DEZ ANOS // OLHAR O FUTURO

Fotografia da minha autoria


«O passado está na cabeça, o futuro nas tuas mãos»


O amanhã é sempre incerto. E tenho aprendido a relativizar o seu peso, pois há aspetos que fogem do nosso controlo. Assim, libertando-me da ansiedade proveniente do que não conheço, tenho-me mantido fiel à essência de apenas despender energia naquilo que posso alterar, trabalhar e melhorar. E isso não só me deixa mais confortável, como também me permite focar. É nesta abordagem descomplicada, mas em sintonia com os princípios que fomento, que construo o futuro.

Quando criei o meu primeiro blogue, não projetei cenários. Deixei-me ir. Abri a porta ao improviso e à possibilidade de acolher registos que saíssem da minha zona de conforto. Por isso é que não planeio até à exaustão, porque gosto daquela margem vazia, da qual podem surgir realidades muito distintas e igualmente gratificantes. Por isso é que não meço a passagem do tempo que me espera e não consigo responder como me imagino, enquanto blogger, daqui a dez anos. Naturalmente, espero crescer dentro desta comunidade. Espero que esta plataforma continue a fazer sentido. E espero ter ainda mais histórias para contar - reais ou ficcionais. Mas avanço sem rede. Predisposta a abraçar metamorfoses e desafios. E aceitando o traço imprevisível.

Sentada a observar o blogue, vejo várias portas abertas. E uma série delas por abrir. Vejo um meio de comunicação que me entusiasma e uma casa que continuo a alicerçar no que me motiva e inspira. E todos os dias são uma nova folha em branco, que procuro colorir com as minhas palavras. Não tenho a pretensão de chegar a todos, mas quero preservar quem fica e caminha do meu lado. Se a minha mensagem tocar alguém, então, sei que me mantenho no caminho certo. Porém, acima de tudo, quero resguardar a sensação que me envolveu na data em que comecei: o frio na barriga de quem não sabe o que esperar, mas que acredita que a viagem tem tudo para valer a pena. Porque temos a mesma pele.

Tudo tem o seu tempo. E eu acredito que o meu ainda está para durar, porque olho para este projeto com amor e não como uma obrigação. Portanto, embora o amanhã seja indecifrável, conservo o mesmo arrebatamento ingénuo e genuíno. Sem fórmulas certas, apenas com vontade de criar. E de unir os pontos das minhas paixões. Que seja o que tiver de ser. Porque farei com que seja especial.


[Reflexão sugerida pela Matilde Ferreira - Cantinho da Tily - e pela Mary - Shimbalaiê. Muito obrigada a todos por estes dez dias ♥]

Comentários

  1. Olá Andreia,

    Sim, é um dia de cada vez. E sem perder a esperança. Nunca.

    Beijinhos
    Margarida

    ResponderEliminar
  2. Olhar o futuro, vivendo o PRESENTE momento 🍀

    ResponderEliminar
  3. Que não lhe falte a paixão minha amiga e prossiga por mais dez anos no mínimo, aproveito para desejar a continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Francisco! Que venham eles :)
      Continuação de boa semana

      Eliminar
  4. Andreia, a essência está em não mudar a nossa pele...deixá-la dourar ao sol na calma dos dias! Que o amor pelas palavras nunca se acabe!
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito e defendo isso mesmo, porque acho que é mesmo fundamental [em tudo na nossa vida]! Muito obrigada :)

      Eliminar
  5. Olá, Andreia! Percebe-se bem que és uma pessoa com os pés muito bem assentes na terra e que vive bem o presente. O amanhã é sempre incerto, é verdade, mas tenho a certeza de que este teu espaço vai continuar a ser uma casinha muito bem cuidada no futuro! 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Procuro sempre fazê-lo. Ainda que ponderar o futuro possa ser importante e tentador, focarmo-nos no presente é essencial, até porque é ele que dita o que virá depois.
      Oh, que querida, espero que sim *-*

      Eliminar
  6. Muito muito obrigada por estares aqui, querida Andreia:) O pensamento é mesmo este, deixar fluir, e viver um dia de cada vez :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. É sempre bom ter por cá, pois tens bastante talento e tenho vindo adorar o teu trabalho linda
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. Só desejo poder, no futuro, continuar a acompanhar-te neste teu espaço aconchegante e cheio de palavras que nos tocam. Que seja um futuro recheado de conquistas e onde te continues a sentir bem. =)

    Beijinho muito grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que sim, minha querida. Tenho o maior gosto nisso *-*
      Desejo-te o mesmo!

