e mais seguros do que nos move. Em consequência deste processo de maturação, há linhas criativas das quais nos desenlaçamos e outras que fazemos questão de manter. E até a nossa predisposição se altera. Há temáticas que já não nos fazem tanto sentido, assim como há blogues com os quais deixamos de nos identificar - não tanto pela pessoa que o faz crescer, mas pelo conteúdo em si. E isso não é um problema, é uma etapa natural. Logo, não tenham medo de largar a mão - também já o fizeram convosco -, nem de priorizar o que vos satisfaz: quer a ler, quer a escrever. Claro que custa libertarmo-nos deste vínculo, ainda para mais quando estabelecemos alguma empatia, mas seria mais cruel - e menos cordial - insistir em algo que já não se adequa a nós. Acima de tudo, tem que haver honestidade.

Nunca agradaremos a todos: Este é, possivelmente, um dos maiores erros que podemos cometer, até porque estamos a relegar a nossa identidade para segundo plano. É maravilhoso perceber que há pessoas que compreendem e se identificam com a nossa mensagem, mas isso não acontecerá com todas. Além disso, haverá sempre alguém pronto a implicar e a distorcer o que escrevemos, da mesma maneira que algumas publicações despertarão mais interesse e afeição do que outras. Faz parte. E esta componente também é uma mais valia para aprendermos a não nos levarmos demasiado a sério. No final do dia, têm é que sentir que correspondem às vossas expectativas. Devem dar o devido crédito à opinião de terceiros - com limites saudáveis -, porque alargam-nos os horizontes do nosso conhecimento, mas não façam as coisas só com o intuito de agradar. Façam porque vos inspiram.

Criar sem medos: Quando comecei o meu primeiro blogue, foquei-me apenas em partilhar textos ficcionais. Anos mais tarde, senti necessidade de transitar para um projeto mais versátil, porque eu não sou uma só característica. E desde então que, respeitando os meus gostos, tenho-me desafiado a explorar formatos de escrita e temas distintos. Porque é algo que me apaixona. Sendo o blogue uma aposta pessoal, defendo que faz todo o sentido criarmos conteúdo que nos dê prazer, independentemente de ser uma constante ou de ser uma novidade. Naturalmente, vamos associando uma imagem à nossa plataforma, mas isso não significa que nos limitemos. Quem é que diz que, no nosso espaço, não podemos abordar temas antagónicos? Porque é que escrevendo, maioritariamente, sobre literatura não posso quebrar essa linha editorial e falar sobre futebol? Eu entendo que a presença de demasiados estímulos pode desorientar-nos e passar a ideia de que ainda não encontramos o registo certo. Contudo, só vamos descobrir o nosso caminho se experimentarmos várias rotas. E se há algo que sei é que somos feitos de infinitas gavetas. Por isso, criem sem receios.

Mais conteúdo, menos números: Sei que parece impossível desligarmo-nos da parte numérica, ainda para mais quando adquire tanta força diariamente, mas continuo a preocupar-me muito pouco. É gratificante receber mais comentários/partilhas/seguidores, porém, não é o que me motiva. O que me desarma é perceber que há pessoas a dedicarem-se de alma e coração aos seus textos. O que me emociona é o diálogo na caixa de comentários; é entrar na minha casa encantada e reconhecer os de sempre. Por muito que os números tenham peso, não permitam que se transformem em algo pouco saudável. Quando fechamos o computador, garanto, não é isso que importa, não é isso que nos marcará a memória.

Valorizem as pessoas: E, uma vez mais a interação. O melhor da blogosfera é mesmo esta parte humana, que nos aproxima apesar da distância física. Estimem quem chega. Abram as portas a novos inquilinos. Valorizem opiniões e sugestões. Convivam. Porque é esta magia que torna a nossa viagem mais bonita e especial. Acima dos números estarão sempre os rostos de quem faz parte desta família virtual. Imaginem, então, o aconchego que é, ao celebrar uma década na blogosfera, perceber que dialoguei e conheci pessoas muito diferentes, mas igualmente inspiradoras. Cresci com todas e não duvido que sou, também, melhor blogger por cada uma delas. Isso é impagável.

