DEZ ANOS // QUANDO ME SENTO A ESCREVER

Fotografia da minha autoria


«Escrever é deixar uma marca»


O meu caderno está sobre a mesa de madeira. Abro-o. E logo surge uma folha em branco. Essa tela imaculada pode, em certas circunstâncias, representar uma fonte de angústia. Mas, para mim, sempre foi um mapa de infinitas rotas e possibilidades, que recolhe as fronteiras para que eu viaje livremente por esta alma inquieta.

Quando me sento a escrever, sei que o mundo do lado de fora da janela não existe. Entro na minha bolha e dou corda à caneta. Avanço, recuo, risco e reescrevo. A inspiração não traz um traço exclusivamente fluído, também me obriga a paragens mais bruscas. E quando a energia é muda, prefiro acalmar as palavras e não insistir. Porque se há algo que priorizo no meu processo criativo é o respeito pelas ideias e pelo tempo que necessitam para maturar. Em primeira instância, as letras são o meu refúgio e não um problema. Portanto, entro em pausa e aventuro-me por outro caminho, mas sem esquecer o texto que tinha iniciado. Porque, se assim fizer sentido, voltarei mais tarde, tornando-o no meu ponto de partida para mais uma realidade paralela.

Há inúmeros tópicos que me fascinam, por isso, as minhas maiores inspirações têm origem nos detalhes que observo, na música que me invade a casa, nos livros que me emocionam, nas séries que viciam, no silêncio que conversa sempre mais do que aquilo que imaginamos ou que nos abraça no vazio intencional. Atiro-me, não tão poucas vezes assim, sem rede. E deixo que a minha imaginação deambule sem destino. É por essa razão que, na hora de escrever, alinho todas essas particularidades que me soltam do meu corpo e que me transportam para múltiplos cenários, experienciando situações utópicas e oferecendo uma voz a identidades com as quais nunca me cruzei. E esta é a magia da escrita. Porque posso ser o que eu quiser, privilegiando registos distintos que guardo nas minhas gavetas internas.

Embalo as palavras e deixo-me ir. Sentada no chão, à secretária, numa esplanada ou no metro, não reflito sobre este momento transcendente, no entanto, coloco-me inteira. Invento o alinhamento de raiz ou faço-me acompanhar de toda a informação que seja pertinente para partilhar projetos que me movem. Sinto um ligeiro arrepio. Entusiasmo-me. Também tenho dúvidas e não oculto o receio. Respiro. Invisto nesta forma de expressão que me é tão própria e natural. E vivo cada publicação intensamente. Porque as palavras são feitas de emoções. E eu transbordo todas as que me cabem no peito.

É, portanto, fácil definir-me: sou feita de letras. E quando me sento a escrever estou em paz - dentro e fora de mim.


[Reflexões sugeridas pela 
Sandra Reis - Quase Cinderela - e pela Mary - Shimbalaiê]

Comentários

  1. Apesar de eu ser um "grande" leitor sou extremamente preguiçoso para escrever e uma folha em branco é quase uma angustia, admiro quem tem a facilidade para a escrita como a minha amiga, aproveito para desejar a continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo, ao ver a folha em branco parece que não teremos palavras suficientes para a cobrir. Mas acredito que, muitas vezes, o que custa é começar :)
      Muito obrigada!

      Eliminar
  2. Melhor forma de aliviar a alma :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Estou a adorar estas publicações =)

    A escrita é realmente especial.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enche-me o coração ler isso, minha querida. Ainda bem *-*
      É mesmo!

      Eliminar
  4. texto lindo! tbm gosto mt de escrever, uma das melhores formas de expressão e de lavar a alma

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  5. Que lindo! Sinto-me um pouco assim, adoro escrever. As tuas palavras são incríveis coração mesmo!

    ResponderEliminar
  6. Acho que também "sou feita de letras" e gosto da explicação que te move.
    :)

    Tomo a escrita mais como um exercício mental, e o que mais me inspira, é a visão.
    Se a idade ou algo me cegar, tomarei outro sentido para escrever.

