DEZ ANOS // AS MEMÓRIAS MAIS MARCANTES

Fotografia da minha autoria


«As memórias duram uma vida inteira»


O papel de parede cobre-me o peito. Há molduras desalinhadas. Intemporais. Com muita vida dentro. Se parar para as observar, sinto o leve desenrolar de uma fita de cinema, revelando-me a história que estes últimos dez anos têm contado: com saudade, orgulho e muito amor. Um álbum de memórias não é suficiente. E temo que algumas fiquem submersas, mas sei que resistirão sempre à passagem do tempo. Porque nunca nos esquecemos do que nos faz sentir em casa.

Embora seja tentador elencar uma série de recordações, não deixa de ser uma viagem inglória, uma vez que há sempre algo a escapar-nos. E isso não significa que seja menos especial. A nossa mente é que tem uma forma muito própria de funcionar. Portanto, longe de ignorar todas as conversas que mantive, todas as surpresas e desafios que recebi e abracei, há três memórias marcantes que preciso de destacar, até porque acompanham a minha travessia blogosférica e correspondem, respetivamente, ao começo, à transição e à atualidade desta aventura.

O primeiro comentário/seguidor: O início desta jornada pode ser bastante solitário. Porque acabamos de chegar a esta plataforma online e porque demora o seu tempo até cativarmos a nossa comunidade. No entanto, esta falta de exposição não nos pode demover, sobretudo, por ser natural. É um processo com várias etapas, que vamos conquistando com empenho. E há um dia em que o nosso coração acelera: quando recebemos o primeiro comentário. Já não me recordo quem foi o autor do meu, mas ser-lhe-ei eternamente grata pelo retorno. Pode parecer mínimo - insignificante, até - para quem está de fora, mas é um gesto extremamente importante - e emotivo -, pois transmite-nos uma motivação extra, ao mesmo tempo que nos mostra que há sempre alguém atento. Perceber que há pessoas predispostas a ler o que escrevemos, a dedicar um pouco do seu tempo a comentar e a seguir o nosso trabalho é mesmo indescritível. E é uma imagem que me acompanhará até ao fim.

Mudar de blogue: A prova maior de que é a maneira como tratamos os outros que os faz ficar ou regressar senti-a quando, aos poucos, comecei a despedir-me do Parte do que sou e transportei a bagagem para As gavetas da minha casa encantada. Tenho noção de que, na reta final do meu primeiro blogue, fui mais negligente, limitando-me a publicar os meus textos sem fomentar tanto a parte da interação, porque não soube gerir esta vertente com o meu terceiro ano de curso. Aliada a este pouco cuidado, foi crescendo a vontade de investir num projeto mais amplo. Porém, não fazia sentido construí-lo numa casa com a qual já não me identificava. Quando anunciei a mudança, não estava certa de que alguém estivesse interessado em acompanhar-me, sobretudo, porque não tinha estimado bem a anterior, nem tinha uma linha editorial definida. Mas surpreendi-me! Assim que verifiquei que não estava sozinha, fui envolvida no aconchego de não começar a cem porcento do zero, atendendo a que tinha pessoas dispostas a serem uma rede de apoio. Isso não só me deixou de coração a transbordar, como também me deu mais confiança para avançar. É por isso que me sinto privilegiada.

Storyteller Dice: É uma iniciativa simples, recente, mas que me entusiasmou no exato momento em que decidi tirá-la do papel. E foi extraordinário perceber que houve logo quem quisesse participar. Não me importa - e não entendam isto com um significado depreciativo - se somos muitos ou poucos [ainda que mais pessoas signifiquem mais histórias inspiradoras]. Porque o que me move é constatar que estamos a criar um grupo com ideias, que não tem medo de usar as palavras e que se desafia na abordagem dos temas mensais. Embarcarem nesta aventura comigo, reservando um espaço no vosso blogue/instagram para o efeito, será sempre uma das memórias que mais me acalentará o coração.

Reduzir uma década a três lembranças seria impensável, mas são três pegadas que me permitem regressar ao passado, perceber de onde vim e para onde estou a ir. E também marcam o meu presente, atribuindo-me motivos sólidos para continuar esta caminhada tão especial, sempre com a certeza de que há muito mais guardado no lado esquerdo do peito.


