IDENTIDADE CRUZADA | RODRIGO

Fotografia da minha autoria


30 anos. Alma de viajante


O dia acordou sereno. Fora da minha tenda, há melros que assobiam o meu destino. Embora não seja capaz de traduzir a sua linguagem, sinto a fatalidade da melodia doce. Tão irónica. Sempre cortante. E pronta a deixar-me no limbo. Será que as vozes que me tentaram alertar dos infinitos perigos - que nunca vivi - carregam algum tipo de verdade?

Passei a minha vida inteira a escutar lamentos. E a gerir a imposição de ter que aceitar que é uma utopia estar sempre em viagem. Até que agarrei na mochila, bati a porta e nunca mais voltei. Fraquejei um sem número de vezes. E questionei a minha sanidade e a minha capacidade de sobrevivência. Sei que não parti como um louco, porque me preparei para este plano. Economizei o máximo que consegui e tenho vivido desse rendimento - e da boa vontade dos nativos, que se apaixonam por este meu sonho. Talvez por se reverem nele sejam tão recetivos a abrirem-me as portas. E eu fico-lhes grato, recompensando-os com o único talento que herdei da minha família: dioramas. É impressionante como algo meramente simbólico pode fazer as delícias de uma pequena comunidade.

A brisa fica mais intempestiva, salvando-me das minhas divagações. É o sinal de que chegou a hora de arrumar a bagagem e rumar até outra paragem. Ainda não sei para onde irei. Apenas acredito que tenho que o fazer. Para trás ficam as memórias. E à minha frente está o meu futuro incerto, que alimenta este meu apreço pelo abismo. Pela falta de raízes. E pela exigente - e imprescindível - noção de liberdade.

Comentários

  1. Que saudades dos melros do meu avô, sim ele tambem tinha melros :)
    Tambem eu tenho alma de viajante :) Um dia fiz as malas e vim ter com o meu amor :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que nunca conheci alguém que tivesse melros :o
      Que nunca a percas, minha querida. Porque é uma alma maravilhosa!

      Eliminar
  2. Adorei conhecer o Rodrigo e a sua alma de viajante. Senti tanto o cheiro da natureza. =)

    Beijinho grande :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico mesmo feliz por ler isso, minha querida! Obrigada *-*

      Eliminar
  3. Andreia, não paras de surpreender com a tua escrita!! Muito bom!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enche-me o coração este retorno. Muito, muito obrigada, Titica *-*

      Eliminar
  4. Desta vez, não me encantei apenas com a tua escrita, Andreia, identifiquei-me com a personagem deste belo texto. Fugir das zonas de conforto para o desconhecido | abismo é uma defeito | qualidade que está enraizada no meu gene.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Significa muito ler isso, Ematejoca. Não há nada como provocar esse tipo de identificação em quem lê *-*

      Eliminar
  5. Mais um texto brilhante:)) parabéns:))

    Hoje:-Sinto, que de saudades, estou morrendo...{Poetizando e Rncantando}

    Bjos
    Votos de uma óptima Sexta - Feira.

    ResponderEliminar
  6. Mais uma vez parabéns, e que continues assim, adorei esse texto e de conhecer
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. Palavras deliciosas :) Gostei de ler

    Beijinho e bom fim de semana
    www.danielasilva.pt

    ResponderEliminar
  8. Tu consegues atirar-nos para dentro da história e fazer-nos sentir cheiros e sons e o frio da manhã...
    Gostei muito, mesmo sendo eu tão diferente do Rodrigo. Eu é mais raízes, casa, tecto... o meu cantinho e a minha zona de conforto. :)

    Beijinhos linda, bom fim de semana
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é bom ler isso! Muito obrigada, de coração, Clara *-*
      Coloco-me sempre inteira em todos os textos, por isso, é mesmo gratificante ter este retorno; sentir que há esta aproximação com as palavras. Significa mesmo muito.
      Apesar de adorar ir por aí, também gosto muito dessa sensação de raízes, teto, casa

      Obrigada e igualmente*

      Eliminar
  9. Há duas coisas que me impressionam. Há muitas mais, mas estas deixam-me muitas vezes a pensar.
    A música e a literatura.
    A música porque não consigo encontrar uma explicação nem para quem a faz (ainda que seja um pássaro), nem para quem a escuta. Porque raio é que uns sons articulados de uma certa maneira, nos deixam presos a uma melodia, a uma voz, a um instrumento... e porque raio é que um ser lhe dá para cantar/assobiar/tocar?
    A literatura, do meu ponto de vista, não tem grandes diferenças, a não ser que os pássaros não escrevem. Um jogo de palavras que, num contexto diferente, não passam de meras palavras e dispostas num texto literário, conseguem transmitir-nos sentimentos e sensações capazes do nos levar à lágrima ou à ira.
    Um caracol, uma barata ou um mosquito, serão felizes sem música nem palavras?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É arte no seu expoente máximo, porque mexe com as nossas emoções e desconstrói toda essa racionalidade!
      Vamos ter que lhes perguntar :D

      Eliminar
  10. Gostei muito de ler este teu texto, Andreia. Acho que qualquer pessoa com alma de viajante será capaz de se identificar com estas palavras!

    ResponderEliminar
  11. Trinta anos a viajar,
    não são trinta dias
    com saúde e bem estar
    e outras mais alegrias!

    Muito bom esse texto, gostei de ler.

    E que o fim de semana seja conforme você o deseja Andreia!

    ResponderEliminar
  12. Já estou de volta, meu bem. Apesar da agitação, deu mesmo para descansar :D

    A serenidade que este texto transmite. Nossa!!
    Lindo, lindo, meu bem <3

    NEW CITY BREAKS POST | MARRAKECH TRAVEL GUIDE ✈✈!!!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, meu anjo. Fico contente :)

      Muito, muito obrigada <3

      Eliminar
  13. Incrível!!!
    Consigo imaginar-me a cometer esta aventura de partir rumo a uma paragem incerta e de mochila às costas, no entanto, não sei quanto tempo aguentava longe, sendo eu tão ligada às minhas pessoas :) Deve ser uma experiência mesmo enriquecedora!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostava imenso de me aventurar numa experiência destas! Acho que seria maravilhoso, não só pela descoberta a nível de património e de cultura, mas também por todo o crescimento pessoal *-*
      Acredito que sim

      Eliminar

Enviar um comentário