DEZ ANOS // E SE EU NÃO TIVESSE CRIADO O BLOGUE?

Fotografia da minha autoria


«Sei que a vida é cheia de incertezas»


A nossa mente é um lugar curioso. Por isso é que procurar responder a cenários hipotéticos nem sempre é intuitivo. Ficamos no limbo da nossa imaginação, a ponderar saídas, mas sem alcançar uma verdade absoluta. Eu sempre escrevi. Mas não tive sempre um blogue. Houve uma fase em que as minhas palavras apenas confidenciavam com o papel. No entanto, já começa a ser difícil recordá-la. Porque esta plataforma revolucionou o meu percurso. E tornou-o muito mais significativo.

Se eu não tivesse criado o blogue, continuaria a refugiar-me nas letras e a utilizar a caneta como voz dos meus pensamentos e devaneios. Porém, iria limitar-me. Provavelmente, permaneceria no mesmo registo e não arriscaria noutros formatos, como os micro relatos de crime e mistério [com um texto a integrar A Audiência Escreveu Um Crime]. O meu universo ficcional teria menos espaço por onde pudesse deambular. E não seria capaz de alargar horizontes, pois não privilegiaria de outras perspetivas. Continuaria a contar as minhas histórias, mas o futuro seria mais empobrecido, atendendo a que lhes faltariam as emoções de potenciais leitores. Escrever mantém-se como um ato solitário, mas o produto da nossa criatividade adquire mais força quando repartido, sobretudo, com aqueles que entendem e partilham esta linguagem apaixonada pela criação de conteúdo.

Integrar a Blogosfera permitiu-me contactar com visões diferentes. E descobrir gavetas que eu não conhecia dentro de mim. Além disso, colocou-me de frente para as minhas fragilidades e fez-me compreender a importância do auto-conhecimento, da empatia e da valorização: pessoal e em relação aos demais. Nesta caminhada, aprendi a escutar e a respeitar ainda mais os outros; a saber quando vale a pena prosseguir e quando é preferível parar; a não ter receio de dizer que não. Nenhuma vertente da nossa alma é exclusiva. Há pontos que se cruzam. E lições valiosas que podemos transportar para as mais distintas áreas da nossa vida. Por essa razão, e em não tão escassas ocasiões assim, recorri ao meu trabalho e consistência enquanto blogger para aperfeiçoar a minha formação académica. Porque, ao escrever regularmente, melhorei a exposição das minhas conjeturas e a minha argumentação. Inclusive, tornei-me mais crítica e mais organizada no tratamento de dados. Embora saiba que me expresso bem por escrito, não se compara o antes e o depois. As minhas ideias tornaram-se mais maduras. E o meu diálogo muito mais coeso.

Se eu não tivesse criado o Parte do que sou, não teria descoberto que preciso de me reinventar para evoluir. Se eu não tivesse escutado o meu coração, As gavetas da minha casa encantada não existiriam e não teria percebido de quantas paixões sou feita. Se, há dez anos, eu não tivesse perdido o receio de criar um blogue, conversaria menos sobre livros. Partilharia menos música portuguesa. As fotografias ficariam somente guardadas em pastas do computador. E, talvez, emocionar-me-ia menos. Perderia a oportunidade de estreitar laços. De mostrar recantos deste país que me corre no sangue. E, certamente, seria menos completa. Claro que, se não tivesse avançado com este projeto, não saberia o que era não o ter. Mas agora que o tornei parte de mim, estou ciente da perda. E sentiria falta de cada um dos seus traços.

O blogue envolve muitos compartimentos da minha personalidade. E acredito que, numa vertente mais íntima, modificou - para melhor, é necessário frisar - a minha confiança. Auxiliou-me num processo de amor próprio e na capacidade de reconhecer as minhas qualidades. Além disso, revelou-se mais um recurso para não me levar tão a sério, mas sem esquecer que tenho uma voz que pode contribuir para uma mudança positiva. No fundo, é nesta plataforma que me vou descobrindo. E que vou reunindo tudo o que me permite crescer e ser a minha melhor versão. A vida não acontece em rede, acontece quando nos implicamos no quotidiano que se pinta do lado de fora da janela. Mas sendo este mundo virtual uma extensão da nossa conduta, procuro ancorá-lo ao que me move com verdade. Tornando-o fiel aos meus valores.

Procuro, cada vez mais, e de um modo consciente, trocar as suposições pelas certezas, ainda que as dúvidas façam parte e que o risco nunca desapareça. Portanto, se eu não tivesse criado o blogue, teria cometido um erro. E não estaria a desfrutar de uma viagem tão intensa, plural e com uma energia absolutamente inspiradora. Dez anos depois, sei que a minha presença aqui é relevante - sem falsa modéstia, porque refiro-me à construção do meu caráter. E enche-me de orgulho. Porque assumi um compromisso. E encontrei um porto de abrigo.


