DEZ ANOS // O QUE MUDOU

Fotografia da minha autoria


«Não existe evolução sem mudanças»


A identidade camaleónica da Blogosfera permite-lhe adaptar-se à mudança e às necessidades dos seus autores e criadores de conteúdo, porque há novos critérios e exigências criativas. Um olhar mais atento. Uma vontade mais intensa de partilhar com originalidade. E tudo isso é uma consequência natural, atendendo ao crescimento desta plataforma e à própria atitude de quem escreve. E estranho seria se, durante dez anos, não existissem transformações.

A começar pelos designs mais minimalistas e intuitivos e pela aposta em ferramentas com distintas funcionalidades, sinto que houve uma tentativa - e consequente conquista - de profissionalizar os blogues. O que não significa que tenha adquirido uma vertente única de negócio. Houve, sim, uma predisposição para que essa dinâmica fosse uma possibilidade. Portanto, tenho verificado um cuidado maior nesse sentido. E na priorização de um ambiente harmonioso, com opções que abranjam a singularidade de todos os elementos. Além disso, do pouco que vou descobrindo, acredito que há uma quebra de padrões. E um respeito cada vez maior pela diversidade. Esta consciencialização transmite ainda mais esperança para um futuro plural, porque há espaço para todos. E, melhor, há lugar para que cada pessoa faça sobressair a sua voz, sem ter que camuflar a sua personalidade.

// Prós e contras da blogosfera nestes últimos dez anos //
É interessante analisar o objetivo e a gestão que cada blogue apresenta. Há quem o utilize como um diário virtual. Há quem aproveite as suas potencialidades para desenvolver projetos. Há quem o dinamize para explorar gostos e paixões pessoais. E há quem seja capaz de combinar estes três perfis - e certamente que existirão muitos mais. Por isso, para mim, uma das vantagens mais bonitas deste meio é mesmo a diversidade. É cruzar-me com partilhas inspiradoras sobre as mais distintas áreas de interesse e ter a oportunidade de contactar com seres humanos tão diferentes e com uma mensagem tão própria. Sei que me repito, mas o melhor desta comunidade online é o privilégio de estar ligada a pessoas criativas e cheias de bichos carpinteiros na alma, porque lhes reconheço um vínculo que não dispenso. Noutra perspetiva, não posso deixar de destacar a oferta dentro de cada plataforma, uma vez que, independentemente da casa que escolhamos - Blogger, Sapo, Wordpress,... -, não falta investimento por parte das entidades que as sustentam. E esta evolução também se deve a esse empenho. Por oposição, um dos contras que mais me incomoda é a competição. Tendo em conta que se leva a criação de conteúdo mais a sério, parece também existir uma necessidade de superiorização; uma procura incessante por se ser melhor e ter publicações mais relevantes. Outro aspeto prende-se com o ruído que mencionei neste texto. E, por fim, numa vertente mais intimista, existem ainda as despedidas. Porque se desenvolvem elos especiais. Por isso, ver uma dessas pessoas a ausentar-se é sempre doloroso.

// O destaque que se dá a blogues de figuras públicas //
As características da Blogosfera e a sua crescente evolução acabam por atrair pessoas de vários contextos, incluindo figuras públicas, que podem usar a plataforma para promover o seu trabalho ou, simplesmente, para explorar outras valências. Porque nós não somos uma só coisa. Embora possamos ser mais talentosos e hábeis em determinadas artes, isso não significa que não possamos experimentar outras. O destaque atribuído aos seus blogues, honestamente, não deixa de ser uma consequência natural do seu estatuto. Porque, enquanto figuras públicas, são alvos de uma maior exposição. E mesmo que pretendam um espaços mais recatado, que as permita desligar do quotidiano frenético, não é fácil e nunca terão um retorno mais anónimo - se é que podemos designá-lo desta forma. Agora, não é por serem figuras públicas que têm mais ou menos mérito, mais ou menos qualidade. Isso está diretamente relacionado com o conteúdo e com a maneira como é trabalhado. Não me choca, de todo, a visibilidade que têm - precisamente por considerar natural -, mas acredito que não se deva creditar ou desvalorizar o blogue em questão apenas pelo facto de o seu autor ser ou não conhecido do grande público. Enquanto leitores, cabe-nos a tarefa de saber filtrar o que nos inspira, valorizando-o e destacando-o, independentemente de rótulos.