[Reflexão sugerida pela Ana Ribeiro - EscreViver]

Comentários

  1. Buen fin de semana. Un saludo desde Almería España

    ResponderEliminar
  2. O primeiro comentário é, sem dúvida, muito marcante! Ainda me lembro do meu :p
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo especial, porque é sinal que alguém nos descobriu e teve interesse em deixar feedback *-*

      Eliminar
  3. É bom olharmos para trás até para podermos corrigir pequenos pormenores, aproveito para desejar um bom Domingo.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, colocarmo-nos em perspetiva é sempre bom :)
      Obrigada e igualmente!

      Eliminar
  4. Comecei com o *ematejoca*, blogue onde eu escrevia em alemão e de repente recebo um comentário (também o primeiro) em português. Apanhei tal susto que queria apagar o blogue. Entretanto, a minha comentadora e eu ficamos amigas virtuais.

    Continuação de bom fim-de-semana 🌫🌫🌫 junto ao mar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As voltas que a vida dá ahahah :D

      Obrigada e igualmente! O meu será em família, a celebrar o S. João

      Eliminar
  5. O primeiro comentário deu-me inspiração para continuar :) Foi de um amigo meu :)
    A rubrica storyteller dices é inspiradora, muito obrigada por me teres apresentado estes dados mágicos que tanto bem estão a fazer à minha criatividade :) quem sabe não escrevo um livro? Hehe
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre especial quando recebemos o nosso primeiro comentário. Acho que é aquele alerta reconfortante de que não estamos sozinhos :)
      Fico mesmo feliz por isso, minha querida!
      E porque não? Iria adorar ler <3

      Eliminar
  6. O primeiro comentário dá-nos uma motivação extra.

    Estou a adorar conhecer mais detalhes deste teu cantinho.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  7. Vale experimentar! ;D

    Queria lembrar do primeiro comentário que fizeram no meu Blog! hehehe!

    Ótimo sábado!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chega a uma altura em que já é difícil :p

      Obrigada e bom domingo*

      Eliminar
  8. Não me lembro do meu primeiro comentário :/

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com muita pena minha, também já não me recordo do meu :/

      Eliminar
  9. Construir uma casa não é fácil. os primeiros convidados são sempre especiais :)

    ResponderEliminar
  10. Confesso que nem sei qual foi o meu primeiro, mas é sempre bom que retorna ao nosso cantinho
    parabéns
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já não tenho presente o meu, mas esse retorno é sempre especial, sem dúvida *-*

      Eliminar
  11. Agora fiquei para aqui a pensar também nas minhas memórias da blogosfera, tão bom :)

    ResponderEliminar
  12. Esta tua publicação levou-me a refletir também sobre o meu primeiro blogue e o quão solitária me sentia ao início. O primeiro comentário, de facto, é uma espécie de aconchego no coração, pois significa que está alguém do outro lado a ler o que escrevemos e isso é o suficiente para continuar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse lado solitário acaba por ser inevitável. Agora, talvez não tanto, porque as pessoas começam a ter maior conhecimento daquilo que é a blogosfera. Mesmo assim, começar um projeto de raiz nunca é fácil e demora o seu tempo até estabelecermos uma relação de partilha.
      É mesmo, precisamente pelo que destacaste. É sinal de que não estamos sozinhos

      Eliminar
  13. Em breve eu conto o que achei! hohoho! ;D

    Ótimo sábado!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  14. Já não lembro também quem foi o meu primeiro comentário e ando aqui há bem menos que tu ahahahah
    Por mais 10, 20 30, os que conseguires e que eu possa estar aqui para te ler :)
    Beijinho linda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chega a uma altura em que é mais difícil lembrarmo-nos do comentário em si, mas fica sempre aquela sensação especial *-*
      Espero que sim, minha querida!

      Eliminar
  15. Agora que li esta tua reflexão, vou ver qual o meu primeiro comentário :)

    ResponderEliminar
  16. Storyteller Dice é um projecto super original, que adoro participar, e adoro perceber até onde vai a imaginação de todos nós com apenas um lançar de dados e sem regras para nos limitar!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de recente, tem sido uma viagem muito bonita! Porque partilho a tua sensação *-*
      Obrigada por participares!

      Eliminar
  17. Confesso que tenho alguma curiosidade quanto ao teu antigo blogue, quem sabe até não nos tenhamos cruzado por aí. Mas pronto, a vida anda e o certo é que é um gosto tremendo ler-te e ver-te criar estes desafios a ti própria. Que venham daí mais memórias, mais aventuras pela blogo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há uns anos, tomei a decisão de o excluir em definitivo, caso contrário, partilhar-lo-ia convosco :)
      Sim, se calhar até já nos tínhamos cruzado!
      Venham elas :D

      Eliminar

Enviar um comentário