LENTO ENVELHECER DE PÉTALAS

Fotografia da minha autoria


«É nos ventos da mudança que encontramos nossa direção»


O tempo arrefeceu sem aviso
Caem-me as folhas desamparadas
Cobrindo a gravilha com pesar
De pétalas solitárias, gastas
Como a minha memória em decadência

Houve um tempo em que fui primavera
Descalça, singela, leve
Hoje sou inverno e tormento
O meu céu cobre-se 
De nuvens cinzentas
E já vejo o fim

De olhar tempestuoso
Choro a saudade da juventude
O esgar travesso e solto
De um futuro que já não me pertence

A ventania desfragmenta-me
E eu voo para o abismo
Em despedida, aceitando o infortúnio
Deste envelhecer lento

Comentários

  1. Aprendemos tanto com a Natureza :)
    Poema lindo, minha querida :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, minha querida! Mas nem sempre percebemos isso.
      Muito obrigada *-*

      Eliminar
  2. Que poema mais lindo, adorei
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Assim começo o dia logo em grande com poesia!! <3
    R: Muita gente adorou, mas achei que as personagens eram tão estranhas. Mas se leres quero a tua opinião :)

    ResponderEliminar
  4. Bonito poema. Às vezes não é fácil encontrar a direção.

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  5. Um poema lindo, profundo.
    Mas não tem que ser assim...

    Abraços, bom final de semana!

    ResponderEliminar
  6. Mais um poema lindo! :D
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  7. Ah poeta.
    Beijinho e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  8. Às vezes sinto-me assim. Felizmente nem sempre. Apesar de tudo, ainda vou conseguindo inventar uns raios de sol que me aquecem a alma, nesta invernia que nos arrasta para o fim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «Apesar de tudo, ainda vou conseguindo inventar uns raios de sol que me aquecem a alma», gosto muito mais desta energia! Que continue a ser assim :)

      Eliminar
  9. Que lindo! :)
    r: Muito obrigada minha linda ❤

    ResponderEliminar
  10. Muito lindo! Gostei de ler.
    Continuação de belos poemas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Mesmo, meu bem :)

    que lindo!!!
    tu nasceste para as letras, sem margem para dúvidas :D

    NEW TIPS POST | SUMMER LEGS? YES, PLEASE! :O
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  12. Lindo poema Andreia. ❤
    Beijinhos linda..

    ResponderEliminar
  13. Grandes verdades escritas maravilhosamente! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  14. Às vezes estamos tão descontentes e infelizes que custa a encontrar essa direção e limitamos-nos a cair, sem dar luta, mas não deve ser assim... Aceitar sim, mas lutar e viver por mais também :)
    Gostei!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto que o problema passa muito por aí, até porque a nossa motivação [ou ausência dela] dita muito dos nossos passos.
      Independentemente de tudo, temos que encontrar força suficiente para lutarmos. Para seguirmos. Para nos libertarmos desta aura negativa.
      Muito obrigada ♥

      Eliminar
  15. Olá!

    Gostei muito! Parabéns!

    Viver é uma luta constante! Mesmo!

    Beijinhos
    Margarida

    ResponderEliminar
  16. Andreia Morais, hoje, neste meu deambular por outros blogues, deparei-me com esta sua poesia (autobiográfica) profundamente bela e sentida, lúcida e maturada, sem deixar de ser um hino à vida. Gostei imenso.
    Permita-me, ainda, que permaneça na sua companhia um pouco mais, para, a propósito do seu poema, colocar a seguinte questão: Que papel desempenhamos nós durante a nossa passagem meteórica pela vida? Seguramente o da inovação e renovação, a todos os títulos, sem umbilicais derivas egocêntricas, desde que esse papel contribua para a inovadora aceitação que propicia o bem-estar do próximo, numa sempre esforçada e reiterada atitude sociocomunitária de compreensão e apoio solidário interpares, onde o Homem se possa assumir com dignidade e postura democráticas, desbravando o caminho da liberdade e da paz.
    Um óptimo resto se semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas palavras, Humberto!
      Enquanto indivíduos, espera-se que abracemos determinados caminhos e atitudes. Porém, acho que o papel que desempenhamos na nossa passagem pela vida é sempre bastante pessoal, porque [consciente ou inconscientemente] procuramos direções distintas, já para não falar que os valores que nos movem também não são os mesmos

      Eliminar

Enviar um comentário