A linha temporal que abraço permitiu-me observar e vivenciar inúmeras alterações. Algumas com mais propriedade e sentido do que outras, mas todas foram cruciais para descobrir o meu lugar. E para compreender que nada neste ambiente é estanque. Porque é feito de e para pessoas. E nós estamos em constante metamorfose.


[Reflexões sugeridas pela Isa Sá - Brilhos da Moda -, pela Matilde Ferreira - Cantinho da Tily - e pela Ana Ribeiro - EscreViver]     

Comentários

  1. Olá,

    O meu blog é muito recente e não posso ainda fazer um balanço. O meu objetivo ao criá-lo foi registar vários momentos da minha vida para memória futura.

    Beijinhos
    Margarida
    http://titicadeia.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. O caso das figuras públicas têm, logo à partida, o caminho mais facilitado...


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. é bem dificil tentar competir com midias sociais de pessoas publicas, mas vc tem razao, precisamos sempre mudar pra evoluir

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto que o segredo passa por não tentar competir, porque é uma batalha que nos desvia do verdadeiro prazer da blogosfera :)

      Eliminar
  4. Estou de acordo com tudo o que foi escrito.
    Não sigo figuras públicas. Uma vez numa pesquisa no google fui parar ao blog da frederica que penso pertencer a uma atriz dos morangos com açúcar. O post era sobre um tema que parecia ter sido tirado na wikipedia sobre o tema que pesquisei. Claramente foi escrito por uma assessoria de comunicação paga para produzir conteúdos, porque para além de não ter nada a haver com a atriz, estava demasiado bem escrito. Não me revi nessa utilização de blogs. Jamais pagaria a alguém para escrever por mim para ganhar likes e visualizações nas pesquisas do google. Mas claro respeito quem faça. Por e simplesmente não os abro.
    Pessoalmente, prefiro os blogs com uma filosofia idêntica à do meu e teu. De pessoas autenticas, que relatam o seu dia a dia, sem querer parecer aquilo não são.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esporadicamente, ia visitando o do Manuel Luís Goucha e o da Cristina Ferreira, mas não acompanho atentamente. Ainda assim, acredito que existam blogues de figuras públicas com imensa qualidade.
      O nome não me é estranho, mas confesso que não o consigo associar à autora. Há uns tempos, na SIC ou na TVI, já não me recordo bem, saiu uma reportagem sobre blogues de famosos, em que alguns admitiam ter uma equipa a escrever para si, enquanto eles apenas serviam de imagem. Pessoalmente, não me revejo nesta opção, mas, lá está, são escolhas. «Estava demasiado bem escrito», sinto que isto já faz parte de algum preconceito, porque não é por ser figura pública que tem menos competência para escrever.
      Gosto de blogues em que se sinta a verdadeira energia do seu criador de conteúdo. Obrigada pelo elogio :)

      Eliminar
  5. Confesso que tenho saudades da blogosfera de há 10 anos, mas isto sou eu a ser revivalista;) o progresso é sempre bem-vindo e nesta área ainda mais :) adoro blogs com designs minimalistas :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É importante que as coisas evoluam. Claro que nem sempre acontece para melhor, mas também sinto que, neste momento, a Blogosfera cresceu imenso e isso é ótimo :)

      Eliminar
  6. Muito interessante suas reflexões Andreia. Eu tenho o meu blog há 10 anos e vejo como a blogosfera mudou ao longo desse tempo. Mudanças positivas e negativas, sem dúvida. Eu acredito que continuo com a mesma essência que comecei, lá em 2009. Uma pena ver tão poucos blogs daquela época ainda ativos. Beijo, beijo :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Camila *-*
      Essas mudanças são naturais e, inclusive, necessárias, porque ajudam-nos a crescer e a definir o nosso caminho.
      Isso é tão bom! Que nunca percas essa essência

      Eliminar
  7. Acho que de uns tempo para cá as coisas mudaram muito, mas adorava que volta-se a traz pois éramos mais unidos,
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. Ando distraída❓
    Tenho os meus blogues há 11 anos e não me apercebi de quaisquer mudanças.