    Desejo-te muita inspiração entro e fora das gavetas!


    Beijinho.




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem sei que sou suspeita, mas é tão bom sermos feitos de letras *-* muito obrigada!

      Escrever torna o nosso pensamento muito mais ágil, já para não falar que nos alivia a alma. Isso é um compromisso fantástico, porque só demonstra a ligação especial com a escrita

      Eliminar
  7. Gostei dessa definição, do ser feita de letras. As letras podem dar vida aos sonhos. :)

    ResponderEliminar
  8. Que palavras mais lindas, adorei esse teu texto
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. A angustia da folha em branco já a sofreu muitos nomes famosos da literatura.

    Continua em paz dentro e fora de ti, Andreia 📝

    ResponderEliminar
  10. Ah e sabe tão bem escrever. Deixa-me mais relaxada, é quase que como se descarregasse toda a minha raiva ou tristeza no papel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe mesmo! É maravilhoso *-*
      Como te compreendo, minha querida. Sinto muito isso

      Eliminar
  11. Que lindo post!
    Eu também gosto bastante de escrever, nem sempre é fácil colocar no papel o que tenho em mente. Mas depois que a escrita flui, é como se as palavras me sorrissem.
    Um abraço,
    Sônia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada!
      Há alturas em que custa mais, porque temos tanto para passar para o papel, que parece que nos perdemos. Mas depois existe um libertar de alma que nos acalma

      Eliminar
  12. Gostamos de deixar nossas marcas, numa tentativa de eternidade.

    ResponderEliminar
  13. Pra algumas pessoas escrever faz bem, é tipo uma terapia, que bom que você se sente bem ao escrever, bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  14. Incrível, sou mais de ler do que escrever confesso e estas tuas escritas enchem-me o coração, adoro!
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ler também é maravilhoso, permite-nos apreciar as palavras de outra maneira *-* muito obrigada!

      Eliminar
  15. I really need to read more!!! Thanks for sharing thid beautiful post!!

    Jadieegosh   Instagram

    ResponderEliminar
  16. Obrigada por expores as tuas emoções, porque afinal, é disso que se trata.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Magui! São as nossas emoções que transbordam a verdade que carregamos no peito *-*

      Eliminar
  17. Tão bom. Ainda bem que és feita de letras e que sorte tenho em poder ler-te, seja uma opinião sobre um tema atual, seja a partilha de uma música ou a sugestão de um filme\série tem sempre um toque teu, tão especial.

    «(...) o respeito pelas ideias e pelo tempo que necessitam para maturar.» Também sou assim, quando começo algo, mas não sai como idealizei ou não me está a deixar feliz, não continuo. Deixoo tempo passar e mais tarde vejo isso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sortuda sou eu por receber sempre tamanho carinho. Obrigada ♥

      Insistir num texto quando não está a seguir o caminho que queremos, acho que acaba por ser injusto, quer para a nossa abordagem constante, quer para o próprio conteúdo. É preferível parar e voltar a pegar nele noutra altura.

      Eliminar

  18. Acho que descobri porque sabe tão bem ler o que escreves...
    Talvez todos nós sejamos feitos de letras (e de números também... hehehe) mas nem todos sabemos deitar cá para fora as emoções nem sabemos exprimi-las alinhadinhas letrinha por letrinha! E tu sabes fazer isso de forma natural!
    É um prazer ler-te porque nos conseguimos rever nas tuas palavras, porque conseguimos voar contigo nos teus sonhos e acompanhar-te nas tuas viagens.

    Olha em que carga de trabalhos te meteste... pois tens de carregar connosco "atrás de ti"! 😃

    (reflexão ⭐⭐⭐⭐⭐)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo que não seja através das letras, todos nós temos algo que nos permita expressar o que nos vai na alma. Só precisamos de o descobrir e explorar esse talento :)
      Oh, que querida, muito, muito obrigada! Enche-me mesmo o coração ler isso. E é um gosto carregar convosco atrás de mim :D ainda que possa soar a lugar comum, esta viagem não teria metade da piada se não estivessem desse lado

      Eliminar

Enviar um comentário