Não tenham pressa: Crescer demora, criar a nossa comunidade também. Mas não procurem apressar o processo. Desfrutem de cada passo e aproveitem todos os ensinamentos inerentes. A vossa jornada fica mais valorizada quando sabem respeitar o vosso ritmo. Além do mais, não façam as coisas com segundas intenções. Não se demorem onde nada vos acrescenta, mas também não brinquem com o tempo dos outros. Prefiram os passos sólidos à corrida. Porque numa plataforma que engloba tantas pessoas, só quem chega com os valores certos se mantém firme.

O retorno chega: O meu veio sempre através do carinho de quem me lê. Nas mensagens que fazem questão de deixar. Nas iniciativas que eu lanço e que aceitam quase de olhos fechados. No facto de olhar a lista de leitores e perceber que alguns já estão comigo desde o Parte do que sou. O meu retorno é este. E não podia estar mais grata. Porque estas pessoas veem-me crescer e não desistem de mim. Não sei bem o que fiz para as merecer - como canta Carolina Deslandes -, mas faço por cuidar delas de alma e coração abertos. A dedicação é, para mim, a estrada que nos permite chegar a bom porto. E para quem se entrega com verdade há sempre retorno. Sempre!


[Reflexão sugerida pela Carol Daixum - Pequena Jornalista]

Comentários

  1. Parabéns e que venham muitos mais anos!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Adoro a tua forma de ver as coisas, identifico-me! Aprender até morrer💪 venham mais 10 anos :) Cá estarei para te ler pois já não vivo sem o teu cantinho. Obrigada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, minha querida ♥ acredito muito nisso, até porque há sempre aspetos que não compreendemos. Venham eles, estou motivada para isso.
      É mesmo gratificante ler isso

      Eliminar
  3. QUE LINDO! Como é que é possível passarem tão rápido... Ainda estamos muito insaciados, portanto tens muitos e muitos anos a escrever pela blogosfera. Pelo menos é o que nós esperamos!! Muitos parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tempo parece mesmo voar, é impressionante :o
      Partilho desse sensação, porque acredito que ainda há muito por explorar. Obrigada por estarem desse lado

      Eliminar
  4. Grandes aprendizagens. Adoro a forma como te expressas e os textos que escreves. Que este cantinho continue a ir longe.

    Beijinho grande! :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo gratificante ler o teu retorno. Obrigada, minha querida ♥

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Têm sido, sem dúvida! Venham eles :)
      Obrigada e continuação de boa semana

      Eliminar
  6. És um encanto, Andreia!
    Continuo a ler-te e a estar perto de ti, ainda que a mais de 200 Km de distância. Engraçado é que vou sempre relacionar contigo o Porto, e Vila Nova de Gaia, onde vivi 3 meses! E o teu cantinho tem uma identidade muito especial, para além de todo o carinho que se vê que lhe dedicas ❤🍀

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Owwn, que querida *-*
      É incrível como as palavras nos aproximam e conseguem, à sua maneira, quebrar um pouco dessa distância física. Significa muito.
      Enche-me o coração ler isso ♥

      Eliminar
  7. Dez anos...!!! Parabéns pela constância e qualidade dos teus posts. Não os li todos, mas pela "amostra" dos quase 5 anos que os leio, o teu blog é uma referência a seguir na blogosfera.
    Subscrevo as tuas 10 aprendizagens (que, afinal, são princípios de conduta).
    Andreia, continuação de boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada pelo retorno, Jaime. Fico sem palavras para tamanho elogio *-* sim, também acredito que o sejam

      Uma ótima semana também para si

      Eliminar
  8. Foram 10 anos cheios de coisas boas e de aprender coisas, parabéns
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. Acho que as maiores aprendizagens vêm dos comentários quando ampliam os nossos pontos de vista, ou recebemos conselhos ou dicas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A interação é mesmo especial por isso, porque conseguimos visualizar as situações de outras perspetivas :)

      Eliminar
  10. Não me canso de te ler.
    Que continues por muitos mais anos.
    😘😘

    ResponderEliminar
  11. Gostei tanto de ler estas tuas aprendizagens. E posso dizer que há uma ou outra que já fazem parte do meu caminho por cá também, o que é muito bom.
    Posso-me repetir, mas a tua dedicação inspira-me tanto.