    Compreendo perfeitamente porque o *ematejoca azul* é o blogue mais chato da blogosfera, porque não perco tempo a reflectir sobre o assunto. As minhas publicações ocorrem espontâneamente.

    Interessante em saber a energia que gastas com as gavetas. Nunca tinha pensado nisso, embora goste do que escreves e das fotos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não é necessário refletir a fundo sobre a questão para perceber que, inevitavelmente, aconteceram mudanças, porque nada permanece estanque, ainda para mais quando é desenvolvido por e para pessoas. Nós não éramos os mesmos há dez anos, por isso, os nossos projetos também são implicados nessa evolução. E neste mundo tão tecnológico, há sempre alterações a acontecerem
      As minhas também, felizmente. Embora as planeie em avanço, não forço nenhuma publicação. É verdade, dispenso muita energia no blogue, quer a escrever, quer a fotografar, porque é algo que me entusiasma. Porque adoro dar forma às minhas ideias :)
      Obrigada!

      Eliminar
  9. O primeiro blog que comecei a ler, acabou e tive imensa pena.
    Identifico-me com diferentes tipos de blogues, faz-me uma certa impressão as pessoas exporem-se demasiado, mas são esses precisamente os que mais lucram e além do mais é assunto de cada um.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre tão triste quando isso acontece, porque ligamo-nos mesmo às pessoas!
      Sim, essa exposição em demasia também me faz confusão, porque acho que não é benéfica, mas é isso, cada um sabe de si

      Eliminar
  10. Estive a ler os últimos posts e parabéns!!! Não é qualquer pessoa que consegue manter um blog durante 10 anos!
    Concordo também com as tuas reflexões mas é cada vez mais difícil "vingar" neste mundo pois o público no geral, na minha opinião, prefere outras plataformas em vez dos blogues!

    https://aritateixeira.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este blogue não tem dez anos - embora não me importasse. Mas faz parte do meu percurso enquanto blogger há dez anos. E tem sido uma viagem maravilhosa *-* Muito obrigada!
      Acho que é mais uma fase. Neste momento, plataformas como o instagram, por exemplo, têm tido um impacto maior, mas os blogues continuam a ter força

      Eliminar
  11. Lembro-me que há dez anos ainda havia muito poucos blogues. Lia dois ou três. Dez anos depois sinto que houve um boom na blogosfera.

    Sobre os blogues de figuras públicas, acho que devia haver igualdade de direitos. Muitas figuras públicas têm equipas só para gerirem o blogue não tem que passar tempo a criar conteúdos.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também senti esse crescimento! Há dez anos, era uma comunidade mais pequena, mas agora tem uma exposição gigantesca. O que, em parte, é ótimo, porque é uma plataforma fantástica :)
      Entendo onde queres chegar, mas é difícil controlar essa gestão, até porque não há nada que a proíba. Fica é na consciência de cada um aquilo que pretende desenvolver

      Eliminar
  12. Eu acho que a blogosfera mudou imenso. Era tão bom quando cada um podia escrever tudo o que queria expressar, sem pensar em quantos seguidores vai ganhar ou escrever só para agradar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pessoalmente, acredito que isso ainda é possível, não só porque o faço, mas também porque acompanho bloggers com a mesma filosofia. É tudo uma questão de não querermos silenciar a nossa voz