[Reflexão inspirada na Lyne - Imperium. E com uma questão da Marisa Cavaleiro - Marisa's Closet]

Comentários

  1. Ainda bem que criaste o blog, porque nós iríamos perder um grande blog, porque depois de o descobrir percebemos o que iríamos perder.
    E que continues a escrever! 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi, sem dúvida, uma das melhores decisões que tomei! Oh, que querida, muito obrigada *-*

      Eliminar
  2. Espero que estejas por cá muitos mais anos a neste mundo dos blogs!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Se não tivesses criado o blog, de certeza que a blogesfera estaria mais pobre! Ma ainda bem que o fizeste!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Escrever um blog é dar a conhecer-nos e conhecer partes de nós que nem sabíamos existir!
    Ainda bem que tomaste essa muito correcta decisão :)

    triptofano.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo totalmente! Descobrindo sempre muito mais sobre nós e é maravilhoso :)
      Agradeço, de coração

      Eliminar
  5. É sem dúvida o meu blogue preferido e aquele que aro mal batem as 9h da manhã, curiosa pelas novidades que trazes. Ainda bem que criaste o blogue, gosto do conteúdo, das reflexões, das músicas, da literatura. De tudo. Parabéns minha querida por esta década. Bom S. João.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. WOOW!!! Fico mesmo sem palavras para tamanho retorno, minha querida. Muito obrigada, de coração, pelo elogio e pelo acompanhamento constante. Significa muito <3

      Eliminar
  6. Gosto do teu blogue. tenho andado afastada (férias) ;))

    Passo, desejando um óptimo Domingo.
    Bjos

    ResponderEliminar
  7. Ainda bem que apareceu o blog para a minha amiga expor a sua escrita e pensamentos, aproveito para desejar um bom Domingo.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
  8. Nao seria a mesma coisa, mas ainda bem que estás aqui :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, mas ainda bem que nem tenho que pensar nisso, porque avancei com o projeto *-* obrigada, minha querida!

      Eliminar
  9. Ainda bem que criaste o blogue! O teu "cantinho" é bastante inspirador e escreves tão bem! :D

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  10. good post 😊 would you like to follow each other? if the answer is yes, please follow me on my blog & i'll follow you back. https://camdandusler.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Oi, Andreia!

    Que bela reflexão! Acho que todos que têm ou tiveram um blog, podem entender as tuas observações...


    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  12. O teu cantinho é único, e não só inspirador

    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  13. Se eu não tivesse um blog não sei como eu seria hoje, pois o blog é meu cantinho que tanto amo, que bom que você criou o seu blog, aqui há muitas inspirações lindas, bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão bom quando nos envolvemos de alma e coração num projeto desta natureza! Ficamos mais ricos *-*

      Eliminar
  14. Que bela e profunda publicação, parabéns ao blog, parabéns principalmente a ti por o teres criado e por o teres mantido por todo este tempo (e espero que por bem mais) só quem tem um blog tem a noção o trabalho que dá mantê-lo. Felicidades!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Dora! Atualmente, gostava que também estas Gavetas estivessem a comemorar o seu 10º aniversário, porque são mesmo a minha cara. Ainda assim, foi importante passar primeiro pelo Parte do que sou para me descobrir :)
      É verdade, dá mesmo muito trabalho.

      Eliminar
  15. Escrever para a gaveta, é como fumar um charro de orégãos: não dá grande pedra, mas distrai.
    Por isso é que nunca achei muita piada aos diários. Nunca tive um diário e seria mais fácil encontrarem-me pelas ruas a escrever nas paredes, do que num diário.
    E ainda há quem diga mal da internet... lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens alguma coisa contra as minhas gavetas? É que nestas pode-se escrever à vontade ahahahahah
      Eu tenho ideia que cheguei a ter diários, mas não me duravam muito, porque não tinha grande paciência para contar o meu dia a dia. Agora, cadernos com histórias e poemas não faltavam.
      Realmente :p

      Eliminar
  16. Continuo a gostar de ler as tuas reflexões, Andreia, embora não pense como tu; como também não dê grande importância à blogosfera, que encaro como um divertimento como outro qualquer. E NUNCA um ponto de abrigo!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente, Ematejoca :)
      Também encaro como um divertimento, mas gosto de ter o meu cantinho bem estimado. E enquanto tiver inspiração para escrever, sei que manterei este registo

      Eliminar
  17. Muitos parabéns e que continues cá por muitos mais anos, eu vou sem dúvida alguma continuar a ler-te. Tens uma escrita incrivelmente cativante!
    Também não sei o que seria de mim senão tivesse o meu blog mas partilho da tua visão de que a minha confiança, forma de ver o mundo e criatividade sem dúvida alguma que não seriam as mesmas.

