GIRA-DISCOS | CINEMA PARAÍSO

Fotografia da minha autoria


«Construir o meu castelo numa base lunar»


A reta final de maio tinha reservado um lançamento musical que aguardava há muito tempo. Afinal, quando determinado artista nos cativa, estranho seria não vivermos estas conquistas com entusiasmo. E de coração a transbordar ansiedade e orgulho. Além disso, é sempre diferente escutar canções soltas ou descobri-las numa composição de longa duração, como é o caso do álbum. As minhas expectativas estavam, portanto, elevadas. E fui completamente conquistada pelo resultado.

Os Alice - banda de rock português - entraram na minha vida através de mais um belo acaso. E surpreenderam-me pela qualidade das melodias e das letras. Pela voz. E pela alma tão segura e vincada. Depois de Discórdia, que marcou a sua estreia, e de uma recente reformulação no número de elementos, chegou Cinema Paraíso: com uma abordagem distinta, mas igualmente próxima, que evidencia uma nova etapa, não só no percurso e na identidade do grupo, mas também na própria maturidade dos temas. Com uma mensagem plural, sólida e eletrizante, há um fio condutor que nos faz mergulhar nas músicas com outra familiaridade.

A aposta numa versão concetual, que veio para quebrar barreiras, faz de Cinema Paraíso mais uma prova de que o panorama nacional está muitíssimo bem representado, porque existe talento em cada fragmento. Quando carreguei no play, tive a sensação de estar a ser transportada para o centro de inúmeras histórias. Embora não fosse eu a protagonista, revi-me em vários pensamentos. E senti na pele o amor, a angustia, o grito de revolta e a esperança. Há muitas camadas que me fizeram desfrutar desta arte que me diz tanto, ao mesmo tempo que abriram caminho para que fosse capaz de desconstruir sentimentos e conjeturas. E isso só foi possível porque, neste disco, existe verdade e vulnerabilidade, revelando um traço humano inspirador.

Clarividência Asteca, Bela, Alice e Amor Ficção ocupam o topo das minhas preferências. Contudo, todo o álbum é magistral. Porque nos implica. Porque nos inquieta. Porque nos identifica. Os Alice lançaram um trabalho bastante completo, que, para além de compensar cada segundo de espera, expõe o compromisso e toda a paixão que partilham. Este Cinema Paraíso é uma autêntica caixinha de surpresas. Das boas. Das que nos transcendem. E das que ficarão em nós para sempre.

Comentários

  1. Só comento aquilo que conheço, portanto, digo simplesmente que o filme italiano CINEMA PARAÍSO está gravado na memória da maioria dos amantes do cinema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É por isso que não posso comentar sobre o filme, porque nunca o vi. Limito-me a este álbum incrível de uma banda portuguesa :)

      Eliminar
  2. Gostei da publicação :))


    Hoje:-Por vezes existem dias sem cor.

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta - Feira

    ResponderEliminar
  3. Confesso que ainda não conhecia, mas vou passar para o fazer
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  4. Adorei a sonoridade =). Obrigada pela partilha.

    Beijinhos! :*

    ResponderEliminar
  5. Boas surpresas agradam ouvir,
    de quem a cantar nos diverte
    dá-nos alegria, faz nos sorrir
    os nossos aplausos bem merece!

    Tenha um boa noite Andreia.

    ResponderEliminar
  6. Andreia não conhecia, mais gostei de saber das suas preferências, Andreia bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço, Lucimar :) se tiveres curiosidade em ouvir, recomendo

      Eliminar
  7. O nome (e conteúdo) do álbum terá alguma ligação com o filme "Cinema Paraíso"? Fiquei curiosa para ouvir!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como nunca vi o filme, não posso responder com certezas. Mas aconselho imenso o álbum :)

      Eliminar
  8. Nunca ouvi falar da banda.
    Possivelmente não passam na rádio como acontece com a maioria dos cantores portugueses
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Começam a aparecer agora com mais expressividade. O que é ótimo, porque eles merecem todo o reconhecimento :)
      Na rádio ainda não os ouvi, infelizmente

      Eliminar
  9. Sou uma enorme fã de rock e ainda não conhecia a banda.
    Obrigada por os apresentares.
    Se eles lerem a tua publicação ficarão demais felizes e gratos com as tuas palavras tão bonitas.
    Vou ouvir todas as músicas. Fiquei muito curiosa.
    Obrigada 😍
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que começarão a ser muito mais falados. E merecem esse reconhecimento :)
      Oh, que querida. Muito obrigada!
      Depois diz-me o que achaste

      Eliminar
  10. Confesso que ainda não ouvi com a máxima atenção, só aquilo que vais partilhando por aqui, mas vou tentar fazê-lo porque as tuas sugestões são quase sempre fantásticas :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que gostes, minha querida :) depois diz-me o que achaste

      Eliminar

Enviar um comentário