      Eliminar
  13. De facto há tanta coisa que mudou, lembro-me tão bem de quando aqui cheguei! Era diferente, era especial. Não que agora não seja, mas por exemplo, há tanta gente que naquela altura era "a minha gente" e agora desapareceram... Só por aí houve mudanças, e que saudades eu tenho da minha gente! :)
    E tu eras uma delas eheh, desde o início! Que bom ainda te ter por cá ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa parte custa muito, porque nos afeiçoamos verdadeiramente às pessoas e porque havia um contacto mais regular. Quando a vida nos troca as voltas, e se perde essa ligação, é estranho; falta-nos ali uma rede de apoio
      No que depender de mim, continuarei por aqui muito tempo ♥

      Eliminar
  14. Muita coisa mudou!
    O problema nos dia de hoje é que a malta não gosta de ler ou não quer, ler textos grandes dá preguiça, e por vezes dizem que “nos dias de hoje já não se usa blog”, eles não sabem o que dizem e não sabem o que perdem!
    Não desistas, que ainda há malta que gosta disto! 🧡

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Embora algumas para melhor e outras nem tanto, acho que estas mudanças são sempre um bom indicativo, porque significa que há investimento :)
      Pois é, há, cada vez mais, essa procura por algo rápido, que não faça as pessoas perderem muito tempo. Porque muitos não querem ler algo maior que uma legenda.
      Não só se usa, como acredito que se continuará a usar. Porque quem gosta mesmo de escrever, de ler, de comunicar encontrará sempre um sentido nesta plataforma *-*

      Eliminar
  15. Tenho andado a gostar de ler estas tuas publicações sobre os teus dez anos de blogosfera. Muita coisa por aqui está diferente, mas tens tanta razão ao afirmar que há sempre lugar para mostrar a nossa personalidade sem termos de nos camuflar. E acho isso lindo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Significa muito ler isso, obrigada *-*
      Acredito mesmo nisso. Só precisamos é de agir em conformidade com quem somos, sem estarmos preocupados em agradar terceiros.

      Eliminar
  16. Não sigo FP, até porque o que lemos muitas e muitas vezes não são eles que escrevem. Quando o blog passa para a publicidade de produtos, que claramente só o fazem por negócio e não para nos dar uma boa dica, deixo de seguir. Os blogs para mim não são isso! Tocas-te em pontos muito importantes da blogosfera nesta tua reflexão!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como se costuma dizer, vou deitando o olho em alguns, mas também não sigo atentamente. Embora acredite que exista muita qualidade nos blogues d e algumas figuras públicas.
      «Muitas vezes não são eles que escrevem», essa será sempre uma das partes que me causará maior confusão, porque não me faz sentido manter um projeto no qual não me entrego em pleno
      Muito obrigada!

      Eliminar
  17. Assim que criei o Shimbalaiê e voltei à blogosfera dei logo conta de algumas mudanças, por isso, imagino que quem se manteve por cá durante todo este tempo, como tu, ainda as tenha sentido mais.
    De facto, a mudança faz bem e ainda que nem todas fossem as melhores, o importante é nunca nos tirarem o espaço e a facilidade de mostrarmos quem somos, do que gostamos, como vivemos.
    Os designs e o feed podem mudar, desde que nos mantenhamos sempre fiéis a nós e ao que seguimos. A mudança que se calhar me deixa mais tristinha é ver que muitos do que seguia antes já por cá não andam :/
    Em relação aos blogues de figuras publicas não sigo nenhum porque não me interessou muito ainda eheh, mas sou da opinião de que todos são válidos e desde que sejam autênticos está tudo bem :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As mudanças fazem parte. E, ainda que algumas não sejam tão intuitivas, permitem-nos percecionar diferentes alternativas :)
      Não diria melhor, minha querida! O fundamental é mesmo mantermo-nos fiéis à nossa essência, porque é ela que cativa; é ela que faz com que determinados leitores regressem ou não.
      Essa parte é sempre mais triste :/
      Também sou dessa opinião!

      Eliminar

Enviar um comentário