    Que continues por muito tempo desse lado que eu vou continuar deste lado como tua leitora.

    Um beijinho enorme,
    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada, Ângela. É mesmo importante e gratificante ler isso *-*
      Sinto que a Blogosfera nos permite conhecer e aprofundar muitos aspetos da nossa personalidade, até porque contactamos com diferentes realidades, pessoas e contextos. Já para não falar de que, enquanto nos expressamos, estamos atentos a uma série de detalhes.

      Obrigada mesmo!

      Eliminar
  18. E ainda bem que criaste ♥ que aqui possas sempre continuar a crescer :)

    ResponderEliminar
  19. O meu também é o meu porto e adoro rever postagens já passadas, acho lindoe faz já parte de mim, percebo muito bem o que queres dizer!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Volta e meia também vou ler algumas. Acho que é importante para termos uma noção da nossa evolução e do que queremos manter e podemos melhorar :)

      Eliminar
  20. obrigado, meu doce :D

    "Integrar na blogosfera permitiu-me contactar com visões diferentes" - é tão mas tão isto! Acreditas que não tenho muito memória daquilo que eu fazia antes de ter blog?! Pode ser surreal mas como isto é tão parte de mim, parece que sempre me pertenceu!
    Que delícia de texto, meu bem <3

    NEW OUTFIT POST | FILTERS ARE INDISPENSABLE!!!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta comunidade é riquíssima por isso mesmo, por essa diversidade que nos faz crescer! Acredito, meu anjo, até porque também já tenho alguma dificuldade nisso :)
      Muito, muito obrigada <3

      Eliminar
  21. Ainda bem que criaste o Blog, é sem duvida o meu blog de eleição, parabéns pelas palavras tão bonitas que utilizas sempre!

    Boa semana :)
    https://umolhardelaura.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  22. Quem escreve como tu o fazes, deve privilegiar os outros com essa escrita.
    Ainda bem que estas aí .
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço, de coração, Magui! Deixas-me sempre sem palavras *-*

      Eliminar
  23. " Auxiliou-me num processo de amor próprio e na capacidade de reconhecer as minhas qualidades. Além disso, revelou-se mais um recurso para não me levar tão a sério, mas sem esquecer que tenho uma voz que pode contribuir para uma mudança positiva. "

    É isso que sinto quando venho aqui,desde que comecei a seguir, notei essas diferenças em ti, mas mais do que isso, é a tua escrita que me faz sempre voltar e querer mais!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é que é suposto ter palavras para agradecer tanto carinho? Mil obrigadas, minha querida, de coração. Significa muito <3

      Eliminar
  24. Se não tivesses criado um blogue eu acho mesmo que a blogosfera era um bocadinho mais vazia para muitos de nós. Tu tens um enorme talento com as palavras, trazes-nos publicações absurdamente talentosas e nas quais te dás por inteiro. Isso é maravilhoso!
    Ainda bem que criaste um blogue e ainda bem que o tratas tão bem, pois ainda que a casa seja tua, também me sinto a fazer parte deste teu mundo. A partilha de ideias, de sugestões, de carinho, é isto que faz a blogosfera tão especial e que faz d'As Gavetas o meu blogue favorito, pois podem passar dias e dias, mas desde que te descobri que faço por ler (com o maior prazer) tudo o que nos trazes. Se não tivesses criado o blogue eu não saberia que existias, não tinha conhecido Stereossauro (e outros tantos) e alguns humoristas (eu que nem gostava assim tanto de ouvi-los eheh). Por isso, minha querida, continua e que venham daí mais anos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mil obrigadas, minha querida! Ainda que tente, nunca serei capaz de descrever com exatidão o quanto é gratificante esse retorno, mas fico de coração a transbordar *-*
      É isso que eu mais quero, que sinto que esta casa também é vosso, porque é. Embora seja eu a geri-la e a dar-lhe forma, ela só cresce nesta partilha que mantêm comigo. Sou uma sortuda!
      Valorizo imenso isso, sabes? E eu sei que, independentemente das voltas que a vida dê, fazes sempre por estar presente, por ir acompanhado. E isso é muito importante e especial.
      Ainda bem que pude contribuir :D ahahah
      Muito obrigada mesmo!

      Eliminar

Enviar um comentário