    Infelizmente não tenho tido o tempo que gostava de ter e tenho deixado o meu cantinho um bocadinho ao abandono, o que me deixa mesmo tristinha, pois sinto que ando a falhar com vocês, mas ao mesmo tempo não quero ir lá por ir, só para dizer "estou por aqui". Lá está, porque para mim o compromisso é mesmo esse, manter-me fiel ao que sempre idealizei para o Shimbalaiê.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, minha querida ♥
      Sinto que há aspetos que, embora sejam aprendizagens, também se relacionam muito com a nossa forma de estar na vida. Por isso, algumas são mais intuitivas do que outras. E acabamos por apreende-las com mais facilidade.

      Compreendo bem essa sensação, até porque, sendo um projeto que abraçamos com tanto carinho, custa sempre não lhe conseguirmos dedicar o tempo que gostaríamos. Mas por vezes é necessário, há outras prioridades e predisposições que temos que respeitar. E é preferível não publicar, do que partilhar algo só para encher. Acho que isso é pior.
      Nunca estarás em falha, coração, porque te moves pelos valores certos

      Eliminar
  12. Um bom post!! Blogues de facto há muitos e muitos sem identidade, são todos muito iguais dizem as mesmas coisas e, depois há uns que se evidenciam e que nós adoramos ler!!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Marisa!
      A identidade é fundamental, caso contrário, acabamos por nunca criar algo verdadeiramente nosso

      Eliminar
  13. E que venham mais 10 anos de conteúdo maravilhoso! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  14. Muitos parabéns por estes 10 anos de partilhas (boas)... e que venham mais 10 anos! :)

    https://checkinonline.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. Eu gosto de ti e da maneira como escreves. Tu pões amor e carinho nos teus textos.
    O que falas neste texto eu concordo contigo, mas há pessoas que escrevem há procura de seguidores, outras há que não aceitam irmos em desacordo com o que escrevem e não aceitam uma crítica. Enfim, há de tudo. O teu blog é um sucesso e o que te desejo é que por cá continues para que nós possamos ler o que escreves.
    Beijinho minha linda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Significa muito ler isso, minha querida. Obrigada *-*
      Sinto que a postura que mantêm na blogosfera é uma consequência daquilo que são diariamente. E, infelizmente, veem-se muitas pessoas que não sabem ouvir críticas, nem respeitar opiniões contrárias. O que é triste, porque ganhamos muito mais quando abraçamos essa diversidade. Ninguém é dono da verdade.
      Oh, tão querida <3

      Eliminar
  16. Sem tirar nem pôr! Das melhores publicações que já li até hoje. Falaste tudo com as tuas palavras e com as tuas opiniões, partilho muitos sentimentos iguais contigo. Vejo o blog como o meu diário, como uma reflexão e partilha.
    Gostei muito das tuas palavras :) E já agora muitos parabéns pela década de partilha, sem dúvida que é muito bom olharmos para trás e vermos a nossa evolução.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada *-*
      O blogue consegue mesmo ser um porto de abrigo, sobretudo, quando sabemos usufruir das suas potencialidades de uma forma saudável
      É fantástico, sem dúvida :) uma vez mais, obrigada!

      Eliminar
  17. Gostei muito da tua transparência nesta tua aprendizagem que venham muitos mais ano.
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  18. obrigado, meu doce! Está a ser surreal, de verdade. Não podia estar mais satisfeito e, ao mesmo tempo, tão integrado. É gratificante!
    :D

    Parece que me acabei de ler a mim próprio :P não podia estar mais de acordo com o que escreveste!

    NEW BRANDING POST | 4 MODELS OF GLASSES IN WHICH YOU SHOULD INVEST!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Owww, que bom, meu anjo. Fico mesmo feliz por ti *-*

      Sempre em sintonia <3

      Eliminar
  19. és uma das minhas maiores inspirações aqui na blogosfera. nunca deixes de escrever, querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico sem palavras para agradecer o carinho *-* muito, muito obrigada!

      Eliminar

Enviar um comentário