      Eliminar
  9. Artigo interessante este que acabei de ler aqui em seu blog, estou acompanhando seus artigos alguns dias e são muitas informações interessante gostei.
    Blog Noticias da Web

    ResponderEliminar
  10. Andreia devemos sempre olhar para o futuro, que você continue sempre por aqui com o seu blog, pois os seus textos são maravilhosos, bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhar o futuro, sem prejudicar o presente. Muito obrigada, Lucimar :)

      Eliminar
  11. O futuro é sempre uma incógnita e como nós que já andamos aqui há algum tempo, sabemos quão difícil é manter um blog ativo e atualizado. nem sempre há tema, nem tempo, nem vontade... é a verdade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, por isso, mais vale focarmo-nos naquilo que podemos controlar.
      Sim, sem dúvida, há fases menos inspiradas e criativas, portanto, mais vale parar e respirar do que insistir e colocar em causa um projeto que nos é especial. O mais importante é sabermos ouvir o nosso ritmo e a nossa motivação

      Eliminar
  12. Espero continuar a acompanhar-te, e que esta comunidade não acabe.
    Mantém esse amor, consegues manter as pessoas que estão contigo e consegues cativar as novas 😉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico deste lado a torcer pelo mesmo :)
      Muito, muito obrigada!

      Eliminar
  13. Sem tempo para ler o post completo. Passo só para desejar as maiores felicidades.
    Beijinhos linda.

    ResponderEliminar
  14. nice article my friend..
    please visit my blog too

    ResponderEliminar
  15. " Sentada a observar o blogue, vejo várias portas abertas. E uma série delas por abrir. " é tão, mas tão isto!!!! Muito bom!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enquanto for assim, faz todo o sentido continuar :)
      Muito obrigada!

      Eliminar

  16. «Não tenho a pretensão de chegar a todos, mas quero preservar quem fica e caminha do meu lado. Se a minha mensagem tocar alguém, então, sei que me mantenho no caminho certo.»

    Depois de todo o feedback dos comentários que quem te lê te deixa aqui nesta caixinha... acho que não tens dúvidas quanto a isso, pois não? 😊
    E é claro que estás no caminho certo... e é claro que o teu tempo ainda está para durar!
    Sei tudo isso porque, e tu própria o disseste, olhas para este projeto com amor. E é do Amor que tudo nasce... tudo se cria e se mantém.

    Parabéns por esta jornada do tamanho de uma década... e parabéns por estes "dez anos, dez reflexões".
    Tocaste muitos de nós que temos pontos em comum contigo e inspiraste outros tantos a almejarem para si o que construíste.

    Bem hajas
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou uma privilegiada, porque tenho recebido um retorno incrível! E porque sei que nesta casa recebo visitas muito especiais *-*
      Só com amor os nossos projetos avançam. E enquanto o sentir forte, sei que não há outro lugar para onde possa ir. Nem quero!
      Muito, muito obrigada, de coração, Clara. Significa imenso ler isso

      Eliminar
  17. Claro que o teu está para durar! Considero-te a rainha dos blogs portugueses!!
    Hip hip hurra!!

    ResponderEliminar
  18. Tão genuíno, tão bonito e tão tu!
    Só posso, mais uma vez, dar-te os parabéns por este teu projeto incrível. No que depender de mim, continuarei a ler e a deixar-me deslumbrar pelas tuas palavras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, minha querida ♥
      Sei que me repito, mas enche-me o coração ler as tuas palavras! E sou muito grata por te saber sempre desse lado

      Eliminar
  19. Muito bom seu artigo, estou acompanhando seu blog há alguns dias e posso dizer é estou adorando. Sempre tem conteúdo de qualidade com bastante dicas e informações interessantes!

    Parabéns!

    Meu Blog: Blog Apostando na Loteria

    ResponderEliminar

Enviar um comentário